A importância dos Projetos Europeus na Promoção da Cidadania Global
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/92753 |
Resumo: | Os processos de globalização em andamento colocaram novos e importantes desafios à filosofia política, à governança e à Comunidade Internacional. O modelo westfaliano hoje em dia, é desafiado pela presença de uma multiplicidade de atores para além da Estado-Nação e pelo estabelecimento de relações profundas de interdependência, não apenas económicas. O nosso mundo é caracterizado por profundas desigualdades e a pobreza mundial apresenta-se como uma praga longe de ser erradicada. Estas características estimulam o debate sobre a ideia de justiça global. No presente Relatório de Estágio, apresenta-se o debate sobre a concepção de justiça que cultivamos dentro de estados individuais e a sua possível extensão, à luz das mudanças que ocorrem especialmente no campo distributivo, a todos os seres humanos. Assim sendo, este Relatório de Estágio procura realizar um estudo sobre a Cidadania Global, que nasce a partir da necessidade de reinventar a cidadania e as suas fronteiras no quadro da atual transição global. Esta é marcada pela convergência entre a crise da forma política do Estado-Nação e o pluralismo dos mundos e das pertenças culturais. Analisando-se os principais ideais e teorias subjacentes, bem como as teorias Nacionalistas e as ideias que contrastam com o ideal da construção de um “Cidadão do Mundo”. Com tal objetivo, pretende-se abordar também a importância da defesa dos Direitos Humanos e as suas várias concepções. Neste contexto, iremos analisar a importância da Educação e dos Projetos Europeus para a promoção dos valores da Cidadania Global, apoiando o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras de iniciativas conjuntas. Neste sentido, através do enquadramento e problematização da Cidadania Global, procurou-se criar um ponto de reflexão para questões como: “O que significa ser um cidadão global?”, “De quem são os interesses aqui representados?”, “É plausível a promoção de uma democracia global?” e ainda: “Qual a importância da Educação e da cooperação internacional na promoção da Cidadania Global?” Neste Relatório é ainda feita uma apresentação da empresa AidLearn e dos Projetos Europeus desenvolvidos pela mesma, bem como as ações de formação e as estratégias, alicerçadas na advocacy e numa abordagem Soft associada à gestão dos recursos humanos. Serão igualmente descritas as atividades realizadas durante o Estágio e a sua importância. |
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A importância dos Projetos Europeus na Promoção da Cidadania GlobalCidadania GlobalCosmopolitismoNacionalismoCooperação transnacionalProjetos EuropeusGlobal citizenshipCosmopolitanismNationalismTransnational cooperationEuropean projectsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências PolíticasOs processos de globalização em andamento colocaram novos e importantes desafios à filosofia política, à governança e à Comunidade Internacional. O modelo westfaliano hoje em dia, é desafiado pela presença de uma multiplicidade de atores para além da Estado-Nação e pelo estabelecimento de relações profundas de interdependência, não apenas económicas. O nosso mundo é caracterizado por profundas desigualdades e a pobreza mundial apresenta-se como uma praga longe de ser erradicada. Estas características estimulam o debate sobre a ideia de justiça global. No presente Relatório de Estágio, apresenta-se o debate sobre a concepção de justiça que cultivamos dentro de estados individuais e a sua possível extensão, à luz das mudanças que ocorrem especialmente no campo distributivo, a todos os seres humanos. Assim sendo, este Relatório de Estágio procura realizar um estudo sobre a Cidadania Global, que nasce a partir da necessidade de reinventar a cidadania e as suas fronteiras no quadro da atual transição global. Esta é marcada pela convergência entre a crise da forma política do Estado-Nação e o pluralismo dos mundos e das pertenças culturais. Analisando-se os principais ideais e teorias subjacentes, bem como as teorias Nacionalistas e as ideias que contrastam com o ideal da construção de um “Cidadão do Mundo”. Com tal objetivo, pretende-se abordar também a importância da defesa dos Direitos Humanos e as suas várias concepções. Neste contexto, iremos analisar a importância da Educação e dos Projetos Europeus para a promoção dos valores da Cidadania Global, apoiando o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras de iniciativas conjuntas. Neste sentido, através do enquadramento e problematização da Cidadania Global, procurou-se criar um ponto de reflexão para questões como: “O que significa ser um cidadão global?”, “De quem são os interesses aqui representados?”, “É plausível a promoção de uma democracia global?” e ainda: “Qual a importância da Educação e da cooperação internacional na promoção da Cidadania Global?” Neste Relatório é ainda feita uma apresentação da empresa AidLearn e dos Projetos Europeus desenvolvidos pela mesma, bem como as ações de formação e as estratégias, alicerçadas na advocacy e numa abordagem Soft associada à gestão dos recursos humanos. Serão igualmente descritas as atividades realizadas durante o Estágio e a sua importância.The ongoing Globalization processes have put new and important challenges to political philosophy, governance and the International Community. The Westphalian model is, nowadays, challenged by the presence of a multitude of actors beyond the Nation-State and the establishment of deep interdependence relationships, not just of economic nature. Our world is characterized by profound inequalities and global poverty is presented as a plague, far from being eradicated. These characteristics illuminate the debate on the idea of global justice. In this internship Report, in the light of the changes that occur, the debate is presented on the conception of justice that we cultivate within individual States and their possible extension, especially in the distributive field, to all human beings. Thus, this internship Report seeks to carry out a study on Global citizenship, which is born from the need to reinvent citizenship and its borders, in the context of the current global transition, marked by the convergence between the crisis in the political form of the Nation-State and the pluralism of the Worlds and cultural belonging, analyzing the main ideals and underlying theories, as well as the nationalist theories and the ideas that contrast the idea of the construction of a “Citizen of the World”. This objective also aims to address, the importance of the defense of Human Rights and its various conceptions. In this context, we will analyse the importance of education and European Projects to promote the values of Global citizenship, supporting the development and implementation of innovative practices, and joint initiatives. In this sense, through the framing and problematization of Global citizenship, we sought to create a point of reflection for issues such as: “What does it means to be a global citizen?”, “Whose interests are represented here?”, “Is it reasonable to promote a global democracy?” and also: “What is the importance of education and international cooperation in promoting Global citizenship?” This Report also presents AidLearn and the European projects, developed by the company, as well as training actions and strategies based on advocacy and a Soft approach associated with human resources management. The activities performed during the internship and their importance will also be described.Salvador, ReginaRUNBrescianini, Giulia2022-12-09T01:30:49Z2019-12-092020-02-122019-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/92753TID:202348598porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:41:17Zoai:run.unl.pt:10362/92753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:37:34.325869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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