Impacto do Ativismo (Online e/ ou Offline) na Satisfa??o com o Suporte Social e nas Habilidades Sociais: estudo piloto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/657 |
Resumo: | O ativismo pode ser percecionado como um conjunto de comportamentos baseados em motiva??es e valores aliados na solidariedade e coopera??o, que visam efetivar mudan?as na respetiva sociedade em que o ativista se insere. As tecnologias da informa??o e comunica??o (TIC) vieram permitir que este ativismo migrasse para o espa?o digital surgindo assim o ativismo online, ativismo digital ou ciberativismo. Relativamente ? rela??o do ativismo com o suporte social e habilidades sociais, existe uma escassez de pesquisas (nacionais e internacionais) que explorem a rela??o direta entre os constructos. A partir dos dados recolhidos numa amostra portuguesa, o presente estudo pretende caracterizar e descrever o ativista social (online e/ ou offline), relacionar o ativismo social com o suporte social e as habilidades sociais, de modo a averiguar se o apoio em causas sociais tem impacto na satisfa??o que o indiv?duo retira das rela??es que estabelece no dia-adia, bem como a exist?ncia ou n?o de um maior grau de habilidades sociais. Metodologia: A amostra deste estudo envolveu 210 participantes, dos quais 154 elementos s?o do sexo feminino (73,3%) e 56 elementos do sexo masculino (26,7%), com idades compreendidas entre os 15 e os 73 anos, sendo a m?dia de idades de 31,19 anos (DP = 11,62). O protocolo foi composto por um breve question?rio sociodemogr?fico, question?rio sobre ativismo social, Escala de Satisfa??o com o Suporte Social (ESSS) e o Invent?rio de Habilidades Sociais (IHS). Os dados obtidos revelam que os sujeitos que apoiam causas sociais offline apresentam uma menor satisfa??o relativamente ?s amizades/ amigos. O grupo de participantes que apoia causas offline (n = 134) apresenta maior habilidade no fator da autoexposi??o a desconhecidos ou a situa??es novas. Os que apoiam causas online (n = 96), al?m de melhor habilidade no fator autoexposi??o, tamb?m apresentam melhor habilidades de conversa??o e desenvoltura social. |
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Impacto do Ativismo (Online e/ ou Offline) na Satisfa??o com o Suporte Social e nas Habilidades Sociais: estudo pilotoAtivismo social - Social activismSuporte social - Social supportHabilidades sociais - Social skillsOnline - OnlineOffline - OfflineO ativismo pode ser percecionado como um conjunto de comportamentos baseados em motiva??es e valores aliados na solidariedade e coopera??o, que visam efetivar mudan?as na respetiva sociedade em que o ativista se insere. As tecnologias da informa??o e comunica??o (TIC) vieram permitir que este ativismo migrasse para o espa?o digital surgindo assim o ativismo online, ativismo digital ou ciberativismo. Relativamente ? rela??o do ativismo com o suporte social e habilidades sociais, existe uma escassez de pesquisas (nacionais e internacionais) que explorem a rela??o direta entre os constructos. A partir dos dados recolhidos numa amostra portuguesa, o presente estudo pretende caracterizar e descrever o ativista social (online e/ ou offline), relacionar o ativismo social com o suporte social e as habilidades sociais, de modo a averiguar se o apoio em causas sociais tem impacto na satisfa??o que o indiv?duo retira das rela??es que estabelece no dia-adia, bem como a exist?ncia ou n?o de um maior grau de habilidades sociais. Metodologia: A amostra deste estudo envolveu 210 participantes, dos quais 154 elementos s?o do sexo feminino (73,3%) e 56 elementos do sexo masculino (26,7%), com idades compreendidas entre os 15 e os 73 anos, sendo a m?dia de idades de 31,19 anos (DP = 11,62). O protocolo foi composto por um breve question?rio sociodemogr?fico, question?rio sobre ativismo social, Escala de Satisfa??o com o Suporte Social (ESSS) e o Invent?rio de Habilidades Sociais (IHS). Os dados obtidos revelam que os sujeitos que apoiam causas sociais offline apresentam uma menor satisfa??o relativamente ?s amizades/ amigos. O grupo de participantes que apoia causas offline (n = 134) apresenta maior habilidade no fator da autoexposi??o a desconhecidos ou a situa??es novas. Os que apoiam causas online (n = 96), al?m de melhor habilidade no fator autoexposi??o, tamb?m apresentam melhor habilidades de conversa??o e desenvoltura social.ISMT2016-10-04T13:27:36Z2016-10-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/657TID:201179113porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/657Nunes, T?nia Isabel MendesArriaga, Sofia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:40Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:13.878748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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