UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5954 |
Resumo: | Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning |
id |
RCAP_b00ab308dbcedd01e993640f60f644f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGALEnsino a distânciaAuto-aprendizagemAprendizagem colaborativa,B-learningTrabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-LearningEste trabalho tem por objectivos avaliar se os bombeiros reúnem as condições necessárias à implementação de um modelo de ensino a distância na sua formação e identificar o modelo de ensino adequado às particularidades da formação dos bombeiros em Portugal, que permita minimizar os condicionantes que limitam o acesso e frequência das acções de formação, em particular dos bombeiros voluntários. A maioria dos bombeiros em Portugal é voluntária, acumulando o exercício de uma actividade profissional com a prestação de serviço voluntário nos corpos de bombeiros. A formação exigida aos bombeiros para o desempenho da sua missão, inclusive aos bombeiros que são voluntários, pelo seu extenso e diversificado programa, é dificilmente conciliada com a actividade profissional e a vida pessoal e familiar. A flexibilidade que distingue o ensino a distância desde a sua origem possibilita uma solução de ensino-aprendizagem, baseada na exploração das potencialidades do ensino online, compatível com os constrangimentos dos bombeiros voluntários. O b-learning permite minimizar a componente presencial dos programas de formação, reduzindo as deslocações e o tempo de permanência nos centros de formação, ao substituir aulas presenciais por actividades online. As aulas presenciais são reservadas para momentos específicos do programa, em função da natureza dos conteúdos programáticos e das tarefas de aprendizagem, dando resposta à especificidade da formação dos bombeiros, que se reveste de uma forte componente prática. Para sustentar a aplicabilidade de um modelo de ensino misto à formação dos bombeiros foi realizado um trabalho de investigação, utilizando o questionário como instrumento de recolha de dados, que incidiu sobre uma amostra de 270 bombeiros. O estudo pretendeu caracterizar o acesso e utilização do computador e da Internet, as competências ao nível da literacia digital, as percepções sobre a formação e o ensino a distância e o interesse na formação a distância por parte dos bombeiros. Apesar da heterogeneidade evidenciada pela amostra, nomeadamente ao nível da idade e das habilitações literárias, podemos concluir que uma maioria muito significativa dos bombeiros tem facilidade de acesso ao computador e utiliza a Internet, pesquisando, comunicando e interagindo socialmente na Internet. As competências percepcionadas sobre o nível de literacia digital são na sua maioria ao nível do Bom e Muito Bom. Os bombeiros têm desejo de aprender e de ter acesso a mais formação. Os bombeiros identificaram a modalidade de b-learning como a solução que poderá atenuar as dificuldades diagnosticadas que condicionam o acesso à formação. Os resultados obtidos permitem concluir que os bombeiros portugueses reúnem as condições necessárias para se constituírem como potenciais destinatários de formação a distância, num modelo de ensino híbrido que combine a formação online com a formação presencial.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaTomé, IreneRUNReis, Vítor Manuel Figueiredo dos2011-07-17T18:19:01Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:54Zoai:run.unl.pt:10362/5954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:38.445469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
title |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
spellingShingle |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL Reis, Vítor Manuel Figueiredo dos Ensino a distância Auto-aprendizagem Aprendizagem colaborativa, B-learning |
title_short |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
title_full |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
title_fullStr |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
title_full_unstemmed |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
title_sort |
UM MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL |
author |
Reis, Vítor Manuel Figueiredo dos |
author_facet |
Reis, Vítor Manuel Figueiredo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomé, Irene RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Vítor Manuel Figueiredo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Auto-aprendizagem Aprendizagem colaborativa, B-learning |
topic |
Ensino a distância Auto-aprendizagem Aprendizagem colaborativa, B-learning |
description |
Trabalho de Projecto de Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-17T18:19:01Z 2011-03 2011-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5954 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137815477354496 |