PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90
Resumo: Num contexto de contínua mudança, onde as exigências sociais e profissionais crescem, as famílias têm cada vez menos membros e menos tempo para partilhar. Assim, a relação que os seus elementos estabelecem, assume demasiada importância, pois a intergeracionalidade na família proporciona redes de apoio, constrói vínculos e promove a solidariedade e a transmissão de valores. A relação entre avós e netos é um exemplo de uma relação intergeracional. Como objectivo geral deste estudo, pretende-se compreender como experienciam as pessoas idosos o seu papel como avó/avô. Realizou-se um estudo do tipo exploratório, através de uma abordagem de natureza qualitativa com recurso à investigação fenomenográfica. A entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a colheita de dados e foram entrevistadas dez pessoas idosas, sendo que a amostragem foi realizada por selecção racional. Como resultados principais destaca-se que, para os avós, a relação que mantêm com os netos assenta num apoio instrumental e afectivo, ao mesmo tempo que são mediadores entre a geração dos seus filhos e a dos seus netos. Aquilo que avós e netos transmitem mutuamente são os valores, os saberes socioculturais e os saberes académicos. A disponibilidade, a distância geográfica e o ressentimento são descritos como os factores que condicionam os avós no desempenho do seu papel. Conclui-se que, na relação avós/netos, os mais novos usufruem de um apoio mais individualizado e de uma educação mais vasta e que, apesar de os avós prestarem maior apoio instrumental aos netos e transmitirem mais saberes, têm a possibilidade de se manterem activos na sociedade e de se sentirem valorizados ao contribuir para a formação dos netos. Para os Enfermeiros, e tendo em conta as vantagens das relações intergeracionais, esta deverá ser uma área a privilegiar, de forma a promover essas relações e a aproveitar os saberes dos mais idosos e dos mais jovens.
id RCAP_af47a27364302818b4013918b163d5a5
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:4973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOSintergeracionalidadeavósnetosfamíliasrelações intergeracionaisNum contexto de contínua mudança, onde as exigências sociais e profissionais crescem, as famílias têm cada vez menos membros e menos tempo para partilhar. Assim, a relação que os seus elementos estabelecem, assume demasiada importância, pois a intergeracionalidade na família proporciona redes de apoio, constrói vínculos e promove a solidariedade e a transmissão de valores. A relação entre avós e netos é um exemplo de uma relação intergeracional. Como objectivo geral deste estudo, pretende-se compreender como experienciam as pessoas idosos o seu papel como avó/avô. Realizou-se um estudo do tipo exploratório, através de uma abordagem de natureza qualitativa com recurso à investigação fenomenográfica. A entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a colheita de dados e foram entrevistadas dez pessoas idosas, sendo que a amostragem foi realizada por selecção racional. Como resultados principais destaca-se que, para os avós, a relação que mantêm com os netos assenta num apoio instrumental e afectivo, ao mesmo tempo que são mediadores entre a geração dos seus filhos e a dos seus netos. Aquilo que avós e netos transmitem mutuamente são os valores, os saberes socioculturais e os saberes académicos. A disponibilidade, a distância geográfica e o ressentimento são descritos como os factores que condicionam os avós no desempenho do seu papel. Conclui-se que, na relação avós/netos, os mais novos usufruem de um apoio mais individualizado e de uma educação mais vasta e que, apesar de os avós prestarem maior apoio instrumental aos netos e transmitirem mais saberes, têm a possibilidade de se manterem activos na sociedade e de se sentirem valorizados ao contribuir para a formação dos netos. Para os Enfermeiros, e tendo em conta as vantagens das relações intergeracionais, esta deverá ser uma área a privilegiar, de forma a promover essas relações e a aproveitar os saberes dos mais idosos e dos mais jovens.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra2014-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90TID:201079240porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90Pais, Virgínia Adelaide Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-01-14T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:4973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:33.433975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
title PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
spellingShingle PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
intergeracionalidade
avós
netos
famílias
relações intergeracionais
title_short PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
title_full PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
title_fullStr PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
title_full_unstemmed PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
title_sort PAPEL DOS AVÓS: COMO PERCEBEM OS AVÓS A SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DOS NETOS
author Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
author_facet Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Virgínia Adelaide Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv intergeracionalidade
avós
netos
famílias
relações intergeracionais
topic intergeracionalidade
avós
netos
famílias
relações intergeracionais
description Num contexto de contínua mudança, onde as exigências sociais e profissionais crescem, as famílias têm cada vez menos membros e menos tempo para partilhar. Assim, a relação que os seus elementos estabelecem, assume demasiada importância, pois a intergeracionalidade na família proporciona redes de apoio, constrói vínculos e promove a solidariedade e a transmissão de valores. A relação entre avós e netos é um exemplo de uma relação intergeracional. Como objectivo geral deste estudo, pretende-se compreender como experienciam as pessoas idosos o seu papel como avó/avô. Realizou-se um estudo do tipo exploratório, através de uma abordagem de natureza qualitativa com recurso à investigação fenomenográfica. A entrevista semiestruturada foi a técnica escolhida para a colheita de dados e foram entrevistadas dez pessoas idosas, sendo que a amostragem foi realizada por selecção racional. Como resultados principais destaca-se que, para os avós, a relação que mantêm com os netos assenta num apoio instrumental e afectivo, ao mesmo tempo que são mediadores entre a geração dos seus filhos e a dos seus netos. Aquilo que avós e netos transmitem mutuamente são os valores, os saberes socioculturais e os saberes académicos. A disponibilidade, a distância geográfica e o ressentimento são descritos como os factores que condicionam os avós no desempenho do seu papel. Conclui-se que, na relação avós/netos, os mais novos usufruem de um apoio mais individualizado e de uma educação mais vasta e que, apesar de os avós prestarem maior apoio instrumental aos netos e transmitirem mais saberes, têm a possibilidade de se manterem activos na sociedade e de se sentirem valorizados ao contribuir para a formação dos netos. Para os Enfermeiros, e tendo em conta as vantagens das relações intergeracionais, esta deverá ser uma área a privilegiar, de forma a promover essas relações e a aproveitar os saberes dos mais idosos e dos mais jovens.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90
TID:201079240
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90
identifier_str_mv TID:201079240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=mAg1MM90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551036520333312