Sustentabilidade e GRH: Práticas de responsabilidade social interna no setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Inês Vieira Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23989
Resumo: A Sustentabilidade e a Sustentabilidade Social têm tido crescente atenção de vários atores políticos e organizacionais e exemplo disso é a Diretiva n.º 2014/95/UE. Tal impele as organizações a tomar responsabilidade nesta mudança e o setor bancário não é exceção, dada a sua dimensão e escrutínio público. Os objetivos deste estudo são identificar as práticas de responsabilidade social internas mais recorrentes no setor bancário, desde a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 89/2017, originado pela diretiva europeia mencionada, onde algumas instituições bancárias passaram a ser obrigadas a reportar os seus impactos, e analisar se houve alterações no reporte após a sua aplicação. Primeiramente verificou-se que instituições bancárias tinham o número de trabalhadores necessários para que fosse aplicável o critério do Decreto-Lei 89/2017. Num universo de 27 bancos em Portugal, apenas 7 tinham dimensão para estarem sujeitos às suas diretrizes. Seguidamente, utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da análise de conteúdo de Relatórios e Contas e Relatórios de Sustentabilidade dessas organizações, de 2017 a 2020, através do software MAXQDA onde se categorizaram as práticas de responsabilidade social reportadas. Como base para esta análise realizou-se um levantamento das práticas de responsabilidade social internas indicadas na literatura, nas normas de certificação Norma ISO 2600, Norma SA 8000 e Norma Portuguesa 4469-2019 e nas diretrizes da Global Reporting Iniciative (GRI). Conclui-se que as práticas mais recorrentes na banca coincidem com as mencionadas na literatura e no decreto, embora haja espaço para melhorarias nas temáticas Benefícios dos Trabalhadores, Work-Life Balance ou Motivação e Envolvimento dos Trabalhadores.
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