Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15085
Resumo: De acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional.
id RCAP_aff3149e700e2ff4f141d77eea289300
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhosSuporte parentalExploração de carreiraIntervenção de carreiraAtividades conjuntasAutoeficáciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDe acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional.According to vocational literature, career development as a process that occurs throughout the life-span of the individual, can in a way be explained by more proximal relational and contextual factors such as parental support (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Empirical studies show that parental support is positively associated with exploration activities and levels of confidence for career decision-making process (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). In this context, the main objective of this study is to analyze the effect of a career intervention, based on conjoint (parent-student) activities, in perceived parental support, career exploration processes and self-efficacy for career decision-making, in students from the 7th grade. The results allowed to observe the impact of the intervention, according to the analysis of variances with repeated measures, by revealing a significant effect on self-efficacy for decision-making process. Finally, the results are discussed and the implications are advanced for vocational practice.Gamboa, VítorSapientiaBértolo, Filipa Alexandra Pacheco2021-02-12T16:35:18Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15085TID:202497178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:28Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:59.685882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
title Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
spellingShingle Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco
Suporte parental
Exploração de carreira
Intervenção de carreira
Atividades conjuntas
Autoeficácia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
title_full Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
title_fullStr Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
title_full_unstemmed Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
title_sort Suporte Parental Percebido e Exploração de Carreira - estudo do impacto de uma intervenção de carreira promotora das atividades conjuntas pais-filhos
author Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco
author_facet Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gamboa, Vítor
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Bértolo, Filipa Alexandra Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte parental
Exploração de carreira
Intervenção de carreira
Atividades conjuntas
Autoeficácia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Suporte parental
Exploração de carreira
Intervenção de carreira
Atividades conjuntas
Autoeficácia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description De acordo com a literatura vocacional, o desenvolvimento de carreira, enquanto processo que ocorre ao longo de todo o ciclo de vida, pode ser explicado, de certa forma, por fatores relacionais e contextuais mais proximais, como é o caso do suporte parental (e.g., Carvalho & Taveira, 2012; Dietrich & Kracke, 2009; Porfeli & Lee, 2012; Turner et al., 2003; Vondracek, Lerner, & Schulenberg, 1986). Estudos empíricos evidenciam que o suporte parental surge positivamente associado aos comportamentos de exploração e aos níveis de confiança para a tomada de decisão de carreira (e.g., Estreia, Gamboa, Rodrigues, & Paixão, 2018; Garcia, Restubog, Toledano, Tolentino, & Rafferty, 2012; Hargrove, Creagh, & Keller, 2002; Rodrigues, Gamboa, Vieira, Paixão, & Domingues, 2017; Schmitt-Rodermund & Vondracek, 1999; Whiston & Keller, 2004). Neste âmbito, o objetivo geral deste estudo pretende analisar o efeito de uma intervenção de carreira, assente nas atividades conjuntas pais-filhos, no suporte parental percebido, nos processos vocacionais de exploração e na autoeficácia para a tomada de decisão de carreira, em alunos do 7.º ano do ensino básico. Os resultados permitiram observar o impacto da intervenção, de acordo com a análise das variâncias com medições repetidas, ao revelar efeito significativo na autoeficácia para a tomada de decisão. Por fim, este resultado é discutido e as suas implicações são avançadas para a prática vocacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
2020-05-28T00:00:00Z
2021-02-12T16:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15085
TID:202497178
url http://hdl.handle.net/10400.1/15085
identifier_str_mv TID:202497178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133300669808640