O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saltão, Maria João Carramona
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/694
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_1f150f1b7ed47037e190c1933a534c51
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/694
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)Trabalho colaborativoLiderança intermédiaSupervisãoDesenvolvimento profissionalDissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.No âmbito do actual paradigma organizacional de escola, valoriza-se no professor a colegialidade, a participação e a colaboração entre os seus pares. Cabe-lhe, a ele, partilhar, agir, enfrentar novos desafios, dando lugar a uma nova dinâmica, a um desenvolvimento qualitativo dentro da organização escolar. Em face deste enquadramento, os cargos de gestão intermédia assumem especial relevo. Os que desempenham esses cargos, ao assumirem-se como líderes, podem ser os promotores de mudança, tendo como finalidade o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar. Propusemo-nos estudar, particularmente o papel do coordenador do departamento curricular a quem compete o exercício do cargo de supervisor, o qual deve ser promotor da melhoria e qualidade das práticas educativas pela dinamização do trabalho colaborativo entre os professores, visando o sucesso educativo. Neste âmbito, pretendemos, perceber qual a percepção dos coordenadores face ao trabalho entre pares e, na sua opinião, quais os factores inibidores de um trabalho desta natureza (...)IC-OnlineSaltão, Maria João Carramona2012-12-05T11:38:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:43Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:38.435182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
title O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
spellingShingle O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
Saltão, Maria João Carramona
Trabalho colaborativo
Liderança intermédia
Supervisão
Desenvolvimento profissional
title_short O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
title_full O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
title_fullStr O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
title_full_unstemmed O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
title_sort O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)
author Saltão, Maria João Carramona
author_facet Saltão, Maria João Carramona
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Saltão, Maria João Carramona
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Liderança intermédia
Supervisão
Desenvolvimento profissional
topic Trabalho colaborativo
Liderança intermédia
Supervisão
Desenvolvimento profissional
description Dissertação de Mestrado em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolar apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-12-05T11:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/694
url http://hdl.handle.net/10400.8/694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136952146984960