O desenvolvimento curricular no b-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7910
Resumo: Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning
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spelling O desenvolvimento curricular no b-learningDesenvolvimento curricularE-learningB-learningEnsino a distânciaAprendizagem construtivista e colaborativaTrabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-LearningO principal objetivo deste trabalho, consistiu em compreender a importância de uma abordagem inovadora no âmbito da formação contínua de docentes, bem como, dar a conhecer algumas das características e metodologias relativas a um processo de desenvolvimento curricular, na implementação de um curso no modelo b-learning, fundamentado em princípios predominantemente construtivistas. Para sustentar esta investigação procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o Desenvolvimento Curricular, Aprendizagem a Distância e Modelos de desenvolvimento de cursos a Distância. O estudo de caso para esta investigação foi desenvolvido com base num curso de formação contínua para docentes, “Utilização Educativa da Plataforma Moodle”, na modalidade semi-presencial, b-learning. O que significa que o curso decorreu numa plataforma online, onde foram propostas várias atividades. Estas basearam-se na leitura de textos, debates, reflexões e trabalhos de caráter prático. Assume-se como objetivo do curso, a promoção e desenvolvimento de competências no uso de uma plataforma Moodle em ambiente escolar. O estudo foi realizado na plataforma Moodle da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival, em Tomar. A escolha deve-se ao facto de já lá estar implementado o referido curso de formação. Procedeu-se à aferição do desenho do curso, nomeadamente no que diz respeito à especificação de objetivos cognitivos, à definição das metodologias de avaliação, à conceção curricular ou sequência de conteúdos, e o desenho de atividades que procuram promover a aprendizagem, com o intuito de responder às seguintes questões: Quais as competências a desenvolver no âmbito da reflexão sobre metodologias de trabalho dos professores na sua atividade com alunos e/ou professores, com a utilização da plataforma Moodle? Quais as competências a desenvolver no âmbito da exploração de plataformas de e-Learning, do desenvolvimento de cursos de e-Learning e da integração de tecnologias associadas enquanto professor ou criador de cursos/disciplinas? Como desenvolver a capacidade de análise das atividades realizadas com a plataforma Moodle, no que se refere à organização, planificação e avaliação de atividades? Quais as competências a desenvolver sobre a estruturação e dinamização de espaços de trabalho para o uso efetivo e generalizado de plataformas? Após este estudo, observámos que no desenvolvimento e planeamento de uma unidade curricular, os aspetos metodológicos assumem uma relevância determinante.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMarques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:11Zoai:run.unl.pt:10362/7910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:49.167942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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