O contributo dos projetos editoriais de português para o desenvolvimento do oral formal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2843 |
Resumo: | Tendo como base as cinco competências do Programa de Português do Ensino Básico (PPEB), homologado em março de 2009 (Reis et al.), e, em particular, a competência da Expressão Oral, este estudo visa contribuir para a implementação de práticas pedagógico-didáticas associadas a esta competência específica. Como ponto de partida, esboçámos um quadro conceptual dos pressupostos e dos conceitos teóricos e metodológicos do domínio oral preconizados no PPEB e analisámos as atividades de Expressão Oral propostas num projeto editorial de 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista metodológico, estamos perante um estudo de caso, enquadrando-se no paradigma da investigação qualitativa/interpretativa. Selecionámos uma das atividades de expressão oral do projeto editorial para implementar em sala de aula, procurando avaliar o contributo dessa atividade para o desenvolvimento do oral, analisando de que forma a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo obtido através de registo áudio e posterior transcrição dos mesmos. Analisando os dados, constatámos que, no global, a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. No entanto, é necessário continuar a insistir nestas práticas na aula de Português no intuito de preparar os alunos para comunicarem em diversos géneros do oral na sociedade. |
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O contributo dos projetos editoriais de português para o desenvolvimento do oral formalManual EscolarOficinas de OralidadeExpressão OralSpeaking workshops/activitiesSpeakingTextbookTendo como base as cinco competências do Programa de Português do Ensino Básico (PPEB), homologado em março de 2009 (Reis et al.), e, em particular, a competência da Expressão Oral, este estudo visa contribuir para a implementação de práticas pedagógico-didáticas associadas a esta competência específica. Como ponto de partida, esboçámos um quadro conceptual dos pressupostos e dos conceitos teóricos e metodológicos do domínio oral preconizados no PPEB e analisámos as atividades de Expressão Oral propostas num projeto editorial de 6.º ano do 2.º ciclo do Ensino Básico. Do ponto de vista metodológico, estamos perante um estudo de caso, enquadrando-se no paradigma da investigação qualitativa/interpretativa. Selecionámos uma das atividades de expressão oral do projeto editorial para implementar em sala de aula, procurando avaliar o contributo dessa atividade para o desenvolvimento do oral, analisando de que forma a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo obtido através de registo áudio e posterior transcrição dos mesmos. Analisando os dados, constatámos que, no global, a proposta do projeto dá resposta ao que se pretende do trabalho do oral formal. No entanto, é necessário continuar a insistir nestas práticas na aula de Português no intuito de preparar os alunos para comunicarem em diversos géneros do oral na sociedade.ABSTRACT Based on the five competences of the Programa de Português do Ensino Básico (PPEB) ‘Portuguese in Basic Education Syllabus’, approved in March 2009, and specifically on the competence of Speaking, this study aims at contributing to the implementation of didactic and pedagogical practices connected to this particular competence . We began by outlining the conceptual framework of the assumptions and theoretical and methodological concepts pertained to the oral domain by PPEB; we then analysed the Speaking activities available in a 6th grade textbook. Methodologically, this is a case study within the paradigm of qualitative / interpretive research, as we selected one of the Speaking activities from the textbook and evaluated the contribution of such an activity to the development of this competence, analysing how it conveys and serves the intended goals of the classroom work in the formal oral genres. To obtain our data, we used content analysis of audio recordings and its subsequent transcriptions. The data analysis shows that, overall, the activities offered by the textbook respond to the purposes intended by the classroom work in the formal oral genres. However, it is important to insist on such activities in Portuguese classes, in order to prepare students to communicate socially in diverse oral genres.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuBalula, João Paulo RodriguesViegas, Maria Filomena BeataRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMoreira, Elisabete Ramos2015-06-05T09:02:23Z2015-052015-062015-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2843TID:201063220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:58.147317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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