Ações do professor na condução de discussões matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mata-Pereira, Joana, Quaresma, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22627
Resumo: O objetivo deste artigo é compreender como se desenvolve a prática de condução de discussões coletivas na aula de Matemática, identificando problemas que emergem na sua realização. A prática do professor é vista como uma atividade baseada num motivo e realizada através de um conjunto de ações, sendo dada atenção especial ao modo como se promove o raciocínio matemático dos alunos. O estudo é realizado na aula de uma professora experiente do 9.º ano. A recolha de dados tem por base a observação de aulas (vídeo e áudio gravadas), complementada por conversas com a professora, sendo os dados analisados com base num modelo relativo aos tipos de ações da professora. Os resultados mostram que a discussão é fortemente marcada pelas ações de desafiar, que tanto surgem de ações de sugerir e guiar, como de ações anteriores de desafiar. Mostram também a importância das ações de guiar, que tanto se seguem umas às outras como alternam com ações de desafiar. Um segmento acaba usualmente com uma ação de sugerir que sintetiza os aspetos principais a registar pelos alunos. Na concretização destes planos de ação surgem numerosos problemas que o professor precisa de enfrentar, alguns dos quais aparecem de forma recorrente.
id RCAP_af7e480445b8ca4f3196234e764fe2d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22627
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ações do professor na condução de discussões matemáticasPrática profissionalRaciocínioAbordagem exploratóriaDiscussão matemáticaMatemáticaO objetivo deste artigo é compreender como se desenvolve a prática de condução de discussões coletivas na aula de Matemática, identificando problemas que emergem na sua realização. A prática do professor é vista como uma atividade baseada num motivo e realizada através de um conjunto de ações, sendo dada atenção especial ao modo como se promove o raciocínio matemático dos alunos. O estudo é realizado na aula de uma professora experiente do 9.º ano. A recolha de dados tem por base a observação de aulas (vídeo e áudio gravadas), complementada por conversas com a professora, sendo os dados analisados com base num modelo relativo aos tipos de ações da professora. Os resultados mostram que a discussão é fortemente marcada pelas ações de desafiar, que tanto surgem de ações de sugerir e guiar, como de ações anteriores de desafiar. Mostram também a importância das ações de guiar, que tanto se seguem umas às outras como alternam com ações de desafiar. Um segmento acaba usualmente com uma ação de sugerir que sintetiza os aspetos principais a registar pelos alunos. Na concretização destes planos de ação surgem numerosos problemas que o professor precisa de enfrentar, alguns dos quais aparecem de forma recorrente.APMRepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daMata-Pereira, JoanaQuaresma, Marisa2016-02-10T10:41:11Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22627porPonte, J. P., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2013). Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, 22(2), 55-81.0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:10.950058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ações do professor na condução de discussões matemáticas
title Ações do professor na condução de discussões matemáticas
spellingShingle Ações do professor na condução de discussões matemáticas
Ponte, João Pedro da
Prática profissional
Raciocínio
Abordagem exploratória
Discussão matemática
Matemática
title_short Ações do professor na condução de discussões matemáticas
title_full Ações do professor na condução de discussões matemáticas
title_fullStr Ações do professor na condução de discussões matemáticas
title_full_unstemmed Ações do professor na condução de discussões matemáticas
title_sort Ações do professor na condução de discussões matemáticas
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
author_role author
author2 Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Raciocínio
Abordagem exploratória
Discussão matemática
Matemática
topic Prática profissional
Raciocínio
Abordagem exploratória
Discussão matemática
Matemática
description O objetivo deste artigo é compreender como se desenvolve a prática de condução de discussões coletivas na aula de Matemática, identificando problemas que emergem na sua realização. A prática do professor é vista como uma atividade baseada num motivo e realizada através de um conjunto de ações, sendo dada atenção especial ao modo como se promove o raciocínio matemático dos alunos. O estudo é realizado na aula de uma professora experiente do 9.º ano. A recolha de dados tem por base a observação de aulas (vídeo e áudio gravadas), complementada por conversas com a professora, sendo os dados analisados com base num modelo relativo aos tipos de ações da professora. Os resultados mostram que a discussão é fortemente marcada pelas ações de desafiar, que tanto surgem de ações de sugerir e guiar, como de ações anteriores de desafiar. Mostram também a importância das ações de guiar, que tanto se seguem umas às outras como alternam com ações de desafiar. Um segmento acaba usualmente com uma ação de sugerir que sintetiza os aspetos principais a registar pelos alunos. Na concretização destes planos de ação surgem numerosos problemas que o professor precisa de enfrentar, alguns dos quais aparecem de forma recorrente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2016-02-10T10:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22627
url http://hdl.handle.net/10451/22627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2013). Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, 22(2), 55-81.
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv APM
publisher.none.fl_str_mv APM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134309396774912