Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Paula Junqueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13911
Resumo: A pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.
id RCAP_af1af542d52f5ebcbd32a4aa6ef215f1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo femininoBruxaCinema de GêneroCinema de MulherFeminismoPersonagem-MulherDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaA pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.The research presented here intends to carry out an analysis of the witch as a womancharacter within film over the last four decades. While focusing on two distinct periods, of about 20 years, there is a selection of six movies; three to encompass the recent past and three to address contemporaneity, within an essentially North American context, except for a most recent co-production of three European and one African country. Elvira Mistress of the Dark (1988) by James Signorelli, Hocus Pocus (1993) by Kenny Ortega and The Craft (1996) by Andrew Flaming, The Witch (2015) by Robert Eggers, The Love Witch (2016), by Anna Biller, and I Am Not a Witch (2017), by Rungano Nyoni, are the works selected for the writing of this dissertation, which continues to dissect the feature films and relate them to each other as well as to the feminist movement, to the study of the feminine within society and to concerns historically related to women. It is proposed, through the investigation of narrative choices, to understand the role of the woman who holds power and how it is perceived, feared or admired both on movie screens and in the daily life of the spectator.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumJorge, Ana Paula Junqueira2024-01-11T09:57:34Z2023-07-212023-06-092023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13911TID:203454227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:01.782498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
title Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
spellingShingle Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
Jorge, Ana Paula Junqueira
Bruxa
Cinema de Gênero
Cinema de Mulher
Feminismo
Personagem-Mulher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
title_short Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
title_full Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
title_fullStr Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
title_full_unstemmed Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
title_sort Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
author Jorge, Ana Paula Junqueira
author_facet Jorge, Ana Paula Junqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina dos Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Ana Paula Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Bruxa
Cinema de Gênero
Cinema de Mulher
Feminismo
Personagem-Mulher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
topic Bruxa
Cinema de Gênero
Cinema de Mulher
Feminismo
Personagem-Mulher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema
description A pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2023-06-09
2023-07-21T00:00:00Z
2024-01-11T09:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13911
TID:203454227
url http://hdl.handle.net/10400.6/13911
identifier_str_mv TID:203454227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136945832460288