Fuel and operational hedging : evidence from the airline industry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bruno Emanuel Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28784
Resumo: A indústria da aviação é, hoje em dia, caraterizada por uma intensa competição global entre companhias aéreas. Os custos com combustível representam uma parte substancial das despesas operacionais e estão sempre sujeitos à volatilidade do mercado. Tanto a cobertura de risco financeiro como operacional estão ao dispor das companhias aéreas para contrariar a volatilidade e reduzir os custos em combustível. Sendo um dos poucos estudos a incluir companhias aéreas da Europa e da Ásia, esta investigação foca-se em 43 companhias ao longo do período 2007-2017 e conclui que as transportadoras aéreas Europeias têm menor exposição ao risco do preço do combustível, do que as companhias Asiáticas ou Norte-Americanas. Também é realizada uma comparação entre tipos de companhias e é possível concluir que a exposição média ao preço do querosene é maior em companhias-bandeira do que nas de baixo custo. Pensamos que este será o primeiro estudo global a incluir três medidas de cobertura de risco operacional, sendo estes a diversidade da frota, a eficiência de combustível, e a utilização de aviões em leasing operacional. Treanor, Carter, Rogers, & Simkins (2013) estudaram estas medidas mas apenas em companhias Norte-Americanas. Usando modelos de efeitos-fixos, os nossos resultados sugerem que a cobertura do risco financeiro acaba por aumentar a exposição. Adicionalmente, as nossas evidências apontam para uma rejeição da hipótese de que a cobertura de risco operacional leva a uma diminuição da exposição ao risco do preço do querosene, em todas as nossas três proxies.
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