Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13911 |
Resumo: | A pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a. |
id |
RCAP_af1af542d52f5ebcbd32a4aa6ef215f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo femininoBruxaCinema de GêneroCinema de MulherFeminismoPersonagem-MulherDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::CinemaA pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.The research presented here intends to carry out an analysis of the witch as a womancharacter within film over the last four decades. While focusing on two distinct periods, of about 20 years, there is a selection of six movies; three to encompass the recent past and three to address contemporaneity, within an essentially North American context, except for a most recent co-production of three European and one African country. Elvira Mistress of the Dark (1988) by James Signorelli, Hocus Pocus (1993) by Kenny Ortega and The Craft (1996) by Andrew Flaming, The Witch (2015) by Robert Eggers, The Love Witch (2016), by Anna Biller, and I Am Not a Witch (2017), by Rungano Nyoni, are the works selected for the writing of this dissertation, which continues to dissect the feature films and relate them to each other as well as to the feminist movement, to the study of the feminine within society and to concerns historically related to women. It is proposed, through the investigation of narrative choices, to understand the role of the woman who holds power and how it is perceived, feared or admired both on movie screens and in the daily life of the spectator.Pereira, Ana Catarina dos SantosuBibliorumJorge, Ana Paula Junqueira2024-01-11T09:57:34Z2023-07-212023-06-092023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13911TID:203454227porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:01.782498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
title |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
spellingShingle |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino Jorge, Ana Paula Junqueira Bruxa Cinema de Gênero Cinema de Mulher Feminismo Personagem-Mulher Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema |
title_short |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
title_full |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
title_fullStr |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
title_full_unstemmed |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
title_sort |
Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo feminino |
author |
Jorge, Ana Paula Junqueira |
author_facet |
Jorge, Ana Paula Junqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana Catarina dos Santos uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Ana Paula Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bruxa Cinema de Gênero Cinema de Mulher Feminismo Personagem-Mulher Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema |
topic |
Bruxa Cinema de Gênero Cinema de Mulher Feminismo Personagem-Mulher Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Cinema |
description |
A pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 2023-06-09 2023-07-21T00:00:00Z 2024-01-11T09:57:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13911 TID:203454227 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13911 |
identifier_str_mv |
TID:203454227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136945832460288 |