Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Raquel Mafra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20107
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
id RCAP_aeeb7b5871427034f3d364723911528d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e FinnairHedgingcustos operacionaiscâmbiomedidas standard da aviaçãoIAGFinnairaviaçãooperational costscurrency exchange ratestandard metricsairlinesMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisA indústria aérea tem se deparado com a crescente volatilidade que tem existido no mercado do petróleo, uma vez que afeta os seus custos, tendo o combustível um peso de cerca de 30% dos custos operacionais da indústria. Esta situação leva ao uso de várias estratégias de gestão do risco do combustível por parte das companhias aéreas, com o objetivo de redução dos custos do combustível e eliminação da volatilidade dos preços de mercado. Face a situação atual nos mercados, este trabalho visa analisar os custos operacionais de duas companhias aéreas, a IAG e a Finnair. Tem o objetivo de estudar a evolução das receitas e dos custos que as organizações incorreram com as atuais estratégias de hedging do combustível e da taxa de câmbio para assim poder comparar os resultados obtidos pelas diferentes estratégias utilizadas e identificar qual das duas foi a mais eficiente. Iniciamos o estudo através de uma análise da estatística descritiva dos custos e receitas operacionais de cada empresa, recorrendo a medidas standard da aviação. Posteriormente, recorremos a regressões lineares para estudar o impacto do preço do petróleo e como o câmbio interfere no custo unitário do combustível, utilizando variáveis de controlo nas regressões.The Aviation industry as struggled against the increased volatility that exists in the oil market, affecting its costs, with the fuel weighing 30% in the industries operational costs. This situation leads to the adoption of several risk management strategies for fuel by aviation companies with the goal of fuel cost reduction and thus mitigating the volatility in market prices. In light of current market situation, this work aims to study the operational costs of two airlines, IAG and Finnair, the goal is to check the evolution of their costs an revenues against their hedging strategies for both fuel and currency exchange and thus comparing results achieved by both airlines and find the most efficient one. The study began with a statistical analysis of operational costs and revenue for both entities using standard aviation metrics and later integrating linear regressions to study the impact of oil (price) and currency exchange rate in the cost of fuel, control variables were also used.Instituto Superior de Economia e GestãoVieira, Pedro RinoRepositório da Universidade de LisboaRocha, Raquel Mafra2020-05-26T08:59:14Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20107porRocha, Raquel Mafra (2019). "Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:54.860531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
title Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
spellingShingle Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
Rocha, Raquel Mafra
Hedging
custos operacionais
câmbio
medidas standard da aviação
IAG
Finnair
aviação
operational costs
currency exchange rate
standard metrics
airlines
title_short Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
title_full Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
title_fullStr Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
title_full_unstemmed Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
title_sort Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair
author Rocha, Raquel Mafra
author_facet Rocha, Raquel Mafra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Pedro Rino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Raquel Mafra
dc.subject.por.fl_str_mv Hedging
custos operacionais
câmbio
medidas standard da aviação
IAG
Finnair
aviação
operational costs
currency exchange rate
standard metrics
airlines
topic Hedging
custos operacionais
câmbio
medidas standard da aviação
IAG
Finnair
aviação
operational costs
currency exchange rate
standard metrics
airlines
description Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-05-26T08:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20107
url http://hdl.handle.net/10400.5/20107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Raquel Mafra (2019). "Fuel hedging e o impacto cambial : uma análise sobre os custos operacionais das companhias aéreas IAG e Finnair". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131141303697408