O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242 |
Resumo: | Resumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de língua espanhola no Ensino Médio. |
id |
RCAP_b01681f98bc70c81c024047bd1c7ddc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742023000300242 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativasjogos on-lineensino de espanholduolingoIMVUpráticas ludopedagógicasResumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de língua espanhola no Ensino Médio.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242Oliveira,Ivan Lucas deSantos,Deivid Alex dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:25Zoai:scielo:S2182-84742023000300242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:22.782760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
title |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
spellingShingle |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas Oliveira,Ivan Lucas de jogos on-line ensino de espanhol duolingo IMVU práticas ludopedagógicas |
title_short |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
title_full |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
title_fullStr |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
title_full_unstemmed |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
title_sort |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas |
author |
Oliveira,Ivan Lucas de |
author_facet |
Oliveira,Ivan Lucas de Santos,Deivid Alex dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Deivid Alex dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Ivan Lucas de Santos,Deivid Alex dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos on-line ensino de espanhol duolingo IMVU práticas ludopedagógicas |
topic |
jogos on-line ensino de espanhol duolingo IMVU práticas ludopedagógicas |
description |
Resumo A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de língua espanhola no Ensino Médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000300242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.11 n.2 2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392949460992 |