A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1465 |
Resumo: | Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
id |
RCAP_af590708537d961fb363550e2a65393c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1465 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professoresestágioreflexãoeducação interculturaleducação cívicaformação profissionalinternshipreflectionintercultural educationcivic educationprofessional educationRelatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básicoO presente relatório de estágio foi construído no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente na componente de Prática de Ensino Supervisionada. Está dividido em duas partes complementares. A primeira parte apresenta as aprendizagens e os projetos construídos durante os estágios decorridos em contexto de jardim de infância (JI) e no 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como uma reflexão sobre o percurso de aprendizagem profissional e a consequente emergência do tema de pesquisa. A segunda parte destaca o trabalho empírico cujo objetivo se prende com conhecer e analisar as opiniões e prática de docentes face à diversidade cultural e a sua aptidão para investir na formação em educação intercultural. Para a realização do estudo utilizei uma metodologia qualitativa, em que os dados foram recolhidos através de um inquérito na forma de questionário e de uma entrevista. Pela análise dos dados saliento que, apesar da vontade de inovar nas suas estratégias de intervenção, os professores sentem-se limitados pela falta de apoio de outros profissionais, muitas vezes inexistentes nas escolas. No final, apresento uma reflexão global de todo o trabalho desenvolvido e aprendizagens realizadas, ao longo dos três semestres do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.The following internship report was produced as part of the Masters in Pre-school and Primary School Education, more precisely in the Supervised Teaching Practice component. It is divided into two complementary parts. The first part presents the learning and the projects developed throughout the curricular internships in the Kindergarten and in the Primary School Education, as well as a reflection on the journey of apprenticeship and the consequent emergence of the research topic. The second part highlights the empiric research that aims to know and analyze teacher’s opinions and practices regarding cultural diversity in the classroom, as well as their investment in educating themselves on the subject of intercultural education. The study is a qualitative one; the data has been collected through a questionnaire and an interview. By analyzing the data I stress that, despite the willingness to innovate in their intervention strategies, teachers feel constrained by the lack of support from other professionals, often lacking in schools. In the end, I present a global reflection about the entire work and learning developed in the three curricular internships, of the Masters in Pre-school and Primary School Education.Santos, LeonorRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMelim, Ana Catarina Aveiro2016-05-20T15:36:06Z2016-01-192016-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1465TID:201203880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:09Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.629775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
title |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
spellingShingle |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores Melim, Ana Catarina Aveiro estágio reflexão educação intercultural educação cívica formação profissional internship reflection intercultural education civic education professional education |
title_short |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
title_full |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
title_fullStr |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
title_full_unstemmed |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
title_sort |
A diversidade linguístico-cultural no jardim de infância e na escola : perceções de educadores e professores |
author |
Melim, Ana Catarina Aveiro |
author_facet |
Melim, Ana Catarina Aveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Leonor Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melim, Ana Catarina Aveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio reflexão educação intercultural educação cívica formação profissional internship reflection intercultural education civic education professional education |
topic |
estágio reflexão educação intercultural educação cívica formação profissional internship reflection intercultural education civic education professional education |
description |
Relatório de estágio para a obtenção do grau de Mestre em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-20T15:36:06Z 2016-01-19 2016-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1465 TID:201203880 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1465 |
identifier_str_mv |
TID:201203880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553159529168896 |