A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205 |
Resumo: | A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada Resumo: No contexto educativo, a perspetiva sociocognitiva concebe a autoeficácia para a aprendizagem como a percepção do aluno acerca das suas capacidades para aprender ou concretizar comportamentos escolares a um nível ambicionado, interpretando-a como uma componente fundamental no processo autorregulatório. Suportado nos racionais teóricos da autoeficácia de Bandura e nos processos autorregulatórios da aprendizagem de Zimmerman, este texto tem como objetivo fazer uma abordagem teórica e de reflexão sobre a importância das percepções de autoeficácia dos alunos na autorregulação das suas aprendizagens. Estas teorias realçam que os alunos, que normalmente consideram que são capazes de executar as atividades escolares sugeridas, usam mais estratégias cognitivas e metacognitivas no seu desempenho escolar, definem metas mais desafiantes, persistem mais na tarefa e alcançam níveis mais altos de realização. São apresentadas algumas sugestões para a prática pedagógica.Palavras-chave: Autoeficácia; Autorregulação da aprendizagem; Rendimento escolar. The essentiality of self-efficacy in self-regulated learning Abstract: In a school content, the socio-cognitive perspective frames self-efficacy as the students’ perception on both their learning skills and behavior concepts at the desired level within a specific range unraveling it as a fundamental component in a self- regulated procedure. Based both on the Bandura’s theoretical selfefficacy reasoning and Zimmerman’s self-regulated learning procedures, the current text has as its purpose a theoretical and reflexive approach on the students’ self-efficacy apprehension upon learning self-regulation. The underlying theoretical information to both patterns emphasizes the role of students who usually consider themselves to be able to carry out the implied schooling activities. These students are acknowledged for using more cognitive and meta-cognitive strategies in their school performance together with a definition of more challenging goals. Some suggestions for pedagogical practice are presented.Keywords: Self-efficacy; Self-regulated learning; School performance. La esencialidad de la auto-eficacia en el aprendizaje auto-regulado Resumen: En el contexto educativo, la perspectiva socio-cognitiva concibe la autoeficacia como la percepción de los estudiantes acerca de sus capacidades para aprender o poner en práctica comportamientos escolares, el nivel de ambición em un campo específico, interpretándolo como un componente fundamental en el proceso de auto-regulación. Con el respaldo de la teoría de la auto-eficacia de Bandura y de los procesos auto-regulatorios de aprendizaje de Zimmerman, el presente trabajo tiene como objetivo hacer una aproximación teórica y la reflexión sobre la importancia de la percepción de auto-eficacia de los alumnos en la autorregulación de su aprendizaje. La literatura que subyace en los dos modelos teóricos hace hincapié en que los estudiantes suelen considerar que no es capaz de realizar las actividades escolares sugeridas, utilizan estrategias cognitivas y meta-cognitivas más en su desempeño escolar, establecer metas más desafiantes, persiste más tempo en la tarea cuando se enfrentan dificultades y alcanzar mayores niveles de logro. Se presentan algunas sugerencias para la practica pedagógica.Palabras clave: Auto-eficacia; Auto-regulación del aprendizaje; Rendimiento escolar. Data de registro: 04/11/2014 Data de aceite: 17/02/2016 |
id |
UFU-2_0e1ed6321b6fbdc58f6812375c126b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28205 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorreguladaAutorregulação da aprendizagemRendimento escolarAutoeficáciaA essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada Resumo: No contexto educativo, a perspetiva sociocognitiva concebe a autoeficácia para a aprendizagem como a percepção do aluno acerca das suas capacidades para aprender ou concretizar comportamentos escolares a um nível ambicionado, interpretando-a como uma componente fundamental no processo autorregulatório. Suportado nos racionais teóricos da autoeficácia de Bandura e nos processos autorregulatórios da aprendizagem de Zimmerman, este texto tem como objetivo fazer uma abordagem teórica e de reflexão sobre a importância das percepções de autoeficácia dos alunos na autorregulação das suas aprendizagens. Estas teorias realçam que os alunos, que normalmente consideram que são capazes de executar as atividades escolares sugeridas, usam mais estratégias cognitivas e metacognitivas no seu desempenho escolar, definem metas mais desafiantes, persistem mais na tarefa e alcançam níveis mais altos de realização. São apresentadas algumas sugestões para a prática pedagógica.Palavras-chave: Autoeficácia; Autorregulação da aprendizagem; Rendimento escolar. The essentiality of self-efficacy in self-regulated learning Abstract: In a school content, the socio-cognitive perspective frames self-efficacy as the students’ perception on both their learning skills and behavior concepts at the desired level within a specific range unraveling it as a fundamental component in a self- regulated procedure. Based both on the Bandura’s theoretical selfefficacy reasoning and Zimmerman’s self-regulated learning procedures, the current text has as its purpose a theoretical and reflexive approach on the students’ self-efficacy apprehension upon learning self-regulation. The underlying theoretical information to both patterns emphasizes the role of students who usually consider themselves to be able to carry out the implied schooling activities. These students are acknowledged for using more cognitive and meta-cognitive strategies in their school performance together with a definition of more challenging goals. Some suggestions for pedagogical practice are presented.Keywords: Self-efficacy; Self-regulated learning; School performance. La esencialidad de la auto-eficacia en el aprendizaje auto-regulado Resumen: En el contexto educativo, la perspectiva socio-cognitiva concibe la autoeficacia como la percepción de los estudiantes acerca de sus capacidades para aprender o poner en práctica comportamientos escolares, el nivel de ambición em un campo específico, interpretándolo como un componente fundamental en el proceso de auto-regulación. Con el respaldo de la teoría de la auto-eficacia de Bandura y de los procesos auto-regulatorios de aprendizaje de Zimmerman, el presente trabajo tiene como objetivo hacer una aproximación teórica y la reflexión sobre la importancia de la percepción de auto-eficacia de los alumnos en la autorregulación de su aprendizaje. La literatura que subyace en los dos modelos teóricos hace hincapié en que los estudiantes suelen considerar que no es capaz de realizar las actividades escolares sugeridas, utilizan estrategias cognitivas y meta-cognitivas más en su desempeño escolar, establecer metas más desafiantes, persiste más tempo en la tarea cuando se enfrentan dificultades y alcanzar mayores niveles de logro. Se presentan algunas sugerencias para la practica pedagógica.Palabras clave: Auto-eficacia; Auto-regulación del aprendizaje; Rendimiento escolar. Data de registro: 04/11/2014 Data de aceite: 17/02/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2820510.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 283-3201982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205/21322Copyright (c) 2017 abílio afonso lourenço, Maria Olímpia Almeida Paivahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Abílio AfonsoPaiva, Maria Olímpia Almeida2023-06-07T13:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28205Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-07T13:19:40Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
title |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
spellingShingle |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada Lourenço, Abílio Afonso Autorregulação da aprendizagem Rendimento escolar Autoeficácia |
title_short |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
title_full |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
title_fullStr |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
title_full_unstemmed |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
title_sort |
A essencialidade da autoeficácia na aprendizagem autorregulada |
author |
Lourenço, Abílio Afonso |
author_facet |
Lourenço, Abílio Afonso Paiva, Maria Olímpia Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Maria Olímpia Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Abílio Afonso Paiva, Maria Olímpia Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação da aprendizagem Rendimento escolar Autoeficácia |
topic |
Autorregulação da aprendizagem Rendimento escolar Autoeficácia |
description |
A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada Resumo: No contexto educativo, a perspetiva sociocognitiva concebe a autoeficácia para a aprendizagem como a percepção do aluno acerca das suas capacidades para aprender ou concretizar comportamentos escolares a um nível ambicionado, interpretando-a como uma componente fundamental no processo autorregulatório. Suportado nos racionais teóricos da autoeficácia de Bandura e nos processos autorregulatórios da aprendizagem de Zimmerman, este texto tem como objetivo fazer uma abordagem teórica e de reflexão sobre a importância das percepções de autoeficácia dos alunos na autorregulação das suas aprendizagens. Estas teorias realçam que os alunos, que normalmente consideram que são capazes de executar as atividades escolares sugeridas, usam mais estratégias cognitivas e metacognitivas no seu desempenho escolar, definem metas mais desafiantes, persistem mais na tarefa e alcançam níveis mais altos de realização. São apresentadas algumas sugestões para a prática pedagógica.Palavras-chave: Autoeficácia; Autorregulação da aprendizagem; Rendimento escolar. The essentiality of self-efficacy in self-regulated learning Abstract: In a school content, the socio-cognitive perspective frames self-efficacy as the students’ perception on both their learning skills and behavior concepts at the desired level within a specific range unraveling it as a fundamental component in a self- regulated procedure. Based both on the Bandura’s theoretical selfefficacy reasoning and Zimmerman’s self-regulated learning procedures, the current text has as its purpose a theoretical and reflexive approach on the students’ self-efficacy apprehension upon learning self-regulation. The underlying theoretical information to both patterns emphasizes the role of students who usually consider themselves to be able to carry out the implied schooling activities. These students are acknowledged for using more cognitive and meta-cognitive strategies in their school performance together with a definition of more challenging goals. Some suggestions for pedagogical practice are presented.Keywords: Self-efficacy; Self-regulated learning; School performance. La esencialidad de la auto-eficacia en el aprendizaje auto-regulado Resumen: En el contexto educativo, la perspectiva socio-cognitiva concibe la autoeficacia como la percepción de los estudiantes acerca de sus capacidades para aprender o poner en práctica comportamientos escolares, el nivel de ambición em un campo específico, interpretándolo como un componente fundamental en el proceso de auto-regulación. Con el respaldo de la teoría de la auto-eficacia de Bandura y de los procesos auto-regulatorios de aprendizaje de Zimmerman, el presente trabajo tiene como objetivo hacer una aproximación teórica y la reflexión sobre la importancia de la percepción de auto-eficacia de los alumnos en la autorregulación de su aprendizaje. La literatura que subyace en los dos modelos teóricos hace hincapié en que los estudiantes suelen considerar que no es capaz de realizar las actividades escolares sugeridas, utilizan estrategias cognitivas y meta-cognitivas más en su desempeño escolar, establecer metas más desafiantes, persiste más tempo en la tarea cuando se enfrentan dificultades y alcanzar mayores niveles de logro. Se presentan algunas sugerencias para la practica pedagógica.Palabras clave: Auto-eficacia; Auto-regulación del aprendizaje; Rendimiento escolar. Data de registro: 04/11/2014 Data de aceite: 17/02/2016 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/28205/21322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 abílio afonso lourenço, Maria Olímpia Almeida Paiva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 abílio afonso lourenço, Maria Olímpia Almeida Paiva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 283-320 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233368457216 |