Criatividade e improvisação cultural dez anos depois: uma atualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ingold, Tim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hallam, Elizabeth, Renheimer, Patricia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/taa/article/view/5398
Resumo: Mais  de  dez  anos  se  passaram  desde  que  escrevemos   a  introdução  para  o  livro Criatividade e improvisação Cultural.  Tinha sido uma tarefa assustadora, não apenas por causa do carater  variável das nossas palavras-chave. Se era muito  difícil definir  o conceito de cultura; a definição dos  conceitos de criatividade e de improvisação era quase impossível. Estes últimos termos,  no  entanto,  colocaram  desafios  diferentes.   Notamos,  em  2007,  que  o  conceito de criatividade atraia muito  mais atenção critica  do que o conceito de improvisação, e esse continua sendo  o  caso.  A  literatura   sobre  criatividade explodiu, embora  mais  fora  do  que  dentro   da antropologia, em áreas como psicologia cognitiva, inteligência artificial, educação e administração. Discussões  sobre  improvisação, por  outro   lado, permanecem em  grande  parte  confinadas a estudos de desempenho experimental, situados na musica, no teatro e na dança. Distribuídos entre domínios disciplinares separados, cada um ainda e discutido isoladamente passados 10 anos.
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