O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marta Raquel Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78736
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_aee5f138db7602618e9299735e7b4f66
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de casoThe reading club as a stimulus in the formation of readers - case studyClube de LeituraEducação literáriaHábitos de leituraLeituraBook ClubLiterary educationReadingReading habitsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório apresenta a intervenção pedagógica desenvolvida com um grupo de vinte e uma crianças a frequentar o 2.º ciclo do ensino básico, assumindo como intuito central a avaliação dos hábitos de leitura existentes e a aplicação de uma atividade que aumente os mesmos. A articulação da análise dos hábitos de leitura e de uma atividade que os promova e melhore é o principal propulsor deste estudo. Por este motivo, adotou-se uma ação pedagógica centrada na realização de um Clube de Leitura (CL), onde foram abordadas, discutidas e analisadas duas obras distintas. É a partir destas narrativas que se criaram situações interativas e integradoras, antes, durante e após a leitura, onde os leitores tiveram a oportunidade de progressivamente irem construindo competências que lhes permitissem ler o mundo de um modo abrangente, crítico e consciente. A esta prática faz-se ainda associar o currículo, demonstrando se que é possível criar um vínculo entre os conteúdos e conceitos por ele prescritos e práticas inovadoras no âmbito literário. Foram igualmente realizados questionários aos pais, aos alunos e à professora de português para analisar os hábitos de leitura existentes antes dos CL, a que se seguiram novos questionários para a avaliação do impacto dos CL nos hábitos de leitura tanto em casa, como no colégio. Relativamente aos resultados do projeto de intervenção, é de salientar a evolução, significativa, da postura dos alunos ao longo do mesmo relativamente à motivação e predisposição para a leitura. Aquando da implementação das atividades, foi-se sentindo uma progressiva mudança na atitude, muito positiva, dos alunos o que ajudou no sucesso do projeto.This report presents the pedagogical intervention developed with a group of 20 children from the 2nd cycle of basic education, being the main purpose the evaluation of reading habits and the implementation of an activity that increases them. The articulation of the analysis of reading habits and of an activity that promotes and improves them is the main driving force behind this study. For this reason, a pedagogical action centered on the realization of a Reading Club (Clube de Leitura - CL) was adopted, where two different literary works were approached, discussed and analyzed. It is through these narratives that interactive and integrative situations will be created, before, during and after reading, where readers had the opportunity to progressively build skills that would allow them to read the world in a comprehensive, critical and conscious way. The curriculum is also associated with this practice, demonstrating that it is possible to create a link between the contents and concepts prescribed by it and innovative practices in the literary field. Questionnaires were also conducted to parents, students and the Portuguese teacher in order to analyze the reading habits that existed before the CL, followed by new questionnaires to assess the impact of the CL on the reading habits, both at home and at school. Regarding the results of the intervention project, it is worth noting the significant evolution of the students attitude throughout the project regarding motivation and predisposition to reading. When implementing the activities, a progressive change was felt in the attitude, very positive, of the students, which helped in the project’s success.Azevedo, FernandoUniversidade do MinhoRibeiro, Marta Raquel Fernandes2022-02-232022-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78736por203007140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:44.704557Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
The reading club as a stimulus in the formation of readers - case study
title O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
spellingShingle O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
Ribeiro, Marta Raquel Fernandes
Clube de Leitura
Educação literária
Hábitos de leitura
Leitura
Book Club
Literary education
Reading
Reading habits
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
title_full O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
title_fullStr O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
title_full_unstemmed O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
title_sort O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso
author Ribeiro, Marta Raquel Fernandes
author_facet Ribeiro, Marta Raquel Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Marta Raquel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de Leitura
Educação literária
Hábitos de leitura
Leitura
Book Club
Literary education
Reading
Reading habits
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Clube de Leitura
Educação literária
Hábitos de leitura
Leitura
Book Club
Literary education
Reading
Reading habits
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23
2022-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78736
url https://hdl.handle.net/1822/78736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132237458833408