Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Susana Marina Pedrosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22875
Resumo: O presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional.
id RCAP_afceefcb57366beafcc80ff2e339cc70
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22875
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo pilotoJovensConflitoAbandono escolar precoceFatores de riscoFatores de proteçãoResposta ao conflitoYouthConflictEarly school leavingRisk factorsProtective factorsResponse to conflictDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional.The present pilot study, is part of the project entitled “PROMISE” and aims to contribute to the study of the suitability of the methodology defined in the scope of this project; and to understand the youth perspective on school early leaving as a conflict. In the study, participated four youth (19 -24 years old), who experienced early school leaving. Using a mixed methodology, data was collected regarding participants' sociodemographic characterization, risk and protection factors, self-concept, coping and psychopathological symptoms (through questionnaires); and a semi-structured interview was conducted in order to access youth perceptions about early school leaving and their response to this conflict. Results evidence that data collection protocol fits to the target population, and early school leaving is not always seen as a conflict. The presence of one or more risk and protective factors, in the moment of the school leaving, are indicated to have impact in its occurrence and in youth understanding of it. Results, regarding the current moment, suggest the importance of the relation between youth individual characteristics (e.g., self-concept, coping, and psychological symptoms) and risk and protective factors to their understanding of early school leaving, highlighting the importance of a multidimensional perspective.Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira deCarneiro, AlexandraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Susana Marina Pedrosa2017-09-25T15:56:50Z2017-07-1820172017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22875TID:201759195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:01.260888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
title Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
spellingShingle Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
Mendes, Susana Marina Pedrosa
Jovens
Conflito
Abandono escolar precoce
Fatores de risco
Fatores de proteção
Resposta ao conflito
Youth
Conflict
Early school leaving
Risk factors
Protective factors
Response to conflict
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
title_full Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
title_fullStr Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
title_full_unstemmed Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
title_sort Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
author Mendes, Susana Marina Pedrosa
author_facet Mendes, Susana Marina Pedrosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira de
Carneiro, Alexandra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Susana Marina Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Conflito
Abandono escolar precoce
Fatores de risco
Fatores de proteção
Resposta ao conflito
Youth
Conflict
Early school leaving
Risk factors
Protective factors
Response to conflict
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Jovens
Conflito
Abandono escolar precoce
Fatores de risco
Fatores de proteção
Resposta ao conflito
Youth
Conflict
Early school leaving
Risk factors
Protective factors
Response to conflict
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T15:56:50Z
2017-07-18
2017
2017-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22875
TID:201759195
url http://hdl.handle.net/10400.14/22875
identifier_str_mv TID:201759195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131884241813504