Manutenção preditiva e tags RFID industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Rúben Alexandre Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29854
Resumo: Ao longo deste documento serão expostas as diversas fases do projeto de desenvolvimento de um sistema de identificação de componentes em máquinas industriais e de um sistema de monitorização e acompanhamento da condição de motores de indução trifásicos. A primeira parte do projeto é relativa ao desenvolvimento de um sistema capaz de identificar de forma exclusiva componentes integrantes de máquinas industriais. Recorreu-se para isso à incorporação de tags RFID embutidas nos componentes em identificação, energizadas via ondas rádio por antenas ligadas a leitores RFID de modo a enviarem o código único e identificador do componente a que estão afixadas. Deste modo o sistema é informado da presença da peça original, sabendo assim que determinado componente não foi substituído por outro. Quando a tentativa de obtenção dos códigos identificadores das várias peças em monitorização não é bem-sucedida, deverá ser emitido um alerta numa interface gráfica, acessível através de um display tátil que permite a interação com o utilizador. A segunda parte do projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de acompanhamento da condição de motores de indução trifásicos. Atualmente já existem no mercado alguns sistemas de acompanhamento da condição de motores de indução, no entanto, a abordagem pretendida com este sistema é inovadora. Pretende-se neste projeto desenvolver um sistema de monitorização com equipamentos de baixo custo, recorrendo apenas a software open-source, em que o processo de monitorização seja automático, iniciando-se na aquisição de sinais do motor, mostrando-os ao utilizador e que, em caso de falha detetada, seja emitido um alarme na aplicação desenvolvida. Primeiramente foram estudadas diversas técnicas de diagnóstico de falhas e selecionadas as mais relevantes e de fácil implementação para o diagnóstico de barras rotóricas quebradas e curto-circuitos em enrolamentos estatóricos. Com base nas características técnicas pretendidas para o sistema, foram selecionados sensores e transdutores capazes de colmatar as propriedades necessárias, com vista a adquirir os sinais de interesse. Para a parte de aquisição de dados optou-se por um módulo de aquisição com uma grande capacidade de amostragem que permite a conversão dos sinais analógicos para digital. Os sinais adquiridos são recebidos por uma placa de desenvolvimento onde serão processados em algoritmos de diagnóstico de falhas, que tratam os dados e retiram as informações importantes, podendo emitir diversos alarmes e diagnosticar falhas em estado incipiente.
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