O impacto da atual conjuntura económico-financeira na reestruturação das políticas de exportação : o caso de duas empresas do Distrito de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16749 |
Resumo: | Num contexto de crise económica europeia e níveis de crescimento nacionais muito baixos, é fundamental para as empresas portuguesas a entrada em novos mercados internacionais, tratando-se da sobrevivência das próprias empresas. Os mercados emergentes aparecem como rentáveis na concretização de internacionalizações e o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados é há muito reconhecido. No entanto, a participação de empresas em novos mercados externos apresenta enormes desafios, requerendo às empresas que desenvolvam estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe entender quais os fatores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso e entender como a atual conjuntura económico-financeira alterou o processo de internacionalização das empresas. A metodologia adotada neste estudo incluiu a elaboração de entrevistas aos responsáveis das empresas seleccionadas para o estudo. |
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O impacto da atual conjuntura económico-financeira na reestruturação das políticas de exportação : o caso de duas empresas do Distrito de ViseuInternacionalizaçãoModelos de internacionalizaçãoFatores chave na internacionalizaçãoCrise económico-financeiraInternationalizationModels of internationalizationEconomic and financial crisisKey factors in the internationalizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNum contexto de crise económica europeia e níveis de crescimento nacionais muito baixos, é fundamental para as empresas portuguesas a entrada em novos mercados internacionais, tratando-se da sobrevivência das próprias empresas. Os mercados emergentes aparecem como rentáveis na concretização de internacionalizações e o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados é há muito reconhecido. No entanto, a participação de empresas em novos mercados externos apresenta enormes desafios, requerendo às empresas que desenvolvam estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe entender quais os fatores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso e entender como a atual conjuntura económico-financeira alterou o processo de internacionalização das empresas. A metodologia adotada neste estudo incluiu a elaboração de entrevistas aos responsáveis das empresas seleccionadas para o estudo.In a context of economic crisis and European national growth levels very low, it is crucial for Portuguese companies entering new international markets, in the case of the survival of the companies themselves. Emerging markets appear as profitable in achieving caps and involvement of Portuguese companies in such markets is long recognized. However, the participation of foreign companies in new markets presents enormous challenges, requiring companies to develop appropriate strategies for a successful internationalization. In this context, this work aims to understand what the crucial factors that constitute a solid basis for a successful internationalization and understand how the current economic and financial climate has changed the process of internationalization. The methodology adopted in this study included the preparation of interviews with leaders of the companies selected for the study.Moreira, Ana Filipa Pereira de Sousa Ramos MartinsVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Marlene Rolo Gonçalves2015-02-25T16:08:46Z2014-01-0820132014-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16749TID:201135760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-17T01:35:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:55.788801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Num contexto de crise económica europeia e níveis de crescimento nacionais muito baixos, é fundamental para as empresas portuguesas a entrada em novos mercados internacionais, tratando-se da sobrevivência das próprias empresas. Os mercados emergentes aparecem como rentáveis na concretização de internacionalizações e o envolvimento de empresas portuguesas neste tipo de mercados é há muito reconhecido. No entanto, a participação de empresas em novos mercados externos apresenta enormes desafios, requerendo às empresas que desenvolvam estratégias apropriadas para uma internacionalização de sucesso. É neste contexto que este trabalho se propõe entender quais os fatores cruciais que constituem uma base sólida para uma internacionalização de sucesso e entender como a atual conjuntura económico-financeira alterou o processo de internacionalização das empresas. A metodologia adotada neste estudo incluiu a elaboração de entrevistas aos responsáveis das empresas seleccionadas para o estudo. |
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