A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melim, Ana Catarina Aveiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1465
Resumo: Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básico
id RCAP_af590708537d961fb363550e2a65393c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professoresestágioreflexãoeducação interculturaleducação cívicaformação profissionalinternshipreflectionintercultural educationcivic educationprofessional educationRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente na componente de Prática de Ensino Supervisionada. Está dividido em duas partes complementares. A primeira parte apresenta as aprendizagens e os projetos construídos durante os estágios decorridos em contexto de jardim de infância (JI) e no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma reflexão sobre o percurso de aprendizagem profissional e a consequente emergência do tema de pesquisa. A segunda parte destaca o trabalho empírico cujo objetivo se prende com conhecer e analisar as opiniões e prática de docentes face à diversidade cultural e a sua aptidão para investir na formação em educação intercultural. Para a realização do estudo utilizei uma metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos através de um inquérito na forma de questionário e de uma entrevista. Pela análise dos dados saliento que, apesar da vontade de inovar nas suas estratégias de intervenção, os professores sentem-se limitados pela falta de apoio de outros profissionais, muitas vezes inexistentes nas escolas. No final, apresento uma reflexão global de todo o trabalho desenvolvido e aprendizagens realizadas, ao longo dos três semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.The following internship report was produced as part of the Masters in Pre-school and Primary School Education, more precisely in the Supervised Teaching Practice component. It is divided into two complementary parts. The first part presents the learning and the projects developed throughout the curricular internships in the Kindergarten and in the Primary School Education, as well as a reflection on the journey of apprenticeship and the consequent emergence of the research topic. The second part highlights the empiric research that aims to know and analyze teacher’s opinions and practices regarding cultural diversity in the classroom, as well as their investment in educating themselves on the subject of intercultural education. The study is a qualitative one; the data has been collected through a questionnaire and an interview. By analyzing the data I stress that, despite the willingness to innovate in their intervention strategies, teachers feel constrained by the lack of support from other professionals, often lacking in schools. In the end, I present a global reflection about the entire work and learning developed in the three curricular internships, of the Masters in Pre-school and Primary School Education.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMelim, Ana Catarina Aveiro2016-05-20T15:36:06Z2016-01-192016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1465TID:201203880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.629775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
title A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
spellingShingle A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
Melim, Ana Catarina Aveiro
estágio
reflexão
educação intercultural
educação cívica
formação profissional
internship
reflection
intercultural education
civic education
professional education
title_short A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
title_full A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
title_fullStr A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
title_full_unstemmed A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
title_sort A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
author Melim, Ana Catarina Aveiro
author_facet Melim, Ana Catarina Aveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Melim, Ana Catarina Aveiro
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
reflexão
educação intercultural
educação cívica
formação profissional
internship
reflection
intercultural education
civic education
professional education
topic estágio
reflexão
educação intercultural
educação cívica
formação profissional
internship
reflection
intercultural education
civic education
professional education
description Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-20T15:36:06Z
2016-01-19
2016-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1465
TID:201203880
url http://hdl.handle.net/10400.15/1465
identifier_str_mv TID:201203880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027611951104