O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2736
Resumo: Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e tambémna forma de trabalhar dos professores,tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.Palavras chave: ensino superior de belas artes; ensino-aprendizagem; identidade profissional docente; perspetivas; dilemas.
id RCAP_af230ce410a53cfa1463e28acad8927e
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemasEducação artísticaIdentidade profissional docenteEnsino Superior Artístico de Belas ArtesPensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e tambémna forma de trabalhar dos professores,tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.Palavras chave: ensino superior de belas artes; ensino-aprendizagem; identidade profissional docente; perspetivas; dilemas.2019-01-17T17:28:06Z2017-09-01T00:00:00Z2017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2736por2175-2346Oliveira, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:14Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:29.533781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
spellingShingle O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
Oliveira, Mónica
Educação artística
Identidade profissional docente
Ensino Superior Artístico de Belas Artes
title_short O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_full O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_fullStr O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_full_unstemmed O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
title_sort O Ensino Superior Artístico de Belas Artes: perspetivas e dilemas
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Identidade profissional docente
Ensino Superior Artístico de Belas Artes
topic Educação artística
Identidade profissional docente
Ensino Superior Artístico de Belas Artes
description Pensar o ensino superior artístico de belas artes atualmente é pensar as circunstâncias do contexto ecológico da formação dos estudantes e tambémna forma de trabalhar dos professores,tendo em conta as evidências resultantes quer do meio artístico, quer da sociedade atual, quer dos pressupostos enumerados pela política educativa vigente. Assim este artigo pretende refletir sobre as perspetivas de ensino-aprendizagem no ensino superior artístico de belas artes, através da perceção dos docentes, perspetivando o futuro.Este trabalho privilegia uma abordagem metodológica mista cujos objetivos passam por: compreender como os professores se percebem enquanto profissionais; que dilemas vivem atualmente e como perspetivam a formação no ensino superior artístico de belas artes. As conclusões emergentes do estudo evidenciam a necessidade de uma reforma curricular ensino superior artístico de belas artes, visando a inovação dos processos de formação.Palavras chave: ensino superior de belas artes; ensino-aprendizagem; identidade profissional docente; perspetivas; dilemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01T00:00:00Z
2017-09
2019-01-17T17:28:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2736
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2175-2346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131629890830336