O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ivan Lucas de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Deivid Alex dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.27986
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio.
id RCAP_60425b5d6ec749ea6427a99422e64cac
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua EspanholaDuolingo e IMVU en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Lengua EspañolaO Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua EspanholaOther articlesA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio.The present research aimed to analyze the contributions of Duolingo and IMVU to the ludopedagogical practices in the teaching and learning of Spanish Language through the reports of students and a teacher from the first year of high school in a private institution. Twelve students and one Spanish language teacher participated in the research. For data collection, we used a sociodemographic questionnaire with five questions and a structured questionnaire with nine questions. The analyses were performed according to the proposed objective based on the reports of the students and the teacher. The results show that the students report that the use of Duolingo and IMVU contributes to the strengthening of the learning processes of writing and speaking in Spanish language classes. Therefore, the use of games and digital applications is considered an important tool for teaching Spanish language in high school.Esta investigación tuvo como objetivo analizar los aportes de Duolingo e IMVU a las prácticas ludopedagógicas en la enseñanza y el aprendizaje de la Lengua Española a través de los relatos de estudiantes y de un profesor del primer año de Enseñanza Media en una institución educativa privada. Doce estudiantes y un profesor de lengua española participaron en la investigación. Como instrumento de recolección de datos se utilizó un cuestionario sociodemográfico con cinco preguntas y un cuestionario estructurado con nueve preguntas. Los análisis se realizaron según el objetivo propuesto a partir de los informes de los alumnos y el profesor. Los resultados demuestran que los estudiantes manifiestan que el uso de Duolingo y el IMVU corrobora la potencialización de los procesos de aprendizaje de la escritura y la expresión oral en las clases de lengua español. Por lo tanto, el uso de juegos y aplicaciones digitales se considera una herramienta importante para la enseñanza de la lengua española en la Enseñanza Media.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.27986por2182-96402182-8474Oliveira, Ivan Lucas deSantos, Deivid Alex dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T08:15:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:42.912567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
Duolingo e IMVU en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Lengua Española
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
title O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
spellingShingle O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
Oliveira, Ivan Lucas de
Other articles
title_short O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
title_full O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
title_fullStr O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
title_full_unstemmed O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
title_sort O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
author Oliveira, Ivan Lucas de
author_facet Oliveira, Ivan Lucas de
Santos, Deivid Alex dos
author_role author
author2 Santos, Deivid Alex dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ivan Lucas de
Santos, Deivid Alex dos
dc.subject.por.fl_str_mv Other articles
topic Other articles
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.27986
url https://doi.org/10.25749/sis.27986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131692198264832