A Improvisação como processo criativo : uma abordagem Barroca e Contemporânea
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6420 |
Resumo: | Este trabalho de projeto tem como objetivo oferecer à comunidade musical elementos de criação improvisatória através da investigação e identificação das caraterísticas, diferentes e comuns, que impulsionam a criatividade na improvisação barroca e contemporânea. Para realização desta tarefa, além da consulta bibliográfica sobre as técnicas de improvisação em ambas as expressões musicais, foram realizadas pesquisas com a finalidade de demonstrar o pensamento criacional em ambos os modelos. Foi-se constatado que, além de ter de lidar com as peculiaridades estético-funcionais de cada expressão, ambas as linguagens musicais exigem do improvisador uma capacidade de perceção cognitiva a ser usada na performance em tempo real. |
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A Improvisação como processo criativo : uma abordagem Barroca e ContemporâneaImprovisação musicalProcesso criativoPerformanceBarrocoMúsica contemporâneaMusical improvisationCreative processBaroqueContemporary musicDomínio/Área Científica : HumanidadesEste trabalho de projeto tem como objetivo oferecer à comunidade musical elementos de criação improvisatória através da investigação e identificação das caraterísticas, diferentes e comuns, que impulsionam a criatividade na improvisação barroca e contemporânea. Para realização desta tarefa, além da consulta bibliográfica sobre as técnicas de improvisação em ambas as expressões musicais, foram realizadas pesquisas com a finalidade de demonstrar o pensamento criacional em ambos os modelos. Foi-se constatado que, além de ter de lidar com as peculiaridades estético-funcionais de cada expressão, ambas as linguagens musicais exigem do improvisador uma capacidade de perceção cognitiva a ser usada na performance em tempo real.Abstract : This work aims to offer to the musical community elements of improvisational creation through the investigation and identification of the different and common characteristics that stimulate creativity in baroque and contemporary improvisation. For the accomplishment of this task, in addition to the bibliographic research on improvisation techniques in both languages, researches were carried out to demonstrate the creative thinking in both models of improvisation. It was observed that, in addition to dealing with the aesthetic-functional peculiarities of each language, both musical languages require a cognitive-perception capacity of the improviser to be used in real time performance.Álvares, Paulo Sérgio GuimarãesCastilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNesrala, Arthur Kalil Assaf2019-03-28T15:50:18Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6420TID:202208257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:05.286526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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