O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, João José Tavares Curado
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32588
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Análise e Organização do Ensino), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1990
id RCAP_af1f2a8d5c9aa2e37ad0b4471e20ac1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32588
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de casoTeses de mestrado - 1990Processos e estruturas educativasProfessoresRepresentaçõesMetodologia da investigaçãoDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Análise e Organização do Ensino), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1990A investigação centra-se num estudo de caso, onde se procurou obter a descrição de características de "bons" e de "maus" professores, a partir das representações de alunos e professores, em formação numa Escola do Ensino Superior Politécnico. Essa formação destina-se a conferir-lhes a profissionalização para o exercício da docência no segundo ciclo do Ensino Básico. Tentou-se detectar nessas descrições se haveria diferenças, estatisticamente significativas, quando aumentava o número de anos de experiência profissional ou de frequência dos curricula e, também, se nessas representações existiriam diferenças, estatisticamente significativas, entre os alunos dos cursos de Formação Inicial e os do curso de Formação em Serviço. Com a pesquisa procurou-se aplicar uma metodologia de trabalho adequada a este domínio da investigação em educação, em todas as fases do processo. Assim o estudo partiu da realização de entrevistas que conduziram à construção de um questionário de opinião, pré-testado junto da população em estudo e validado por um corpo de juízes. Os dados recolhidos foram submetidos a tratamento estatístico, tendo em vista a verificação das diferenças significativas nas opiniões manifestadas pelos grupos amostrais dos sujeitos inquiridos. Como resultado, obtiveram-se listagens de características de ''bons'* e de ''maus'* professores, segundo as representações dos sujeitos. Obtiveram-se, ainda, dados referentes às representações de imagens associadas à profissão docente, à melhoria da formação, às condições de trabalho, bem como em relação às expectativas profissionais e à resistência a processos de mudança. Concluiu-se pela não existência de diferenças, estatisticamente significativas, nas opiniões manifestadas pelos diferentes grupos de sujeitos, na maioria dos itens, quer se tivesse em conta o ano de formaçao em que se encontravam, quer se considerasse o número de anos de serviço lectivo já exercido. Também não foram encontradas diferenças, estatisticamente significativas, nas opiniões manifestadas entre o conjunto dos alunos que frequentavam os cursos de Formação Inicial e o dos que frequentavam os cursos de Formação em Serviço, na maioria dos itens testados. Os resultados da investigação sugerem que os alunos, ao entrarem nestes cursos de formação, trazem já imagens associadas à profissão docente, bem como modelos interiorizados de eficácia pedagógica, que a frequência dos cursos, ou a confrontação com os dados adquiridos através da experiência profissional apenas (e em parte) os vêm alterar e com eles se fundem. O estudo termina com algumas conclusões e recomendações sobre a formação de professores e a organização dos curricula dos cursos de formação.Estrela, Maria Teresa, 1936-Repositório da Universidade de LisboaRuivo, João José Tavares Curado2018-04-04T16:17:44Z19901990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32588porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:41:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32588Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:41:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
title O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
spellingShingle O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
Ruivo, João José Tavares Curado
Teses de mestrado - 1990
Processos e estruturas educativas
Professores
Representações
Metodologia da investigação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
title_full O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
title_fullStr O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
title_full_unstemmed O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
title_sort O que é um bom professor : representações das características de professores, segundo professores em formação - um estudo de caso
author Ruivo, João José Tavares Curado
author_facet Ruivo, João José Tavares Curado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrela, Maria Teresa, 1936-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, João José Tavares Curado
dc.subject.por.fl_str_mv Teses de mestrado - 1990
Processos e estruturas educativas
Professores
Representações
Metodologia da investigação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Teses de mestrado - 1990
Processos e estruturas educativas
Professores
Representações
Metodologia da investigação
Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de Análise e Organização do Ensino), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1990
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-01-01T00:00:00Z
2018-04-04T16:17:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32588
url http://hdl.handle.net/10451/32588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548989839441920