Definição da estratégia de identidade visual corporativa e comunicação do produto : caso de estudo Naturalness
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3061 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico. |
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Definição da estratégia de identidade visual corporativa e comunicação do produto : caso de estudo NaturalnessIdentidade visual de marcaMarca gráficaEstratégia de comunicaçãoRótuloNaturalnessVisual brand identityBrandCommunication strategyLabelDomínio/Área Científica::HumanidadesTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.Considerando que o Design de Comunicação pode desempenhar um papel preponderante enquanto catalisador do sucesso de uma empresa, produto ou serviço, este projeto pretende dar resposta às necessidades de comunicação de um novo produto no mercado nacional e internacional. Tendo como objeto de estudo uma área de negócio e empresa em desenvolvimento, este projeto assenta na definição da Identidade Visual da Marca e na sua comunicação de modo estratégico, de modo a assegurar o sucesso dos objetivos da organização e de acordo com o perfil cultural e expectativas dos públicos. Trata-se de um processo investigativo sistematizado, assente no conhecimento do produto, concorrentes e sector de atividade e desenvolvido através de uma metodologia de investigação mista, subdividida numa fase não intervencionista assente na observação e Estudo de Casos; seguindo-se uma etapa intervencionista, que consistiu no projeto de Identidade Visual da Marca Naturalness e na sua Estratégia de Comunicação. Os dados obtidos permitiram constatar que é possível desenvolver uma Identidade Visual de Marca baseada nos valores do produto, na coerência e articulação entre suportes. A Estratégia de Comunicação da Identidade Visual passa pela unidade gráfica dos suportes, bem como pela seleção dos meios e suportes analógicos e digitais diferenciados por público e pela adoção de códigos comuns aos da indústria da cosmética.Abstract: Considering that the Communication Design can play an important role as a catalyst for the success of a company, product or service, this project aims to meet the communication needs of a new product in the domestic and international market. Having as object of study one area of business and enterprise development, this project relies on the definition of Visual Brand Identity and its communication strategically, to ensure the success of organizational goals and in accordance with the cultural profile and expectations of the public. It is a systematized investigative process based on product knowledge, competitors and sector of activity and developed through a joint research methodology, subdivided into a phase intervenciosta not based on observation and Case Studies; followed by an interventionist step, which consisted in the design of Visual Brand Identity and Naturalness in your Communication Strategy. The data showed that it is possible to develop a Visual Brand Identity based on the values of the product, the coherence and coordination between media. The Communication Strategy Visual Identity passes through the printing unit of media, as well as the media selection and analogue and digital differentiated by the public and by the adoption of common codes to the cosmetic industry.Silva, José Miguel Gago daMartins, Daniel RaposoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCoelho, Joana Lisa de Oliveira2015-11-05T10:02:34Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3061TID:201073765porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:22Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:15.014627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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