Artistas no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sara Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1954
Resumo: Este relatório final da prática de ensino supervisionada II, foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar. Envolveu 25 crianças com idades compreendidas entre os cinco e seis anos, num jardim-de-infância na freguesia da Areosa, do concelho de Viana do Castelo. O presente estudo de investigação pretendeu estudar a influência da arte nas crianças, contornar a ideia que a área das expressões artísticas funciona só como uma atividade lúdica. O estudo é constituído por três partes. A primeira contempla a apresentação e caraterização do contexto educativo onde se realizou esta prática. A segunda parte apresenta a pertinência do estudo e fundamentação teórica, aqui é feita também uma referência à metodologia adotada no estudo – investigação-ação, assim como a análise e interpretação dos dados obtidos e por fim todas as conclusões que foram retiradas de todo o trabalho desenvolvido. Na fase final do relatório é feita a reflexão final sobre a PES, onde é apresentada a análise de tudo o que foi observado e possível reter com esta experiência que irá mudar o meu futuro. Através da observação efetuada pode-se constatar que a expressão plástica não era das preferidas das crianças, não demonstrando muito agrado cada vez que lhes era proposto atividades dentro deste domínio. Deste modo, providenciou-se diversas atividades com recurso a materiais diversificados com o intuito de mudar as práticas. Denotou-se uma constante evolução e mudança de pensamento das crianças no que diz respeito a atividades deste teor. No final as crianças demonstravam grande prazer e alegria em atividades deste género alcançando-se assim a evolução pretendida nas suas ações, atingindo os objetivos traçados.
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