A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Matilde Soares de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6702
Resumo: A Tecnologia na Educação: Jogos Eletrônicos Educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem é um estudo que focaliza a Tecnologia da Informação e do Conhecimento no processo educativo. Diante disso, a questão central é saber junto aos professores e alunos quais as contribuições dos jogos eletrônicos educativos para a melhoria do ensino e aprendizagem. Para tanto, objetiva-se compreender as contribuições dos jogos eletrônicos educativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, fundamentando-se no pensamento dos teóricos Giddens, Lévy e Moita. O tema é relevante para a educação na era digital porque possibilita uma reflexão acerca do envolvimento das redes sociais de comunicação que têm invadido a mente de homens, mulheres, jovens e crianças. O trabalho parte de uma pesquisa comparativa, de cunho quanti-qualitativo, tendo como instrumentos de investigação uma entrevista com professores e um questionário direcionado aos alunos que, juntos, deram suporte à coleta de dados e informações. Dentre os resultados obtidos, vê-se que a escola não deve ficar aquém desses recursos, porque repercutem na educação, sobretudo na sociedade do conhecimento; bem como apontam para a compreensão de que os jogos eletrônicos educativos contribuem significativamente no processo de aprendizagem, assim como instigam e motivam a participação dos alunos nas atividades escolares.
id RCAP_afcc4a95676e31abaf8e2bd113adf0ed
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6702
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagemMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOERA DIGITALJOGOS EDUCATIVOSJOGOS DE COMPUTADORPROCESSO EDUCATIVOENSINOAPRENDIZAGEMRECURSOS EDUCATIVOSRECURSOS ELETRÓNICOSTECNOLOGIAEDUCATIONDIGITAL AGEEDUCATIONAL GAMESCOMPUTER GAMESEDUCATIONAL PROCESSTEACHINGLEARNINGEDUCATIONAL RESOURCESELECTRONIC RESOURCESTECHNOLOGYA Tecnologia na Educação: Jogos Eletrônicos Educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem é um estudo que focaliza a Tecnologia da Informação e do Conhecimento no processo educativo. Diante disso, a questão central é saber junto aos professores e alunos quais as contribuições dos jogos eletrônicos educativos para a melhoria do ensino e aprendizagem. Para tanto, objetiva-se compreender as contribuições dos jogos eletrônicos educativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, fundamentando-se no pensamento dos teóricos Giddens, Lévy e Moita. O tema é relevante para a educação na era digital porque possibilita uma reflexão acerca do envolvimento das redes sociais de comunicação que têm invadido a mente de homens, mulheres, jovens e crianças. O trabalho parte de uma pesquisa comparativa, de cunho quanti-qualitativo, tendo como instrumentos de investigação uma entrevista com professores e um questionário direcionado aos alunos que, juntos, deram suporte à coleta de dados e informações. Dentre os resultados obtidos, vê-se que a escola não deve ficar aquém desses recursos, porque repercutem na educação, sobretudo na sociedade do conhecimento; bem como apontam para a compreensão de que os jogos eletrônicos educativos contribuem significativamente no processo de aprendizagem, assim como instigam e motivam a participação dos alunos nas atividades escolares.The technology in education: Educational Electronic Games, a challenge to the teaching and learning focuses on information technology and knowledge in the educational process. Given this, the central issue is to know with teachers and students which are the contributions from educational video games for the improvement in the teaching and learning process. So, this study aims to understand the contributions of educational electronic games in the teaching and learning process, and it bases in the theoretical thought of Giddens, Lévy and Moita. The theme has relevance for education in the digital age because it allows a reflection about the involvement of the social networks of communication that has invaded the minds of men, women, youth and children. This work is a comparative research of quantitative and qualitative nature, with interviews and questionnaires to teachers and students who gave support to the collection of data and information. Among the results obtained, we see that the school should not fall short of these resources, because reflect in the education, especially in the knowledge society; as well as pointing to the understanding that the educational electronic games contribute significantly in the learning process, as well as instigate and motivate the pupils ' participation in school activities.2015-11-03T10:55:15Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6702porOliveira, Matilde Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:44.976387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
title A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
spellingShingle A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
Oliveira, Matilde Soares de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ERA DIGITAL
JOGOS EDUCATIVOS
JOGOS DE COMPUTADOR
PROCESSO EDUCATIVO
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
RECURSOS ELETRÓNICOS
TECNOLOGIA
EDUCATION
DIGITAL AGE
EDUCATIONAL GAMES
COMPUTER GAMES
EDUCATIONAL PROCESS
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
ELECTRONIC RESOURCES
TECHNOLOGY
title_short A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
title_full A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
title_fullStr A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
title_full_unstemmed A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
title_sort A tecnologia na educação: jogos eletrônicos educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem
author Oliveira, Matilde Soares de
author_facet Oliveira, Matilde Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Matilde Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ERA DIGITAL
JOGOS EDUCATIVOS
JOGOS DE COMPUTADOR
PROCESSO EDUCATIVO
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
RECURSOS ELETRÓNICOS
TECNOLOGIA
EDUCATION
DIGITAL AGE
EDUCATIONAL GAMES
COMPUTER GAMES
EDUCATIONAL PROCESS
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
ELECTRONIC RESOURCES
TECHNOLOGY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ERA DIGITAL
JOGOS EDUCATIVOS
JOGOS DE COMPUTADOR
PROCESSO EDUCATIVO
ENSINO
APRENDIZAGEM
RECURSOS EDUCATIVOS
RECURSOS ELETRÓNICOS
TECNOLOGIA
EDUCATION
DIGITAL AGE
EDUCATIONAL GAMES
COMPUTER GAMES
EDUCATIONAL PROCESS
TEACHING
LEARNING
EDUCATIONAL RESOURCES
ELECTRONIC RESOURCES
TECHNOLOGY
description A Tecnologia na Educação: Jogos Eletrônicos Educativos, um desafio para o ensino e a aprendizagem é um estudo que focaliza a Tecnologia da Informação e do Conhecimento no processo educativo. Diante disso, a questão central é saber junto aos professores e alunos quais as contribuições dos jogos eletrônicos educativos para a melhoria do ensino e aprendizagem. Para tanto, objetiva-se compreender as contribuições dos jogos eletrônicos educativos no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar, fundamentando-se no pensamento dos teóricos Giddens, Lévy e Moita. O tema é relevante para a educação na era digital porque possibilita uma reflexão acerca do envolvimento das redes sociais de comunicação que têm invadido a mente de homens, mulheres, jovens e crianças. O trabalho parte de uma pesquisa comparativa, de cunho quanti-qualitativo, tendo como instrumentos de investigação uma entrevista com professores e um questionário direcionado aos alunos que, juntos, deram suporte à coleta de dados e informações. Dentre os resultados obtidos, vê-se que a escola não deve ficar aquém desses recursos, porque repercutem na educação, sobretudo na sociedade do conhecimento; bem como apontam para a compreensão de que os jogos eletrônicos educativos contribuem significativamente no processo de aprendizagem, assim como instigam e motivam a participação dos alunos nas atividades escolares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T10:55:15Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6702
url http://hdl.handle.net/10437/6702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131264873136128