O desenvolvimento curricular no b-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7910 |
Resumo: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning |
id |
RCAP_afc802a44145f46d76c6cbfb2d35d68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento curricular no b-learningDesenvolvimento curricularE-learningB-learningEnsino a distânciaAprendizagem construtivista e colaborativaTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-LearningO principal objetivo deste trabalho, consistiu em compreender a importância de uma abordagem inovadora no âmbito da formação contínua de docentes, bem como, dar a conhecer algumas das características e metodologias relativas a um processo de desenvolvimento curricular, na implementação de um curso no modelo b-learning, fundamentado em princípios predominantemente construtivistas. Para sustentar esta investigação procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o Desenvolvimento Curricular, Aprendizagem a Distância e Modelos de desenvolvimento de cursos a Distância. O estudo de caso para esta investigação foi desenvolvido com base num curso de formação contínua para docentes, “Utilização Educativa da Plataforma Moodle”, na modalidade semi-presencial, b-learning. O que significa que o curso decorreu numa plataforma online, onde foram propostas várias atividades. Estas basearam-se na leitura de textos, debates, reflexões e trabalhos de caráter prático. Assume-se como objetivo do curso, a promoção e desenvolvimento de competências no uso de uma plataforma Moodle em ambiente escolar. O estudo foi realizado na plataforma Moodle da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival, em Tomar. A escolha deve-se ao facto de já lá estar implementado o referido curso de formação. Procedeu-se à aferição do desenho do curso, nomeadamente no que diz respeito à especificação de objetivos cognitivos, à definição das metodologias de avaliação, à conceção curricular ou sequência de conteúdos, e o desenho de atividades que procuram promover a aprendizagem, com o intuito de responder às seguintes questões: Quais as competências a desenvolver no âmbito da reflexão sobre metodologias de trabalho dos professores na sua atividade com alunos e/ou professores, com a utilização da plataforma Moodle? Quais as competências a desenvolver no âmbito da exploração de plataformas de e-Learning, do desenvolvimento de cursos de e-Learning e da integração de tecnologias associadas enquanto professor ou criador de cursos/disciplinas? Como desenvolver a capacidade de análise das atividades realizadas com a plataforma Moodle, no que se refere à organização, planificação e avaliação de atividades? Quais as competências a desenvolver sobre a estruturação e dinamização de espaços de trabalho para o uso efetivo e generalizado de plataformas? Após este estudo, observámos que no desenvolvimento e planeamento de uma unidade curricular, os aspetos metodológicos assumem uma relevância determinante.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMarques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:49.167942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
title |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
spellingShingle |
O desenvolvimento curricular no b-learning Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa Desenvolvimento curricular E-learning B-learning Ensino a distância Aprendizagem construtivista e colaborativa |
title_short |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
title_full |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
title_fullStr |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
title_sort |
O desenvolvimento curricular no b-learning |
author |
Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa |
author_facet |
Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento curricular E-learning B-learning Ensino a distância Aprendizagem construtivista e colaborativa |
topic |
Desenvolvimento curricular E-learning B-learning Ensino a distância Aprendizagem construtivista e colaborativa |
description |
Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7910 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137825505935360 |