Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11893
Resumo: Na sociedade atual, um dos fatores para o sucesso pessoal e profissional é a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a formação de crianças e jovens como cidadãos ativos. O aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita é fundamental para a aquisição do conhecimento e como fator de inserção social. No entanto, face a alunos nascidos na era digital, em que os telemóveis substituem os livros em suporte de papel, urge implementar estratégias que cativem os alunos para a leitura, na família e na Escola. O objetivo geral deste estudo é, então, averiguar de que forma a concretização de um Projeto pluridisciplinar de leitura e escrita, envolvendo a colaboração Escola-Família, pode aperfeiçoar competências de leitura e escrita e promover melhores resultados escolares, em alunos do 1.º CEB, de uma Escola do distrito do Porto. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e as fontes e os instrumentos de recolha de dados incluem a observação participante, o inquérito por questionário e a análise de textos e documentos. Desta forma, foram analisados textos dos alunos, a opinião dos pais, o relatório da professora bibliotecária e as avaliações da fluência da leitura e dos resultados trimestrais dos alunos. Os resultados permitem concluir que a realização deste projeto de leitura e escrita, no 1.º CEB, contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas e, em consequência, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Assim, um novo desafio se impõe às escolas, no âmbito da Língua Materna: a oferta de um ensino e aprendizagem pluridisciplinar com mais qualidade, tendo por base estratégias, atividades e projetos motivadores, que promovam a literacia e aprendizagens significativas, em trabalho colaborativo escola-família.
id RCAP_af87b4da3e9051a5fe5f9e49c050c195
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-famíliaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOLEITURAESCRITARELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIASUCESSO ESCOLARENSINO BÁSICO 1º CICLOQUALIDADE DO ENSINOEDUCATIONREADINGWRITINGSCHOOL-FAMILY RELATIONSHIPSCHOOL SUCCESSPRIMARY EDUCATIONTEACHING QUALITYNa sociedade atual, um dos fatores para o sucesso pessoal e profissional é a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a formação de crianças e jovens como cidadãos ativos. O aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita é fundamental para a aquisição do conhecimento e como fator de inserção social. No entanto, face a alunos nascidos na era digital, em que os telemóveis substituem os livros em suporte de papel, urge implementar estratégias que cativem os alunos para a leitura, na família e na Escola. O objetivo geral deste estudo é, então, averiguar de que forma a concretização de um Projeto pluridisciplinar de leitura e escrita, envolvendo a colaboração Escola-Família, pode aperfeiçoar competências de leitura e escrita e promover melhores resultados escolares, em alunos do 1.º CEB, de uma Escola do distrito do Porto. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e as fontes e os instrumentos de recolha de dados incluem a observação participante, o inquérito por questionário e a análise de textos e documentos. Desta forma, foram analisados textos dos alunos, a opinião dos pais, o relatório da professora bibliotecária e as avaliações da fluência da leitura e dos resultados trimestrais dos alunos. Os resultados permitem concluir que a realização deste projeto de leitura e escrita, no 1.º CEB, contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas e, em consequência, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Assim, um novo desafio se impõe às escolas, no âmbito da Língua Materna: a oferta de um ensino e aprendizagem pluridisciplinar com mais qualidade, tendo por base estratégias, atividades e projetos motivadores, que promovam a literacia e aprendizagens significativas, em trabalho colaborativo escola-família.Nowadays, one of the main factors for personal and professional success is the quality of the teaching, learning and training process of children and young people as active citizens. The improvement of reading and writing skills is fundamental not just for the acquisition of knowledge but also as a factor of social insertion. However, having to face digital-born learners, where mobile phones replace paper-based books, it is urgent to implement strategies that engage students in reading, both when inside family environment as well when at school. The aim of this study is to find out how a multidisciplinary Reading and Writing Project, involving School-Family collaboration can improve reading and writing skills and promote better school results in a 1st grade student’s group of a Primary School in Oporto. The methodological approach is predominantly of qualitative nature and the gathering of data and posterior analysis include the participant observation, inquiries, student texts, parent opinions, the librarian report, reading fluency evaluation reports and students school reports. Results of the study show that the development of this Multidisciplinary Reading and Writing Project has contributed to the upgrading of these linguistic skills and consequently to the improvement of students’ school results. This way, schools face a new challenge regarding to the mother tongue: providing better multidisciplinary teaching and learning processes based on projects and motivating strategies that promote literacy and meaningful learnings, as well as collaborative school-family work.2021-04-22T17:42:45Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11893TID:202546225porRocha, Lígia Carla Vilariça das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:01.947640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
title Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
spellingShingle Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
SUCESSO ESCOLAR
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
QUALIDADE DO ENSINO
EDUCATION
READING
WRITING
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
SCHOOL SUCCESS
PRIMARY EDUCATION
TEACHING QUALITY
title_short Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
title_full Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
title_fullStr Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
title_full_unstemmed Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
title_sort Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família
author Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves
author_facet Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
SUCESSO ESCOLAR
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
QUALIDADE DO ENSINO
EDUCATION
READING
WRITING
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
SCHOOL SUCCESS
PRIMARY EDUCATION
TEACHING QUALITY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
LEITURA
ESCRITA
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
SUCESSO ESCOLAR
ENSINO BÁSICO 1º CICLO
QUALIDADE DO ENSINO
EDUCATION
READING
WRITING
SCHOOL-FAMILY RELATIONSHIP
SCHOOL SUCCESS
PRIMARY EDUCATION
TEACHING QUALITY
description Na sociedade atual, um dos fatores para o sucesso pessoal e profissional é a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a formação de crianças e jovens como cidadãos ativos. O aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita é fundamental para a aquisição do conhecimento e como fator de inserção social. No entanto, face a alunos nascidos na era digital, em que os telemóveis substituem os livros em suporte de papel, urge implementar estratégias que cativem os alunos para a leitura, na família e na Escola. O objetivo geral deste estudo é, então, averiguar de que forma a concretização de um Projeto pluridisciplinar de leitura e escrita, envolvendo a colaboração Escola-Família, pode aperfeiçoar competências de leitura e escrita e promover melhores resultados escolares, em alunos do 1.º CEB, de uma Escola do distrito do Porto. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e as fontes e os instrumentos de recolha de dados incluem a observação participante, o inquérito por questionário e a análise de textos e documentos. Desta forma, foram analisados textos dos alunos, a opinião dos pais, o relatório da professora bibliotecária e as avaliações da fluência da leitura e dos resultados trimestrais dos alunos. Os resultados permitem concluir que a realização deste projeto de leitura e escrita, no 1.º CEB, contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas e, em consequência, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Assim, um novo desafio se impõe às escolas, no âmbito da Língua Materna: a oferta de um ensino e aprendizagem pluridisciplinar com mais qualidade, tendo por base estratégias, atividades e projetos motivadores, que promovam a literacia e aprendizagens significativas, em trabalho colaborativo escola-família.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2021-04-22T17:42:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11893
TID:202546225
url http://hdl.handle.net/10437/11893
identifier_str_mv TID:202546225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131217503715328