O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/694 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_1f150f1b7ed47037e190c1933a534c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)Trabalho colaborativoLiderança intermédiaSupervisãoDesenvolvimento profissionalDissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.No âmbito do actual paradigma organizacional de escola, valoriza-se no professor a colegialidade, a participação e a colaboração entre os seus pares. Cabe-lhe, a ele, partilhar, agir, enfrentar novos desafios, dando lugar a uma nova dinâmica, a um desenvolvimento qualitativo dentro da organização escolar. Em face deste enquadramento, os cargos de gestão intermédia assumem especial relevo. Os que desempenham esses cargos, ao assumirem-se como líderes, podem ser os promotores de mudança, tendo como finalidade o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar. Propusemo-nos estudar, particularmente o papel do coordenador do departamento curricular a quem compete o exercício do cargo de supervisor, o qual deve ser promotor da melhoria e qualidade das práticas educativas pela dinamização do trabalho colaborativo entre os professores, visando o sucesso educativo. Neste âmbito, pretendemos, perceber qual a percepção dos coordenadores face ao trabalho entre pares e, na sua opinião, quais os factores inibidores de um trabalho desta natureza (...)IC-OnlineSaltão, Maria João Carramona2012-12-05T11:38:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:38.435182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
title |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
spellingShingle |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) Saltão, Maria João Carramona Trabalho colaborativo Liderança intermédia Supervisão Desenvolvimento profissional |
title_short |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
title_full |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
title_fullStr |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
title_full_unstemmed |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
title_sort |
O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso) |
author |
Saltão, Maria João Carramona |
author_facet |
Saltão, Maria João Carramona |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saltão, Maria João Carramona |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho colaborativo Liderança intermédia Supervisão Desenvolvimento profissional |
topic |
Trabalho colaborativo Liderança intermédia Supervisão Desenvolvimento profissional |
description |
Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-12-05T11:38:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/694 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/694 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136952146984960 |