Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18590 |
Resumo: | Este trabalho de investigação visa contribuir com a prática interpretativa do Concerto Para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos, buscando similaridades de procedimentos técnicos em sua obra para violão solo que possam auxiliar na construção da performance. Para tanto, pretende-se reunir informações históricas e técnicas a partir das bibliografias disponíveis sobre o compositor e sua obra para violão. Almeja-se também, analisar procedimentos mecânicos dos trechos de maior desafio do Concerto, apoiando-se nos conceitos da técnica aplicada do violonista e pedagogo Abel Carlevaro, sugerindo possibilidades de digitações com base na escrita idiomática para violão de Heitor Villa-Lobos. Esta pesquisa tem como objetivo final a realização de um recital com a referida obra do compositor. |
id |
RCAP_af5d9969c0db08db85b0d2f14b0b1631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-LobosMúsicos - BrasilGuitarra - Técnicas instrumentaisInterpretação musicalPerformance musicalVilla-Lobos, Heitor, 1887-1959Este trabalho de investigação visa contribuir com a prática interpretativa do Concerto Para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos, buscando similaridades de procedimentos técnicos em sua obra para violão solo que possam auxiliar na construção da performance. Para tanto, pretende-se reunir informações históricas e técnicas a partir das bibliografias disponíveis sobre o compositor e sua obra para violão. Almeja-se também, analisar procedimentos mecânicos dos trechos de maior desafio do Concerto, apoiando-se nos conceitos da técnica aplicada do violonista e pedagogo Abel Carlevaro, sugerindo possibilidades de digitações com base na escrita idiomática para violão de Heitor Villa-Lobos. Esta pesquisa tem como objetivo final a realização de um recital com a referida obra do compositor.This investigation intends to contribute to the Heitor Villa-Lobos Concerto for guitar and small Orchestra, looking for technical procedures and similarities in his previous works for guitar solo, that can assist the performance’s construction. We also intend to gather historical and technical information from available bibliographies about the composer along with his works for guitar. We also aim to analyse in the Concerto, mechanical procedures in challenging passages, based on techniques conceptualised by the guitarist and pedagogue Abel Carlevaro, proposing fingering possibilities based on Heitor Villa-Lobos idiomatic writing for guitar. This research has as a goal a performance with the referred composer’s work.Universidade de Aveiro2017-10-20T10:50:51Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18590TID:201935503porOliveira, Natanael Fonseca de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:00Zoai:ria.ua.pt:10773/18590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:33.496040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
title |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
spellingShingle |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos Oliveira, Natanael Fonseca de Oliveira Músicos - Brasil Guitarra - Técnicas instrumentais Interpretação musical Performance musical Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 |
title_short |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
title_full |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
title_fullStr |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
title_full_unstemmed |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
title_sort |
Técnica aplicada ao concerto para violão e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos |
author |
Oliveira, Natanael Fonseca de Oliveira |
author_facet |
Oliveira, Natanael Fonseca de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natanael Fonseca de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Músicos - Brasil Guitarra - Técnicas instrumentais Interpretação musical Performance musical Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 |
topic |
Músicos - Brasil Guitarra - Técnicas instrumentais Interpretação musical Performance musical Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959 |
description |
Este trabalho de investigação visa contribuir com a prática interpretativa do Concerto Para Violão e Pequena Orquestra de Heitor Villa-Lobos, buscando similaridades de procedimentos técnicos em sua obra para violão solo que possam auxiliar na construção da performance. Para tanto, pretende-se reunir informações históricas e técnicas a partir das bibliografias disponíveis sobre o compositor e sua obra para violão. Almeja-se também, analisar procedimentos mecânicos dos trechos de maior desafio do Concerto, apoiando-se nos conceitos da técnica aplicada do violonista e pedagogo Abel Carlevaro, sugerindo possibilidades de digitações com base na escrita idiomática para violão de Heitor Villa-Lobos. Esta pesquisa tem como objetivo final a realização de um recital com a referida obra do compositor. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-20T10:50:51Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18590 TID:201935503 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18590 |
identifier_str_mv |
TID:201935503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137587111133184 |