Atraso Global de Desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48090 |
Resumo: | O desenvolvimento carateriza-se como um processo dinâmico e multifatorial, criado a partir da combinação de diversos fatores (biológicos, ambientais, familiares e sociais), com caráter de proteção e/ou de risco, pelo que será enorme a variabilidade entre crianças com processos normativos de desenvolvimento e crianças com alterações de desenvolvimento. Enquadrado na categoria das Perturbações de Desenvolvimento Intelectual, o Atraso Global de Desenvolvimento é um conceito aplicável a crianças entre os 0 e os 5 anos, que não cumprem as etapas de desenvolvimento esperadas para a sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população mundial apresente algum tipo de deficiência ou incapacidade e, aproximadamente, 4 a 5% das crianças até aos 5 anos apresenta atraso global de desenvolvimento (Vale, Maria do Carmo, 2020). Na sociedade atual, a família permanece como a principal rede de suporte, ajuda e cuidados. Contudo, a permanente prestação de cuidados exige um esforço contínuo a nível físico, psicológico, social e económico, provocando muitas vezes sobrecarga, pelo que se revela fundamental compreender e conhecer a vida e a qualidade de vida percecionada pelos cuidadores, de modo a intervir junto dos mesmos, promovendo o seu bem-estar geral e a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, o objetivo geral do estudo passou por, a partir do conhecimento dos estilos e práticas parentais utilizados pelas figuras de vinculação de crianças entre os 0 e os 6 anos, com atraso global de desenvolvimento e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento, compreender de que modo os estilos utilizados se manifestam como fatores de proteção ou de risco para a exposição dos menores a situações de vitimização. Para o efeito, foram utilizados para a recolha de dados três instrumentos: um Questionário de Caraterização Sociodemográfica, a Escala WHOQOL-BREF- Adaptação Portuguesa do WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life- BREF) e o Questionário de Estilos e Dimensões parentais (QEDP): Versão Reduzida- Adaptação Portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. Os resultados demonstram que, na sua maioria, as famílias participantes recorrem a estilos e práticas parentais de caráter positivo, para educação e socialização das suas crianças. Contudo, a seleção destes estilos pode ser influenciada por um conjunto de fatores internos e/ou externos ao próprio cuidador. |
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Atraso Global de DesenvolvimentoOs estilos parentais enquanto preditores da proteção ou do riscoAtraso global de desenvolvimentoVitimizaçãoBem-estar geralFigura de vinculaçãoServiço socialO desenvolvimento carateriza-se como um processo dinâmico e multifatorial, criado a partir da combinação de diversos fatores (biológicos, ambientais, familiares e sociais), com caráter de proteção e/ou de risco, pelo que será enorme a variabilidade entre crianças com processos normativos de desenvolvimento e crianças com alterações de desenvolvimento. Enquadrado na categoria das Perturbações de Desenvolvimento Intelectual, o Atraso Global de Desenvolvimento é um conceito aplicável a crianças entre os 0 e os 5 anos, que não cumprem as etapas de desenvolvimento esperadas para a sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população mundial apresente algum tipo de deficiência ou incapacidade e, aproximadamente, 4 a 5% das crianças até aos 5 anos apresenta atraso global de desenvolvimento (Vale, Maria do Carmo, 2020). Na sociedade atual, a família permanece como a principal rede de suporte, ajuda e cuidados. Contudo, a permanente prestação de cuidados exige um esforço contínuo a nível físico, psicológico, social e económico, provocando muitas vezes sobrecarga, pelo que se revela fundamental compreender e conhecer a vida e a qualidade de vida percecionada pelos cuidadores, de modo a intervir junto dos mesmos, promovendo o seu bem-estar geral e a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, o objetivo geral do estudo passou por, a partir do conhecimento dos estilos e práticas parentais utilizados pelas figuras de vinculação de crianças entre os 0 e os 6 anos, com atraso global de desenvolvimento e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento, compreender de que modo os estilos utilizados se manifestam como fatores de proteção ou de risco para a exposição dos menores a situações de vitimização. Para o efeito, foram utilizados para a recolha de dados três instrumentos: um Questionário de Caraterização Sociodemográfica, a Escala WHOQOL-BREF- Adaptação Portuguesa do WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life- BREF) e o Questionário de Estilos e Dimensões parentais (QEDP): Versão Reduzida- Adaptação Portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. Os resultados demonstram que, na sua maioria, as famílias participantes recorrem a estilos e práticas parentais de caráter positivo, para educação e socialização das suas crianças. Contudo, a seleção destes estilos pode ser influenciada por um conjunto de fatores internos e/ou externos ao próprio cuidador.Development characterizes as both a dynamic and multifactorial process that was born from a combination of factors (biological, environmental, familiar, and social) with a protective and risky character; therefore, the variability between children with normative developmental processes and children with developmental changes will be enormous. Falling under the category of Intellectual Developmental Disorders, Global Developmental Delay is a concept applicable to children between 0 and 5 years old who do not meet the developmental stages expected for their age group. In the Western child population, global developmental delay has an estimated prevalence of 1% and 3%, causing consequences for children and their families. In today's society, the family remains the leading support, help, and care network. However, the permanent provision of care requires a continuous effort at the physical, psychological, social, and economic levels, often causing overload, so evaluating and intervening in the quality of life and the general well-being of caregivers of children with developmental disorders is essential. Thus, the general objective of the study was to assess how the quality of life and general well-being of the attachment figures of children between 0 and 6 years of age with global developmental delay or severe risk of developmental delay may manifest as a protective or risk factor for the exposure of minors to situations of victimization and neglect. The instruments used for data collection were a Sociodemographic Characterization Questionnaire, the WHOQOL-BREF Scale – Portuguese Adaptation of the WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life - BREF) and the Parental Styles and Dimensions Questionnaire (QEDP): Reduced Version - Portuguese Adaptation of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. The result show that, for the most part, participating families resort to positive parenting styles and practices for the education and socialization of their children. However, the selection of these styles can be influenced by a set of factors internal and/or external to the caregiver.Oliveira, MadalenaRepositório ComumCosta, Ana2023-11-27T12:35:37Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T15:15:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:29.017082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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