Padrões de captação de constraste do útero TC e RM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeiro, Marta
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cunha, Teresa Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14944
Resumo: Ao contrário da ecografia e da ressonância magnética (RM), a tomografia computadorizada (TC) não é uma técnica de primeira linha no estudo da patologia pélvica feminina. Contudo, a TC é frequentemente utilizada na avaliação de patologia pélvica não ginecológica, nomeadamente em contexto de urgência ou de seguimento, na qual os órgãos ginecológicos são englobados. Nestas situações, o padrão de captação de contraste endovenoso pelo corpo e colo do útero na TC pode ser de difícil interpretação e por vezes simular patologia, dado o amplo espectro de padrões de captação de contraste endovenoso, de variantes anatómicas e/ou de patologia subjacente. Neste artigo as autoras revêm e ilustram os padrões de captação de contraste endovenoso pelo útero em TC e RM e possíveis pitfalls, permitindo diferenciar os aspectos normais e patológicos do útero em TC.
id RCAP_aef6a9b5d893a134e5bca37a0416224c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de captação de constraste do útero TC e RMUterus contrast enhancement patterns at CT and MRCorpo do úteroColo do úteroTomografia computadorizadaRessonância magnéticaUterine bodyUterine cervixComputed tomographyMagnetic resonance imagingAo contrário da ecografia e da ressonância magnética (RM), a tomografia computadorizada (TC) não é uma técnica de primeira linha no estudo da patologia pélvica feminina. Contudo, a TC é frequentemente utilizada na avaliação de patologia pélvica não ginecológica, nomeadamente em contexto de urgência ou de seguimento, na qual os órgãos ginecológicos são englobados. Nestas situações, o padrão de captação de contraste endovenoso pelo corpo e colo do útero na TC pode ser de difícil interpretação e por vezes simular patologia, dado o amplo espectro de padrões de captação de contraste endovenoso, de variantes anatómicas e/ou de patologia subjacente. Neste artigo as autoras revêm e ilustram os padrões de captação de contraste endovenoso pelo útero em TC e RM e possíveis pitfalls, permitindo diferenciar os aspectos normais e patológicos do útero em TC.Unlike ultrasound and magnetic resonance imaging (MRI), computed tomography (CT) is not generally indicated as the first-line imaging technique in the study of female pelvic pathology. However, CT is often used to evaluate nongynaecologic pelvic pathology, particularly in emergency context or in follow-up, in which the pelvic organs are encompassed. In these situations, the contrast enhancement pattern of the uterine body and cervix may be difficult to interpret and may simulate pathology, given the broad spectrum of intravenous contrast enhancement patterns, anatomical variants and/ or underlying pathology. In this article the authors review and illustrate uterine CT and MRI contrast enhancement patterns and possible pitfalls, allowing to differentiate normal and pathological aspects of the uterus in CT.Repositório ComumPalmeiro, MartaCunha, Teresa Margarida2016-10-04T14:01:36Z20152016-07-23T11:59:13Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14944porMarta Palmeiro; Teresa Margarida Cunha. Uterus Contrast Enhancement Patterns at CT And MR, Acta Radiológica Portuguesa, 27, 105, 43-51, 2015.2183-135info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T06:46:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:14.103870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
Uterus contrast enhancement patterns at CT and MR
title Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
spellingShingle Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
Palmeiro, Marta
Corpo do útero
Colo do útero
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Uterine body
Uterine cervix
Computed tomography
Magnetic resonance imaging
title_short Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
title_full Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
title_fullStr Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
title_full_unstemmed Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
title_sort Padrões de captação de constraste do útero TC e RM
author Palmeiro, Marta
author_facet Palmeiro, Marta
Cunha, Teresa Margarida
author_role author
author2 Cunha, Teresa Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeiro, Marta
Cunha, Teresa Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo do útero
Colo do útero
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Uterine body
Uterine cervix
Computed tomography
Magnetic resonance imaging
topic Corpo do útero
Colo do útero
Tomografia computadorizada
Ressonância magnética
Uterine body
Uterine cervix
Computed tomography
Magnetic resonance imaging
description Ao contrário da ecografia e da ressonância magnética (RM), a tomografia computadorizada (TC) não é uma técnica de primeira linha no estudo da patologia pélvica feminina. Contudo, a TC é frequentemente utilizada na avaliação de patologia pélvica não ginecológica, nomeadamente em contexto de urgência ou de seguimento, na qual os órgãos ginecológicos são englobados. Nestas situações, o padrão de captação de contraste endovenoso pelo corpo e colo do útero na TC pode ser de difícil interpretação e por vezes simular patologia, dado o amplo espectro de padrões de captação de contraste endovenoso, de variantes anatómicas e/ou de patologia subjacente. Neste artigo as autoras revêm e ilustram os padrões de captação de contraste endovenoso pelo útero em TC e RM e possíveis pitfalls, permitindo diferenciar os aspectos normais e patológicos do útero em TC.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-10-04T14:01:36Z
2016-07-23T11:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14944
url http://hdl.handle.net/10400.26/14944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marta Palmeiro; Teresa Margarida Cunha. Uterus Contrast Enhancement Patterns at CT And MR, Acta Radiológica Portuguesa, 27, 105, 43-51, 2015.
2183-135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134927760916480