Viver e morrer no planeta terra: uma abordagem aos valores da geodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nathália Pimentel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77275
Resumo: Dissertação de Mestrado em Geociência (Património Geológico e Geoconservação)
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spelling Viver e morrer no planeta terra: uma abordagem aos valores da geodiversidadeGeodiversidadeEducaçãoLiteracia geocientíficaGeodiversityEducationGeoscientific literacyCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDissertação de Mestrado em Geociência (Património Geológico e Geoconservação)Perante as alterações ambientais e a exploração predatória dos recursos naturais, torna-se necessário conscientizar a sociedade sobre a importância de um bom gerenciamento do conjunto de serviços ecossistêmicos que beneficiam a humanidade, bem como a conservação dos recursos e processos naturais que os produzem. O interesse nos serviços ecossistêmicos tornou-se relevante no contexto mundial após a sua integração na Avaliação Ecossistêmica do Milênio em 2005, porém, o foco biocêntrico causou uma negligência do potencial valor dos serviços prestados pela geodiversidade (elementos abióticos) de quaisquer avaliações econômicas e de estratégias de gerenciamento. Daí surgiu a necessidade de definir, conceituar e atribuir valores a geodiversidade no contexto dos serviços ecossistêmicos (regulação, suporte, provisão, cultural). Neste contexto revelou-se o papel imprescindível da geodiversidade na manutenção das condições favoráveis a vida e na garantia e desenvolvimento do bem-estar humano. Na busca pela garantia de nosso bem-estar, a humanidade atua como um agente geológico que influencia os sistemas naturais da Terra pois à medida que as populações e o consumo per capita de recursos naturais aumentam, também aumentam seus impactos. Compreender a dinâmica dos sistemas naturais, como eles interagem e, principalmente, entender como nós os afetamos e as possíveis consequências dessas ações é vital para nossa sobrevivência. Desse modo, a literacia em Geociências capacitará a sociedade em tomar decisões conscientes e responsáveis a respeito do uso dos recursos da Terra. O presente trabalho surge com propósito de descobrir se as contribuições e relevância da geodiversidade no contexto dos serviços ecossistêmicos são apropriadamente apresentadas e discutidas no Ensino Básico comparando Brasil e Portugal. Se não, como fazê-lo? Diante de um cenário onde o ensino das Geociências é pouco ou mal explorado nos currículos do Ensino Básico tanto do Brasil com de Portugal e pela carência de recursos didáticos de caráter interdisciplinar na área das Ciências Naturais, especialmente no que se refere aos temas relacionados ao papel da geodiversidade no contexto dos serviços ecossistêmicos, surge a ideia de produzir de um material pedagógico de publicação online de modalidade literária paradidático/ludodidático informativo dirigida ao público juvenil de idade entre 8 e 12 anos. O objetivo é divulgar a geodiversidade a não especialistas e despertar o interesse dos leitores através de temas relacionados à presença da geodiversidade em diversos segmentos da sociedade comuns ao cotidiano, contribuindo assim para a divulgação e popularização dos serviços geossistêmicos, o enriquecimento cultural e melhorias na qualidade do ensino pré-universitário.Facing the environmental changes and the predatory exploitation of natural resources, it is becoming necessary to make society aware of the importance of good management of the set of ecosystem services that benefit humanity, as well as the conservation of natural resources and processes that produce them. The interest in ecosystem services became relevant in the world context after its integration in the Millennium Ecosystem Assessment in 2005, however, the biocentric focus caused a neglect of the potential value of the services provided by geodiversity (abiotic elements) of any economic and environmental assessments. management strategies. Hence the need to define, conceptualize and assign values to geodiversity in the context of ecosystem services (regulation, support, provision, cultural) arose. In this context, the essential role of geodiversity was revealed in maintaining favorable conditions for life and in guaranteeing and developing human well-being. In the search for the guarantee of our well-being, humanity acts as a geological agent that influences the Earth's natural systems because as populations and per capita consumption of natural resources increase, so do their impacts. Understanding the dynamics of natural systems, how it interacts and, mainly, understanding how we affects it, and the possible consequences of these actions is vital for our survival. In this way, Geoscience literacy will enable society to make conscious and responsible decisions regarding the use of Earth's resources. The present work appears with the purpose of discovering if the contributions and relevance of geodiversity in the context of ecosystem services are properly presented and discussed in Basic Education comparing Brazil and Portugal. If not, how to do it? Faced with a scenario where the Geosciences teaching is little or poorly explored in the curricula of Basic Education in both Brazil and Portugal and the lack of didactic resources of an interdisciplinary nature in the area of Natural Sciences, especially about themes related to the role of geodiversity in the context of ecosystem services, arose the idea of producing educational material for online publication of informative / ludodidactic literary modality aimed at young people aged between 8 and 12 years. The goal is to disseminate geodiversity to non-specialists and to arouse the interest of readers through themes related to the presence of geodiversity in different segments of society everyday common life, thus contributing to the dissemination and popularization of geosystemic services, cultural enrichment, and improvements in the quality of pre-university education.Pereira, D. I.Universidade do MinhoLima, Nathália Pimentel20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77275por202991199info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:13:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:13:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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