Sistema de informação geográfica aplicado a mobilidade pedonal: análise e classificação de percursos pedonais. Estudo de caso da cidade de Faro.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3772 |
Resumo: | Dissertação de mest., Geomática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 |
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Sistema de informação geográfica aplicado a mobilidade pedonal: análise e classificação de percursos pedonais. Estudo de caso da cidade de Faro.Sistemas de informação geográficaPeõesPercursos pedestresMobilidadeUrbanismoQualidadeDissertação de mest., Geomática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011A qualidade de vida nas nossas cidades é cada vez mais dependente do desenho urbano. As características do espaço público pedonal podem contribuir de forma decisiva para o desempenho sustentável da mobilidade urbana e consequentemente para a qualidade da vivência dos espaços construídos. Um espaço pedonal livre de obstáculos, com declives suaves, contínuo, agradável e seguro, é sem dúvida um espaço que convida à sua fruição e à socialização das populações. No presente projecto pretende-se conceber e aplicar uma metodologia de classificação da qualidade física dos espaços pedonais em meio urbano, classificação essa baseada fundamentalmente na legislação em vigor, Decreto-Lei 163/2006 de 8 de Agosto. Outro objectivo é a construção de um SIG que permita visualizar os resultados obtidos de modo claro e simples, permitindo uma rápida interpretação da situação analisada e agilizando todo o processo de requalificação de um percurso pedestre. Pretende-se que seja uma ferramenta que ajude as autarquias a melhorar a qualidade do espaço pedonal, pois crê-se que trabalhos desta índole contribuem de forma bastante positiva para a dignificação do modo de transporte pedonal face ao automóvel e consequentemente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Assim está-se a sensibilizar as entidades responsáveis para a problemática da mobilidade para todos e a dotá-los de procedimentos que possam avaliar as condições de segurança, conforto e acessibilidade que a cidade oferece aos seus cidadãos. De realçar que a metodologia desenvolvida pode ser aplicada em qualquer cidade Portuguesa. Os alvos da aplicação deste estudo, foram alguns percursos da cidade de Faro nomeadamente os que apresentam uma procura pedonal significativa, devido à importância das ligações entre estações de transportes públicos ou parques de estacionamento e diversos serviços distribuídos pela cidade.Gameiro, Maria Celeste BarrosoSapientiaBatista, Rita Isabel Custódio2015-04-16T00:30:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:52Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:16.809111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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