Valor e luxo: a problemática do consumo de moda século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Orquídea Maria de Abreu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/56910
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing
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spelling Valor e luxo: a problemática do consumo de moda século XXILuxoMarcasConsumidorInfluência económicaGrupos económicosLuxuryBrandsConsumerEconomic influenceEconomic groupsHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e MarketingO conceito de luxo tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo. Quando o consumidor compra uma marca de luxo, procura uma recompensa que pode ser emocional ou social. Contudo o comportamento do consumidor e a crise económica que atravessamos em 2008 conduziu a uma alteração no segmento deste mercado. Os produtos de luxo são procurados no sentido de satisfazer uma experiência pessoal e não coletiva ou familiar. Novos conceitos surgiram e novas abordagens foram feitas neste mercado. Assistimos a uma reorganização das marcas, quer ao nível do conceito, quer ao nível económico onde podemos atualmente observar que as principais marcas de luxo estão inseridas em grandes grupos económicos que dominam o luxo. Esta união levou a que as próprias marcas se tornassem mais competitivas. Nesta dissertação foi abordada toda esta temática e de que forma é que estes principais eixos, consumidor, marcas de luxo, crise, grupos económicos, se orientam de forma a fazer face aos paradigmas atuais e aos futuros paradigmas que vão surgir, entretanto.The concept of luxury has been changing over time. When the consumer buys a luxury brand, look for a reward that can be emotional or social. However, consumer behaviour and the economic crisis that we faced in 2008 led to a change in this market segment. Luxury products are sought in order to satisfy a personal experience and not collective or family experience. New concepts have emerged and new approaches have been made in this market. We have seen a reorganization of the brands, both at the level of the concept and at the economic level where we can now observe that the main luxury brands belong to large and very important economic groups that dominate the luxury market. This union has made the brands themselves become more competitive. In this dissertation the whole theme was discussed and how these main axes, consumer, luxury brands, crisis, economic groups, are oriented in order to face the current paradigms and future paradigms that will arise in the meantime.Guedes, Maria da GraçaUniversidade do MinhoFerreira, Orquídea Maria de Abreu20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56910por202013006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:03.108067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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