Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Patrícia Moulin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-111406/
Resumo: Esta pesquisa busca compreender os processos e efeitos produzidos pela aprendizagem insuficiente da leitura e escrita dos alunos do 3º ciclo de formação do ensino fundamental da Escola Plural - projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, implementado a partir de 1995 - que se propõe à inclusão e à garantia de direitos dos alunos. Procurou-se examinar as alternativas adotadas pelas escolas para tratar das dificuldades desses alunos ao longo do ensino obrigatório e compreender os processos que levaram à aprendizagem insuficiente da leitura e escrita e seus efeitos nos alunos do 3º ciclo. Foram analisadas ainda as estratégias de sobrevivência escolar adotadas por eles e a contribuição do contexto escolar no processo de inclusão/exclusão dos alunos do mundo letrado. Duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte constituíram o locus da pesquisa. Em cada uma delas foram escolhidos quatro alunos aí matriculados desde o início do ensino fundamental, que apresentavam as caracrísticas mencionadas. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2004, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais do ensino, familiares e os próprios alunos. Sempre que disponíveis, foram também colhidos outros dados sobre o percurso dos alunos ao longo da escolarização Constatou-se a insuficiência das ações da escola para enfrentar, nesses casos, o fracasso escolar, contribuindo para configurá-lo como tal, tendo-se verificado que a presença desses alunos nos anos mais avançados do ensino fundamental altera os códigos educacionais subjacentes à cultura escolar vigente, e ao fazê-lo, cria novas demandas e impasses. Foi possível ainda verificar os múltiplos fatores que corroboram a configuração do fracasso: condição social, questões de raça e gênero, frágil condição das famílias para responder as demandas escolares e incapacidade do poder público para garantir condições básicas de sobrevivência ao público em situação de exclusão social.
id USP_81c47854542df4ffabb71c725c2271a0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31052007-111406
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetóriasReading and writing in the cycle of \"Plural School\": a study of directionsAlfabetizaçãoCiclos escolaresEscola PluralFracasso escolarPlural SchoolReading and writingSchool cyclesSchool failureEsta pesquisa busca compreender os processos e efeitos produzidos pela aprendizagem insuficiente da leitura e escrita dos alunos do 3º ciclo de formação do ensino fundamental da Escola Plural - projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, implementado a partir de 1995 - que se propõe à inclusão e à garantia de direitos dos alunos. Procurou-se examinar as alternativas adotadas pelas escolas para tratar das dificuldades desses alunos ao longo do ensino obrigatório e compreender os processos que levaram à aprendizagem insuficiente da leitura e escrita e seus efeitos nos alunos do 3º ciclo. Foram analisadas ainda as estratégias de sobrevivência escolar adotadas por eles e a contribuição do contexto escolar no processo de inclusão/exclusão dos alunos do mundo letrado. Duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte constituíram o locus da pesquisa. Em cada uma delas foram escolhidos quatro alunos aí matriculados desde o início do ensino fundamental, que apresentavam as caracrísticas mencionadas. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2004, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais do ensino, familiares e os próprios alunos. Sempre que disponíveis, foram também colhidos outros dados sobre o percurso dos alunos ao longo da escolarização Constatou-se a insuficiência das ações da escola para enfrentar, nesses casos, o fracasso escolar, contribuindo para configurá-lo como tal, tendo-se verificado que a presença desses alunos nos anos mais avançados do ensino fundamental altera os códigos educacionais subjacentes à cultura escolar vigente, e ao fazê-lo, cria novas demandas e impasses. Foi possível ainda verificar os múltiplos fatores que corroboram a configuração do fracasso: condição social, questões de raça e gênero, frágil condição das famílias para responder as demandas escolares e incapacidade do poder público para garantir condições básicas de sobrevivência ao público em situação de exclusão social.This research seeks understanding the processes and effects produced by insufficient writing and reading learning of third cycle students from elementary level of \"Plural School\" - political project from the city school system in Belo Horizonte, implemented in 1995 - which proposes inclusion and guarantee of students\' rights. The researcher examined the alternatives schools adopted to treat students\' difficulties along school period and understand the processes which led to third cycle students\' insufficient reading and writing learning. Survival school strategies they adopted and the school contribution in students\' inclusion/exclusion processes in the reading world were also analysed. Two schools of the city system in Belo Horizonte were the locus of research. In each of them, 4 students who had the mentioned characteristics and who had been studying there since 1st grade were chosen. The research was realized during the second semester of 2004, through semi-structured interviews with teaching professionals, students\' family and the students themselves. Whenever possible, other data about students\' performance along school life were collected. The research showed school inability to deal with failure and the presence of these students in advanced years of elementary school makes educational codes which are related to current school culture different from what it should be. Thus, new demands and new obstacles are created. It was also possible to observe the multiple factors which confirm failure configuration: social condition, race and gender aspects, families\' fragile condition to respond to school demands and inability of government to guarantee basic survival conditions to people in social exclusion condition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarretto, Elba Siqueira de SáMendonça, Patrícia Moulin2007-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-111406/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-31052007-111406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
Reading and writing in the cycle of \"Plural School\": a study of directions
title Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
spellingShingle Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
Mendonça, Patrícia Moulin
Alfabetização
Ciclos escolares
Escola Plural
Fracasso escolar
Plural School
Reading and writing
School cycles
School failure
title_short Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
title_full Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
title_fullStr Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
title_full_unstemmed Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
title_sort Ler e escrever nos ciclos da Escola Plural: um estudo de trajetórias
author Mendonça, Patrícia Moulin
author_facet Mendonça, Patrícia Moulin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barretto, Elba Siqueira de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Patrícia Moulin
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ciclos escolares
Escola Plural
Fracasso escolar
Plural School
Reading and writing
School cycles
School failure
topic Alfabetização
Ciclos escolares
Escola Plural
Fracasso escolar
Plural School
Reading and writing
School cycles
School failure
description Esta pesquisa busca compreender os processos e efeitos produzidos pela aprendizagem insuficiente da leitura e escrita dos alunos do 3º ciclo de formação do ensino fundamental da Escola Plural - projeto político-pedagógico da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, implementado a partir de 1995 - que se propõe à inclusão e à garantia de direitos dos alunos. Procurou-se examinar as alternativas adotadas pelas escolas para tratar das dificuldades desses alunos ao longo do ensino obrigatório e compreender os processos que levaram à aprendizagem insuficiente da leitura e escrita e seus efeitos nos alunos do 3º ciclo. Foram analisadas ainda as estratégias de sobrevivência escolar adotadas por eles e a contribuição do contexto escolar no processo de inclusão/exclusão dos alunos do mundo letrado. Duas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte constituíram o locus da pesquisa. Em cada uma delas foram escolhidos quatro alunos aí matriculados desde o início do ensino fundamental, que apresentavam as caracrísticas mencionadas. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2004, por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais do ensino, familiares e os próprios alunos. Sempre que disponíveis, foram também colhidos outros dados sobre o percurso dos alunos ao longo da escolarização Constatou-se a insuficiência das ações da escola para enfrentar, nesses casos, o fracasso escolar, contribuindo para configurá-lo como tal, tendo-se verificado que a presença desses alunos nos anos mais avançados do ensino fundamental altera os códigos educacionais subjacentes à cultura escolar vigente, e ao fazê-lo, cria novas demandas e impasses. Foi possível ainda verificar os múltiplos fatores que corroboram a configuração do fracasso: condição social, questões de raça e gênero, frágil condição das famílias para responder as demandas escolares e incapacidade do poder público para garantir condições básicas de sobrevivência ao público em situação de exclusão social.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-111406/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31052007-111406/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091218812960768