Redesenho da Rota do Chá: o contributo do design de identidade visual e embalagem para um espaço comercial no Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24498 |
Resumo: | Trabalho de projeto |
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Redesenho da Rota do Chá: o contributo do design de identidade visual e embalagem para um espaço comercial no PortoIdentidade visualMarcaMarca gráficaRótuloEmbalagemCháVisual identityBrandGraphic brandLabelPackagingTeaDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoPara que as marcas consigam destaque no seu mercado de atuação é fundamental que tenham uma identidade visual distintiva que as demarque das concorrentes. No mercado da restauração e venda de produtos ao público, o rótulo e a embalagem dão suporte a logistica, uma vez que inseridos em campanhas de comunicação estimulam, junto ao seu público—alvo, uma ação e reconhecimento da empresa. No século XVII, o chá foi introduzido na Europa, ganhando rapidamente apreço entre as classes mais privilegiadas, atribuindo a princesa Catarina de Bragança 0 papel de popularizar a bebida através das “Tea Parties”. No entanto, devido a globalização, o produto perdeu popularidade entre o público mais jovem. Neste contexto, a marca Rota do Chá surgiu na cidade do Porto com o objetivo de promover o hábito de beber cha no público geral, com uma diversidade de serviços e produtos que refletem influências culturais diversas. Neste sentido, foi escolhida a marca Rota do Chá, como objeto de investigação teórico—pratica, tendo sido criado e explorado um sistema de identidade visual e embalagem funcional e que reflete as diferentes culturas envolventes na origem do chá — culturas orientais. Ao mesmo tempo procurou—se melhorar a comunicação da mesma, com o seu público—alvo, através de uma linguagem simples e dinâmica que retratasse as suas raízes históricas e características do produto. A solução trabalhada fundamentou— se na ideia do solo enquanto questão basilar, o nosso suporte, numa abordagem contemporânea que enriquece pela ausência de resolução na sua leitura grafica. Deste modo, neste projeto, além de definir os conceitos e ideias subjacentes a marca escolhida, foi necessário investigar estratégias de comunicação da marca e sistemas de identidade visual e embalagem. Assim como, estudar os elementos gráficos que a compõem como símbolos, tipografia e cores. Com esta investigação pretendeu—se contribuir para o estudo da importância da identidade visual, rótulo e embalagem para a reafirmação da memória institucional de uma empresa.For brands to stand out in their market, it is essential that they have a distinctive visual identity that sets them apart from their competitors. In the market for catering and selling products to the public, the label and packaging support logistics, since they are part of communication campaigns that stimulate action and recognition of the company among its target audience. In the l7th century, tea was introduced to Europe and quickly gained popularity among the more privileged classes, with Princess Catherine of Braganza playing the role of popularizing the drink through "Tea Parties". However, due to globalization, the product has lost popularity among the younger public. In this context, the Rota do Chá brand emerged in the city of Porto with the aim of promoting the habit of drinking tea to the general public, with a variety of services and products that reflect diverse cultural influences. With this in mind, the Rota do Chá brand was chosen as the object of theoretical and practical research. A system of visual identity and functional packaging was created and explored, reflecting the different cultures involved in the origin of tea — oriental cultures. At the same time, the aim was to improve the company's communication with its target audience, using simple and dynamic language to portray its historical roots and the product's characteristics. The solution was based on the idea of the ground as a basic issue, our support, in a contemporary approach that is enriched by the absence of resolution in its graphic reading. So, in this project, as well as defining the concepts and ideas behind the chosen brand, it was necessary to investigate brand communication strategies and visual identity and packaging systems. As well as studying the graphic elements that make it up, such as symbols, typography and colors. The aim of this research was to contribute to the study of the importance of visual identity, labeling and packaging in reaffirming a company's institutional memory.Coelho, RitaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Catarina Isabel Almeida2024-01-17T10:58:45Z2023-11-292023-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24498TID:203467779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:49:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:41.833554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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