Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22875 |
Resumo: | O presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional. |
id |
RCAP_afceefcb57366beafcc80ff2e339cc70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22875 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo pilotoJovensConflitoAbandono escolar precoceFatores de riscoFatores de proteçãoResposta ao conflitoYouthConflictEarly school leavingRisk factorsProtective factorsResponse to conflictDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional.The present pilot study, is part of the project entitled “PROMISE” and aims to contribute to the study of the suitability of the methodology defined in the scope of this project; and to understand the youth perspective on school early leaving as a conflict. In the study, participated four youth (19 -24 years old), who experienced early school leaving. Using a mixed methodology, data was collected regarding participants' sociodemographic characterization, risk and protection factors, self-concept, coping and psychopathological symptoms (through questionnaires); and a semi-structured interview was conducted in order to access youth perceptions about early school leaving and their response to this conflict. Results evidence that data collection protocol fits to the target population, and early school leaving is not always seen as a conflict. The presence of one or more risk and protective factors, in the moment of the school leaving, are indicated to have impact in its occurrence and in youth understanding of it. Results, regarding the current moment, suggest the importance of the relation between youth individual characteristics (e.g., self-concept, coping, and psychological symptoms) and risk and protective factors to their understanding of early school leaving, highlighting the importance of a multidimensional perspective.Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira deCarneiro, AlexandraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMendes, Susana Marina Pedrosa2017-09-25T15:56:50Z2017-07-1820172017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22875TID:201759195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22875Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:01.260888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
title |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
spellingShingle |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto Mendes, Susana Marina Pedrosa Jovens Conflito Abandono escolar precoce Fatores de risco Fatores de proteção Resposta ao conflito Youth Conflict Early school leaving Risk factors Protective factors Response to conflict Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
title_full |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
title_fullStr |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
title_full_unstemmed |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
title_sort |
Promise : promoting youth involvement and social engagement : opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe : estudo piloto |
author |
Mendes, Susana Marina Pedrosa |
author_facet |
Mendes, Susana Marina Pedrosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Maria Luísa Brites Parreira C. Vieira de Carneiro, Alexandra Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Susana Marina Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Conflito Abandono escolar precoce Fatores de risco Fatores de proteção Resposta ao conflito Youth Conflict Early school leaving Risk factors Protective factors Response to conflict Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Jovens Conflito Abandono escolar precoce Fatores de risco Fatores de proteção Resposta ao conflito Youth Conflict Early school leaving Risk factors Protective factors Response to conflict Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O presente estudo piloto enquadra-se no projeto “PROMISE” e tem como principais objetivos contribuir para o estudo da adequabilidade da metodologia definida no âmbito do referido projeto, bem como compreender a perspetiva dos jovens relativamente ao abandono escolar, enquanto conflito. Participaram quatro jovens (19 - 24 anos), que vivenciaram o abandono escolar precocemente. Utilizando-se uma metodologia mista, foram recolhidos dados de caracterização dos participantes, fatores de risco e proteção, autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica (questionários); assim como, realizada uma entrevista semiestruturada para aceder à narrativa do jovem acerca do abandono escolar e respetiva resposta. Os resultados sugerem que o protocolo de recolha de dados adequa-se às especificidades da população-alvo e que o abandono escolar não é sempre entendido como um conflito. No momento do abandono, a presença de um ou vários fatores de risco e de proteção parecem ter impacto nesse acontecimento e na forma como é percecionado. No momento atual, os resultados sugerem a importância da relação entre características individuais (e.g., autoconceito, coping e sintomatologia psicopatológica), fatores de risco e proteção, para o entendimento que os jovens têm relativamente ao abandono escolar, realçando-se a importância de uma abordagem multidimensional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25T15:56:50Z 2017-07-18 2017 2017-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/22875 TID:201759195 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/22875 |
identifier_str_mv |
TID:201759195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131884241813504 |