Fuel and operational hedging : evidence from the airline industry
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/28784 |
Resumo: | A indústria da aviação é, hoje em dia, caraterizada por uma intensa competição global entre companhias aéreas. Os custos com combustível representam uma parte substancial das despesas operacionais e estão sempre sujeitos à volatilidade do mercado. Tanto a cobertura de risco financeiro como operacional estão ao dispor das companhias aéreas para contrariar a volatilidade e reduzir os custos em combustível. Sendo um dos poucos estudos a incluir companhias aéreas da Europa e da Ásia, esta investigação foca-se em 43 companhias ao longo do período 2007-2017 e conclui que as transportadoras aéreas Europeias têm menor exposição ao risco do preço do combustível, do que as companhias Asiáticas ou Norte-Americanas. Também é realizada uma comparação entre tipos de companhias e é possível concluir que a exposição média ao preço do querosene é maior em companhias-bandeira do que nas de baixo custo. Pensamos que este será o primeiro estudo global a incluir três medidas de cobertura de risco operacional, sendo estes a diversidade da frota, a eficiência de combustível, e a utilização de aviões em leasing operacional. Treanor, Carter, Rogers, & Simkins (2013) estudaram estas medidas mas apenas em companhias Norte-Americanas. Usando modelos de efeitos-fixos, os nossos resultados sugerem que a cobertura do risco financeiro acaba por aumentar a exposição. Adicionalmente, as nossas evidências apontam para uma rejeição da hipótese de que a cobertura de risco operacional leva a uma diminuição da exposição ao risco do preço do querosene, em todas as nossas três proxies. |
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Fuel and operational hedging : evidence from the airline industryHedging financeiroHedging operacionalExposição ao riscoQueroseneDiversidade da frotaIdade da frotaLeasing operacionalCompanhia aéreaIndústria da aviaçãoRisk managementFinancial hedgingOperational hedgingRisk exposureJet fuelKeroseneFleet diversityFleet ageOperational leasingAirline industryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA indústria da aviação é, hoje em dia, caraterizada por uma intensa competição global entre companhias aéreas. Os custos com combustível representam uma parte substancial das despesas operacionais e estão sempre sujeitos à volatilidade do mercado. Tanto a cobertura de risco financeiro como operacional estão ao dispor das companhias aéreas para contrariar a volatilidade e reduzir os custos em combustível. Sendo um dos poucos estudos a incluir companhias aéreas da Europa e da Ásia, esta investigação foca-se em 43 companhias ao longo do período 2007-2017 e conclui que as transportadoras aéreas Europeias têm menor exposição ao risco do preço do combustível, do que as companhias Asiáticas ou Norte-Americanas. Também é realizada uma comparação entre tipos de companhias e é possível concluir que a exposição média ao preço do querosene é maior em companhias-bandeira do que nas de baixo custo. Pensamos que este será o primeiro estudo global a incluir três medidas de cobertura de risco operacional, sendo estes a diversidade da frota, a eficiência de combustível, e a utilização de aviões em leasing operacional. Treanor, Carter, Rogers, & Simkins (2013) estudaram estas medidas mas apenas em companhias Norte-Americanas. Usando modelos de efeitos-fixos, os nossos resultados sugerem que a cobertura do risco financeiro acaba por aumentar a exposição. Adicionalmente, as nossas evidências apontam para uma rejeição da hipótese de que a cobertura de risco operacional leva a uma diminuição da exposição ao risco do preço do querosene, em todas as nossas três proxies.The airline industry is nowadays characterized by an intense competition among carriers around the globe. Jet fuel costs represent a substantial part of airlines’ operating expenses and are always subject to the market volatility. Both financial and operational hedging are at the disposal of airlines to offset the volatility and smooth these expenses across the years. Being one of the few studies to include airlines from Europe and Asia, this research focuses in 43 airlines over the period 2007-2017 and finds that European carriers are less exposed to fuel price than Asian or North American airlines. We also test for types of carriers and find evidence that the average fuel exposure is higher on premium airlines, when comparing to low-cost carriers. To our knowledge, this is the first study to include three measures of operational hedging on a global sample of airlines, namely fleet diversity, fuel-efficiency and operating leased aircrafts. Treanor, Carter, Rogers, & Simkins (2013) studied these but only on a sample of North American airlines. Using fixed-effects’ models, our results suggest that financial hedging increases fuel risk exposure. Furthermore, our results lead to a rejection of the hypothesis that operational hedging decreases airlines’ exposure, on all three proxies we consider.Cunha, Manuel Ricardo Fontes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Bruno Emanuel Azevedo2019-11-18T15:51:07Z2019-07-022019-07-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28784TID:202272966enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:39.047032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A indústria da aviação é, hoje em dia, caraterizada por uma intensa competição global entre companhias aéreas. Os custos com combustível representam uma parte substancial das despesas operacionais e estão sempre sujeitos à volatilidade do mercado. Tanto a cobertura de risco financeiro como operacional estão ao dispor das companhias aéreas para contrariar a volatilidade e reduzir os custos em combustível. Sendo um dos poucos estudos a incluir companhias aéreas da Europa e da Ásia, esta investigação foca-se em 43 companhias ao longo do período 2007-2017 e conclui que as transportadoras aéreas Europeias têm menor exposição ao risco do preço do combustível, do que as companhias Asiáticas ou Norte-Americanas. Também é realizada uma comparação entre tipos de companhias e é possível concluir que a exposição média ao preço do querosene é maior em companhias-bandeira do que nas de baixo custo. Pensamos que este será o primeiro estudo global a incluir três medidas de cobertura de risco operacional, sendo estes a diversidade da frota, a eficiência de combustível, e a utilização de aviões em leasing operacional. Treanor, Carter, Rogers, & Simkins (2013) estudaram estas medidas mas apenas em companhias Norte-Americanas. Usando modelos de efeitos-fixos, os nossos resultados sugerem que a cobertura do risco financeiro acaba por aumentar a exposição. Adicionalmente, as nossas evidências apontam para uma rejeição da hipótese de que a cobertura de risco operacional leva a uma diminuição da exposição ao risco do preço do querosene, em todas as nossas três proxies. |
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