Coconstruindo sociedades ecológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/151021 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute a elaboração coletiva e transcultural de um Módulo de Ensino, aplicado a uma turma de Mestrado da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Esse processo de coconstrução fez parte do Projeto Partibridges, e possibilitou dar sequência aos trabalhos do Observatório de Literacia Oceânica com as comunidades costeiras locais. A Associação de Pesca Artesanal –ALA-ALA foi parceira no projeto, o que permitiu aprofundar em um tema de enorme relevância socioambiental–a pesca artesanal. Acreditamos que a aproximação teórico-prática aqui apresentada e discutida, poderá ser de grande interesse no âmbito da Educação Ambiental (EA), já que elucida conceitos, teorias, metodologias e métodos pedagógicos, faz uma análise sobre o papel das instituições de ensino na transformação para a sustentabilidade e apresenta um projeto de caráter inovador, que poderá servir de inspiração e de base inicial para novas ações de EA. |
id |
RCAP_affc18c9aae934676c065f4e235675ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/151021 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Coconstruindo sociedades ecológicasCo-constructing ecological societiesThe diversity of knowledge for a common knowledgeA diversidade de conhecimentos para um conhecimento comum.Co-constructionSustainabilitySocial justiceEste artigo apresenta e discute a elaboração coletiva e transcultural de um Módulo de Ensino, aplicado a uma turma de Mestrado da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Esse processo de coconstrução fez parte do Projeto Partibridges, e possibilitou dar sequência aos trabalhos do Observatório de Literacia Oceânica com as comunidades costeiras locais. A Associação de Pesca Artesanal –ALA-ALA foi parceira no projeto, o que permitiu aprofundar em um tema de enorme relevância socioambiental–a pesca artesanal. Acreditamos que a aproximação teórico-prática aqui apresentada e discutida, poderá ser de grande interesse no âmbito da Educação Ambiental (EA), já que elucida conceitos, teorias, metodologias e métodos pedagógicos, faz uma análise sobre o papel das instituições de ensino na transformação para a sustentabilidade e apresenta um projeto de caráter inovador, que poderá servir de inspiração e de base inicial para novas ações de EA.DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do AmbienteMARE - Centro de Ciências do Mar e do AmbienteRUNOliveira, DanielMesquita, Mónica2023-03-21T22:27:58Z2022-08-152022-08-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article21application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/151021por2318-4884PURE: 56516306https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:33:27Zoai:run.unl.pt:10362/151021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:54:25.409853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coconstruindo sociedades ecológicas Co-constructing ecological societiesThe diversity of knowledge for a common knowledge A diversidade de conhecimentos para um conhecimento comum. |
title |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
spellingShingle |
Coconstruindo sociedades ecológicas Oliveira, Daniel Co-construction Sustainability Social justice |
title_short |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
title_full |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
title_fullStr |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
title_full_unstemmed |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
title_sort |
Coconstruindo sociedades ecológicas |
author |
Oliveira, Daniel |
author_facet |
Oliveira, Daniel Mesquita, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Mónica |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DCEA - Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniel Mesquita, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Co-construction Sustainability Social justice |
topic |
Co-construction Sustainability Social justice |
description |
Este artigo apresenta e discute a elaboração coletiva e transcultural de um Módulo de Ensino, aplicado a uma turma de Mestrado da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Esse processo de coconstrução fez parte do Projeto Partibridges, e possibilitou dar sequência aos trabalhos do Observatório de Literacia Oceânica com as comunidades costeiras locais. A Associação de Pesca Artesanal –ALA-ALA foi parceira no projeto, o que permitiu aprofundar em um tema de enorme relevância socioambiental–a pesca artesanal. Acreditamos que a aproximação teórico-prática aqui apresentada e discutida, poderá ser de grande interesse no âmbito da Educação Ambiental (EA), já que elucida conceitos, teorias, metodologias e métodos pedagógicos, faz uma análise sobre o papel das instituições de ensino na transformação para a sustentabilidade e apresenta um projeto de caráter inovador, que poderá servir de inspiração e de base inicial para novas ações de EA. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 2022-08-15T00:00:00Z 2023-03-21T22:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/151021 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/151021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2318-4884 PURE: 56516306 https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138133018673152 |