Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10694 |
Resumo: | Com este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar. |
id |
RCAP_af4f05976c8eb609f3ae6c912b84222f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré IILeituraLetramentoEducação de infânciaLúdicoBrincadeiraPré IITrabalho pedagógicoReadingLiteracyEarly childhood educationLudicPlayPedagogical workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar.with this research, realized in a context of childhood education, we seek to understand the pedagogical concerns of teachers in the process of alphabetization and literacy and more specifically, the potentialities of ludics activities for children's learning. The process of literacy, in Brazil, is considered a process of learning to reading and writing, which occurs within a social context, and to be not just a form of communication that fulfills other functions. It is a challenge and a necessity for any human being, it makes part of their lives, it implies communicative interaction and it is fundamental to learn how to think (Batista et al., 2011). A question that emerges from the contact with the teachers refers to the pedagogical challenges and to the perception what are yours real prerogatives. We work with classes of Pre-II, the last school year of Childhood education, which undergoes some pressures due to conceptions that defend an anticipation of the later series contents, as if it were a preparation with a traditional character for alphabetization. Many of the opportunities for alphabetization and literacy, in childhood, occur in daily routines at home or at school, in games, storytelling, wheel, among other activities of ludic exploration, which very often goes unnoticed because, it is part of each child cultural reality and its importance is devalued (Mata, 2012). Through all the questions found, we sought in the official documents of the Ministry of Education and Culture, subsidies that led to a direction and reflection of the role of the preschool teacher and the pedagogical conceptions in the inculcated process. Realizing that the pedagogical work in early childhood education in Brazil is a relatively new path, a process still in progress and many advances are expected in its to tread.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Maria José Freitas Borges deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoArueira, Andréa Moreira de Souza2018-01-05T12:03:19Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10694TID:201834162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:05.846342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
title |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
spellingShingle |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II Arueira, Andréa Moreira de Souza Leitura Letramento Educação de infância Lúdico Brincadeira Pré II Trabalho pedagógico Reading Literacy Early childhood education Ludic Play Pedagogical work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
title_full |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
title_fullStr |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
title_full_unstemmed |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
title_sort |
Concepções pedagógicas sobre o papel do lúdico no processo de letramento e alfabetização na educação de infância nas turmas de Pré II |
author |
Arueira, Andréa Moreira de Souza |
author_facet |
Arueira, Andréa Moreira de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria José Freitas Borges de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arueira, Andréa Moreira de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento Educação de infância Lúdico Brincadeira Pré II Trabalho pedagógico Reading Literacy Early childhood education Ludic Play Pedagogical work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Leitura Letramento Educação de infância Lúdico Brincadeira Pré II Trabalho pedagógico Reading Literacy Early childhood education Ludic Play Pedagogical work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com este trabalho de pesquisa, realizado num contexto de educação de infância, procuramos compreender as preocupações pedagógicas das professoras no processo de alfabetização e letramento e mais especificamente, as potencialidades das atividades lúdicas para a aprendizagem das crianças. O processo de letramento, no Brasil, é considerado um processo de aprendizagem da leitura e escrita, que ocorre dentro de um contexto social, e para além de ser uma forma de comunicação preenche outras funções. É um desafio e uma necessidade para qualquer ser humano, faz parte das suas vidas, implica interação comunicativa e é fundamental para aprender a pensar (Batista et al., 2011). Uma questão que ressalta do contacto com as professoras remete para os desafios pedagógicos e para a percepção de quais são suas reais prerrogativas. Trabalhamos com turmas de Pré II, último ano escolar da educação de Infância, que sofre algumas pressões por conta de concepções que defendem uma antecipação dos conteúdos de séries posteriores, como se fosse uma preparação com cunho tradicional para a alfabetização. Muitas das oportunidades de alfabetização e letramento, na infância, ocorrem em rotinas diárias em casa ou na escola, em brincadeiras, contação de história, rodinha, entre outras atividades de exploração lúdica, que muitas vezes passa despercebida pois, faz parte da realidade cutural de cada criança e a sua importância é desvalorizada (Mata, 2012). Mediante a todos os questionamentos encontrados, procuramos nos documentos oficiais do ministério de educação e cultura, subsídios que levassem a um direcionamento e reflexão da função do professor de infância e das concepções pedagógicas no processo incutidas. Percebendo que o trabalho pedagógico na educação de infância no Brasil é um caminho relativamente novo, um processo ainda em curso e esperam-se muitos avanços em seu trilhar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-05T12:03:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10694 TID:201834162 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10694 |
identifier_str_mv |
TID:201834162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131406483324928 |