Educar para a gestão sustentável da água em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3911
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
id RCAP_b02c5396db6ef0b2627f1a8d3d97410c
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a gestão sustentável da água em PortugalEducação ambiental - PortugalÁgua - Gestão sustentável - PortugalFísica - Conteúdo programático - Ensino secundário - PortugalQuímica - Conteúdo programático - Ensino secundário - PortugalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaEste trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.This study aims at demonstrating the importance of Environmental Education to the sustainable use of water in Portugal, in a context of increasing globalization, exponential increase of world population and consequent over-exploitation of natural resources. School must assume an essential role in educating future citizens, which is possible because syllabuses allow teachers to develop activities that contribute to students' recognition of ecosystem problems and the importance of adopting an attitude of both individual and collective ethical responsibility. Nowadays, syllabuses are already organized so that teachers can develop activities which might/should raise students' awareness regarding the different components of curricular contents: Science, Technology and Society. The access to reliable information sources at school is easy, that is why the research of updated documents allows the development, under the teacher's guidance, of diverse topics in the context of syllabuses, including those with repercussion in the sustainable use of water.Gomes, Arlindo CaniçouBibliorumMagalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos2015-11-24T10:27:58Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:13.784754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
title Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
spellingShingle Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
Educação ambiental - Portugal
Água - Gestão sustentável - Portugal
Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
title_full Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
title_fullStr Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
title_full_unstemmed Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
title_sort Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
author Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
author_facet Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Arlindo Caniço
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental - Portugal
Água - Gestão sustentável - Portugal
Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic Educação ambiental - Portugal
Água - Gestão sustentável - Portugal
Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description Este trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2015-11-24T10:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3911
url http://hdl.handle.net/10400.6/3911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136348376924160