O semáforo autorregulador de ruído na sala de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida Silva Ramalhete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24812
Resumo: O seguinte Relatório Final reflete a investigação realizada em contexto de prática de ensino supervisionada num jardim-de-infância público no concelho de Coimbra. A prática foi realizada numa sala heterogénea com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Considerando que o ruído excessivo é uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde, esta investigação centra-se nesse mesmo tópico. Na sala onde foi realizado o estágio existia um semáforo controlador do ruído que quando mostrava a luz vermelha provocava um sinal sonoro para avisar os presentes do barulho em excesso. Uma vez que, através de uma recolha de dados, se observou que o semáforo tocava variadas vezes ao longo do dia, procurou-se contornar esta questão em conjunto com as crianças, criando um registo de frequências e um programa de incentivos com as mesmas. Os objetivos pretendidos com esta investigação foram: ajudar as crianças na autorregulação do comportamento, nomeadamente do ruído produzido, promover o cumprimento das regras e criar na sala um ambiente de bem-estar. O estudo realizado permitiu constatar que a participação ativa das crianças na criação das regras facilita o cumprimento das mesmas e que o controlo do número de vezes que o semáforo tocava e a criação de um programa de incentivos promoveu a autorregulação do ruído por parte das crianças.
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