A perceção do aspeto verbal por aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32938 |
Resumo: | Com a presente dissertação, pretende-se estudar e analisar os valores aspetuais mais comuns e relevantes na aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, bem como as respetivas formas de expressão (formas verbais e perífrases verbais), partindo da comparação com a Língua Chinesa. Através do lançamento de um inquérito, estudar-se-ão as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de Língua Portuguesa na discriminação dos vários aspetos e o fenómeno de interferência linguística na aprendizagem deste tópico gramatical. No final, serão propostas estratégias que possam ser eficazes na resolução dos problemas identificados, no intuito de contribuirmos para que os aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira se tornem mais proficientes no uso da Língua Portuguesa. Na parte inicial, procede-se ao enquadramento teórico do tema – aspeto verbal no sistema gramatical das Línguas Portuguesa e Chinesa. De seguida, descreve-se o inquérito que servirá como base de estudo, e analisam-se os dados obtidos para identificar áreas críticas na identificação, por parte dos aprendentes chineses, dos aspetos diversos. Por fim, apresentam-se sugestões didáticas com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem deste tópico gramatical. |
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A perceção do aspeto verbal por aprendentes chineses de Português Língua EstrangeiraAspeto verbalAspeto perfetivoImperfetivoIncoativoPontualDurativoHabitualIterativoPortuguês língua estrangeiraAlunos chinesesCom a presente dissertação, pretende-se estudar e analisar os valores aspetuais mais comuns e relevantes na aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, bem como as respetivas formas de expressão (formas verbais e perífrases verbais), partindo da comparação com a Língua Chinesa. Através do lançamento de um inquérito, estudar-se-ão as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de Língua Portuguesa na discriminação dos vários aspetos e o fenómeno de interferência linguística na aprendizagem deste tópico gramatical. No final, serão propostas estratégias que possam ser eficazes na resolução dos problemas identificados, no intuito de contribuirmos para que os aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira se tornem mais proficientes no uso da Língua Portuguesa. Na parte inicial, procede-se ao enquadramento teórico do tema – aspeto verbal no sistema gramatical das Línguas Portuguesa e Chinesa. De seguida, descreve-se o inquérito que servirá como base de estudo, e analisam-se os dados obtidos para identificar áreas críticas na identificação, por parte dos aprendentes chineses, dos aspetos diversos. Por fim, apresentam-se sugestões didáticas com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem deste tópico gramatical.With this dissertation, we intend to study and analyze the most common and relevant aspectual values in the learning of Portuguese as a Foreign Language, as well as the respective forms of expression (verbs and verbal periphrases), starting from the comparison with the Chinese language. Through the launch of a survey, the main difficulties experienced by Chinese students of Portuguese language in the discrimination of the various aspects and the phenomenon of linguistic interference in the learning of this grammatical topic will be studied. In the end, strategies will be proposed that can be effective in solving the problems identified, in order to help Chinese learners of Portuguese as a Foreign Language become more proficient in the use of the Portuguese language. In the initial part, a theoretical framework of verbal aspects in the Portuguese and Chinese language system is introduced. Then, the survey that will serve as the basis for the study is described, and the data obtained is analyzed to identify critical areas in the identification of different aspects by the Chinese learners. Finally, didactic suggestions are presented to improve the teaching-learning of this grammatical topic.2022-01-18T09:38:49Z2021-12-21T00:00:00Z2021-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32938porHuiying Wuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:15Zoai:ria.ua.pt:10773/32938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:23.724687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com a presente dissertação, pretende-se estudar e analisar os valores aspetuais mais comuns e relevantes na aprendizagem do Português como Língua Estrangeira, bem como as respetivas formas de expressão (formas verbais e perífrases verbais), partindo da comparação com a Língua Chinesa. Através do lançamento de um inquérito, estudar-se-ão as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de Língua Portuguesa na discriminação dos vários aspetos e o fenómeno de interferência linguística na aprendizagem deste tópico gramatical. No final, serão propostas estratégias que possam ser eficazes na resolução dos problemas identificados, no intuito de contribuirmos para que os aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira se tornem mais proficientes no uso da Língua Portuguesa. Na parte inicial, procede-se ao enquadramento teórico do tema – aspeto verbal no sistema gramatical das Línguas Portuguesa e Chinesa. De seguida, descreve-se o inquérito que servirá como base de estudo, e analisam-se os dados obtidos para identificar áreas críticas na identificação, por parte dos aprendentes chineses, dos aspetos diversos. Por fim, apresentam-se sugestões didáticas com o objetivo de melhorar o ensino-aprendizagem deste tópico gramatical. |
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