EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26411 |
Resumo: | Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiram-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade. |
id |
RCAP_af5cc89b2423b46315ee1268b3d0a826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULAEducação literáriaLeituraLiteratura infantilEscolaNeste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiram-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade.Pereira, C. & Balça, A. (2018). A educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, v. 3, n.1, pp. 113-132.2020-01-13T16:21:48Z2020-01-132018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26411http://hdl.handle.net/10174/26411por2448-0320ndapb@uevora.ptDOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113Pereira, CláudiaBalça, Ângelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:43.182469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
title |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA Pereira, Cláudia Educação literária Leitura Literatura infantil Escola |
title_short |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
title_full |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
title_sort |
EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA |
author |
Pereira, Cláudia |
author_facet |
Pereira, Cláudia Balça, Ângela |
author_role |
author |
author2 |
Balça, Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cláudia Balça, Ângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Leitura Literatura infantil Escola |
topic |
Educação literária Leitura Literatura infantil Escola |
description |
Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiram-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2020-01-13T16:21:48Z 2020-01-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26411 http://hdl.handle.net/10174/26411 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2448-0320 nd apb@uevora.pt DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pereira, C. & Balça, A. (2018). A educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, v. 3, n.1, pp. 113-132. |
publisher.none.fl_str_mv |
Pereira, C. & Balça, A. (2018). A educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, v. 3, n.1, pp. 113-132. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136649624420352 |