O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Estela, Baptista, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38389
Resumo: A discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas.
id RCAP_afed24cb694281cd36f58ad073d427da
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIPTrabalho ColaborativoDesenvolvimento profissionalDesenvolvimento organizacionalA discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas.Edições PedagoRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, MartaCosta, EstelaBaptista, Mónica2019-05-23T13:41:43Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38389porAlmeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE.978-989-8655-35-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:25.080391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
title O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
spellingShingle O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
Almeida, Marta
Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento organizacional
title_short O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
title_full O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
title_fullStr O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
title_full_unstemmed O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
title_sort O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP
author Almeida, Marta
author_facet Almeida, Marta
Costa, Estela
Baptista, Mónica
author_role author
author2 Costa, Estela
Baptista, Mónica
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marta
Costa, Estela
Baptista, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento organizacional
topic Trabalho Colaborativo
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento organizacional
description A discussão em torno das linhas de orientação que devem estar na base do desenho de projetos de formação e de desenvolvimento profissional dos professores vem apontando para uma cada vez maior aproximação aos contextos de trabalho em que estes se inserem. Reportando-nos à ideia de práticas indutoras de desenvolvimento profissional, na qual integramos a formação enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional em detrimento de uma concepção atomista de formação dirigida ao treino de competências avulso, entendemos que a formação contínua não pode ser reduzida a uma visão funcionalista enquanto instrumento de implementação de reformas preconizadas mas antes entendida como um processo que valoriza o desenvolvimento individual e organizacional. Assim, pretendemos dar conta da experiência do trabalho desenvolvido em contexto de escolas TEIP, enquanto espaços embrionários de criação de comunidades aprendentes. Comunidades baseadas no trabalho colaborativo numa perspectiva construtivista e sociocultural em que a aprendizagem é percebida como um esforço individual embora situado social e culturalmente, visando a resolução de problemas, num projecto de revisão e auto-análise permanente, sinal de aprendizagem e de desenvolvimento institucional, bem como o incremento de uma cultura de inovação permanente nas escolas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2019-05-23T13:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38389
url http://hdl.handle.net/10451/38389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, M., Costa, E., & Baptista, M., (2014). O trabalho colaborativo como mecanismo de aprendizagem, de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Cultura de Escola (pp. 474-480). Mangualde: Edições Pedago/ISCE.
978-989-8655-35-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Pedago
publisher.none.fl_str_mv Edições Pedago
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134388374470656