Educar para a gestão sustentável da água em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3911 |
Resumo: | Este trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade. |
id |
RCAP_b02c5396db6ef0b2627f1a8d3d97410c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para a gestão sustentável da água em PortugalEducação ambiental - PortugalÁgua - Gestão sustentável - PortugalFísica - Conteúdo programático - Ensino secundário - PortugalQuímica - Conteúdo programático - Ensino secundário - PortugalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaEste trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade.This study aims at demonstrating the importance of Environmental Education to the sustainable use of water in Portugal, in a context of increasing globalization, exponential increase of world population and consequent over-exploitation of natural resources. School must assume an essential role in educating future citizens, which is possible because syllabuses allow teachers to develop activities that contribute to students' recognition of ecosystem problems and the importance of adopting an attitude of both individual and collective ethical responsibility. Nowadays, syllabuses are already organized so that teachers can develop activities which might/should raise students' awareness regarding the different components of curricular contents: Science, Technology and Society. The access to reliable information sources at school is easy, that is why the research of updated documents allows the development, under the teacher's guidance, of diverse topics in the context of syllabuses, including those with repercussion in the sustainable use of water.Gomes, Arlindo CaniçouBibliorumMagalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos2015-11-24T10:27:58Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:13.784754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
title |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
spellingShingle |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos Educação ambiental - Portugal Água - Gestão sustentável - Portugal Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
title_short |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
title_full |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
title_fullStr |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
title_full_unstemmed |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
title_sort |
Educar para a gestão sustentável da água em Portugal |
author |
Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos |
author_facet |
Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Arlindo Caniço uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Susana Maria Carvalhal Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental - Portugal Água - Gestão sustentável - Portugal Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
topic |
Educação ambiental - Portugal Água - Gestão sustentável - Portugal Física - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Química - Conteúdo programático - Ensino secundário - Portugal Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química |
description |
Este trabalho pretende demonstrar a importância da Educação para a Utilização Sustentável da Água em Portugal num contexto de crescente globalização, aumento exponencial da população do planeta e consequente sobre-exploração dos recursos naturais. A escola deve desempenhar um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos, o qual é possível porque os programas curriculares permitem que os professores desenvolvam actividades que contribuam para a consciencialização dos alunos relativamente aos problemas dos ecossistemas e à importância da adopção de uma atitude de responsabilidade ética individual e colectiva. Actualmente, os programas curriculares do ensino já estão organizados de forma a que o Professor desenvolva actividades que possam/devam formar alunos conscientes nos diferentes componentes dos conteúdos programáticos: Ciência, Tecnologia e Sociedade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2015-11-24T10:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3911 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136348376924160 |