A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.9744 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de pesquisa intitulada “Aprendizagem Dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas nos anos de 2011 a 2013. Trata-se de estudo teórico sobre o princípio da transformação que compõe um dos sete princípios da Aprendizagem Dialógica. Com base na seleção de autores que serviram de referência para a construção deste princípio, a saber: Freire, Habermas, Vygotsky, Mead e Giddens, o objetivo foi caracterizado pela identificação das possibilidades de mudança na construção de uma sociedade mais democrática, mundo igualitário e dialógica por todos/as. Certamente que a educação é um meio fundamental para fazê-lo, mas isso depende da ação de indivíduos para transformar e / ou recriar o mundo. Um caminho que exige reafirmação dos sonhos individuais e coletivos; o que requer um / a novo / educador / a de potenciar criticidade e coletivamente revelar problemas que se materializam no inédito viável; que requer acordos inter-subjetivas por meio de um movimento de ação-reflexão-ação. E tudo isso exige escolha, a ética ea insistência solidariedade na construção de um mundo mais humano. |
id |
RCAP_af1bc645c8b684c9f615faf3ededdb13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9744 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTOArtigosO artigo apresenta resultados de pesquisa intitulada “Aprendizagem Dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas nos anos de 2011 a 2013. Trata-se de estudo teórico sobre o princípio da transformação que compõe um dos sete princípios da Aprendizagem Dialógica. Com base na seleção de autores que serviram de referência para a construção deste princípio, a saber: Freire, Habermas, Vygotsky, Mead e Giddens, o objetivo foi caracterizado pela identificação das possibilidades de mudança na construção de uma sociedade mais democrática, mundo igualitário e dialógica por todos/as. Certamente que a educação é um meio fundamental para fazê-lo, mas isso depende da ação de indivíduos para transformar e / ou recriar o mundo. Um caminho que exige reafirmação dos sonhos individuais e coletivos; o que requer um / a novo / educador / a de potenciar criticidade e coletivamente revelar problemas que se materializam no inédito viável; que requer acordos inter-subjetivas por meio de um movimento de ação-reflexão-ação. E tudo isso exige escolha, a ética ea insistência solidariedade na construção de um mundo mais humano.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.9744por1646-2335Braga, Fabiana MariniMello, Roseli Rodrigues dePaula, Lucimara Cristina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:54.901102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
title |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
spellingShingle |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO Braga, Fabiana Marini Artigos |
title_short |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
title_full |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
title_fullStr |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
title_full_unstemmed |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
title_sort |
A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DENTRO DO ATUAL CONTEXTO |
author |
Braga, Fabiana Marini |
author_facet |
Braga, Fabiana Marini Mello, Roseli Rodrigues de Paula, Lucimara Cristina de |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Roseli Rodrigues de Paula, Lucimara Cristina de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Fabiana Marini Mello, Roseli Rodrigues de Paula, Lucimara Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O artigo apresenta resultados de pesquisa intitulada “Aprendizagem Dialógica: aprofundando a compreensão teórica e ampliando as possibilidades educativas nos anos de 2011 a 2013. Trata-se de estudo teórico sobre o princípio da transformação que compõe um dos sete princípios da Aprendizagem Dialógica. Com base na seleção de autores que serviram de referência para a construção deste princípio, a saber: Freire, Habermas, Vygotsky, Mead e Giddens, o objetivo foi caracterizado pela identificação das possibilidades de mudança na construção de uma sociedade mais democrática, mundo igualitário e dialógica por todos/as. Certamente que a educação é um meio fundamental para fazê-lo, mas isso depende da ação de indivíduos para transformar e / ou recriar o mundo. Um caminho que exige reafirmação dos sonhos individuais e coletivos; o que requer um / a novo / educador / a de potenciar criticidade e coletivamente revelar problemas que se materializam no inédito viável; que requer acordos inter-subjetivas por meio de um movimento de ação-reflexão-ação. E tudo isso exige escolha, a ética ea insistência solidariedade na construção de um mundo mais humano. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.9744 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.9744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950106349568 |