A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Izabella Leal Miranda de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29595
Resumo: Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
id RCAP_af09a80ae5ebae69df17eb84168330df
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democráticoAbordagem das CapacidadesDesenvolvimento DemocráticoEducação para a Cidadania DemocráticaCapabilities ApproachDemocratic DevelopmentEducation for Democratic Citizenship.Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação adota o prisma teórico da abordagem das capacidades para a análise da relação entre a educação e a expansão de competências fomentadoras do desenvolvimento democrático, cristalizando-se nos princípios da chamada educação para a cidadania democrática. O trabalho evoca a imperatividade da promoção desta estratégia pedagógica no atual contexto internacional, abordando os avanços e os desafios no que tange à sua operacionalização no sistema europeu. Os estudos apontam para um progresso em termos de assimilação de competências democráticas através de iniciativas escolares, fruto de um crescente engajamento de governos e organizações internacionais. Constatam-se, contudo, limitações que revelam a existência de espaço para aprimoramento neste campo.The present dissertation adopts the theoretical lens of the capabilities approach to analyze the relationship between education and the expansion of competences that foster democratic development, crystallized in the principles of the so-called education for democratic citizenship. This work argues that it is imperative to promote this pedagogical strategy in the current international context, addressing the advances and challenges regarding its operationalization in the European system. Studies point to progress in terms of the assimilation of democratic competences through school initiatives, due to the growing engagement of governments and international organizations. There are, however, limitations that reveal the existence of room for improvement in this field.Instituto Superior de Economia e GestãoAbreu, AlexandreRepositório da Universidade de LisboaAguiar, Izabella Leal Miranda de2023-072023-07-01T00:00:00Z2024-06-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29595porAguiar, Izabella Leal Miranda de (2023). “A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:41.556835Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
title A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
spellingShingle A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
Aguiar, Izabella Leal Miranda de
Abordagem das Capacidades
Desenvolvimento Democrático
Educação para a Cidadania Democrática
Capabilities Approach
Democratic Development
Education for Democratic Citizenship.
title_short A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
title_full A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
title_fullStr A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
title_full_unstemmed A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
title_sort A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático
author Aguiar, Izabella Leal Miranda de
author_facet Aguiar, Izabella Leal Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abreu, Alexandre
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Izabella Leal Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem das Capacidades
Desenvolvimento Democrático
Educação para a Cidadania Democrática
Capabilities Approach
Democratic Development
Education for Democratic Citizenship.
topic Abordagem das Capacidades
Desenvolvimento Democrático
Educação para a Cidadania Democrática
Capabilities Approach
Democratic Development
Education for Democratic Citizenship.
description Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
2024-06-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29595
url http://hdl.handle.net/10400.5/29595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aguiar, Izabella Leal Miranda de (2023). “A abordagem das capacidades como paradigma para a análise no campo da educação : fundamentos para o cultivo do espírito democrático”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434327650304