Estudo da Rela??o do Comportamento, Autoconceito e Vincula??o nas Crian?as e Jovens Institucionalizados
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/865 |
Resumo: | Introdu??o: A institucionaliza??o pressup?e um corte, inexist?ncia ou disfuncionalidade da rela??o com as figuras parentais. A vincula??o aos pais constitui-se como um elemento essencial no desenvolvimento da sa?de mental dos indiv?duos e nos tipos de rela??es que v?o estabelecer posteriormente com outros significativos. A investiga??o aponta que baixoautoconceito e problemas comportamentais com impacto no desempenho escolar e relacionamento interpessoal surgem associados a padr?es de vincula??o n?o seguros. Objetivo: Avaliar a rela??o das vari?veis sociodemogr?ficas com o comportamento, autoconceito e vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados. Metodologia: Estudo explorat?rio conduzido numa amostra constitu?da por 32 jovens institucionalizados com idades entre os 9 e os 17 anos, (M = 14,56; DP = 2,21). Foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de recolha de dados sociodemogr?ficos; Escala de Autoconceito Piers-Harris -Concept Scale 2; Invent?rio sobre a Vincula??o na Adolesc?ncia e Invent?rio Child Behavior Checklist de Achenbach. Resultados: Verificou-se a exist?ncia de rela??es significativas entre a vari?vel anos de institucionaliza??o/figura materna aliena??o. Observou-se uma diferen?a no grau de comunica??o entre os jovens e as m?es em fun??o da idade (M (9-15) = 19,50; M (16-17) = 13,50). Foi encontrado um elevado n?mero de reprova??es que se relacionou com problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia. O autoconceito relacionou-se quer com a vincula??o materna quer com a vincula??o aos amigos. Por outro lado, concluiu-se que quanto mais populares as crian?as e jovens se sentiram, menor aliena??o aos amigos, mas tamb?m uma menor comunica??o. Conclus?o: A vincula??o associou-se ao autoconceito, ao tempo de institucionaliza??o e ? idade salientando a import?ncia da interven??o e refor?o de v?nculos com outros significativos desde idades precoces. Gostar?amos de real?ar o elevado n?mero de reprova??es e a sua associa??o aos problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia, como aspetos centrais deste trabalho. A presente investiga??o procurou oferecer um contributo para o estudo dos padr?es de vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados, com o objetivo de avaliar o modo como organizam as suas experi?ncias internas, a sua integra??o e significados e quais as estrat?gias comportamentais utilizadas, para uma melhor compreens?o. / Introduction: Institutionalization is a cut, absent or dysfunctionality of the relationship with the parental figures. Parenting is an essential element in the development of individuals' mental health and in the relationships they will establish later with significant others. Research indicates that low-self-concept and behavioral problems with impact on school performance and interpersonal relationship are associated with unsafe bonding patterns. Objective: To evaluate the link between sociodemographic variables and behavior, selfconcept and attachment of institutionalized children. Methodology: An exploratory study conducted in a sample of 32 institutionalized youths aged 9 to 17 years (M = 14.56, SD = 2.21). The following instruments were used: socio-demographic data collection form; Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 Self-Concept Scale; Inventory on Adolescent Bonding and Inventory Child Behavior Checklist from Achenbach. Results: There were significant relationships between the variable years of institutionalization- maternal figure - alienation. There was a difference in the degree of communication between the young and the mothers according to age (M (9-15) = 19.50, M (16-17) = 13.50). It was found a high number of disapprovals that was related to behavior problems, alienation to friends and lack of energy. Self-concept was related both to maternal attachment and to attachment to friends. On the other hand, it was concluded that the more popular the children and young people felt, the less alienation from friends, but also the less communication. Conclusion: Bonding was associated with self-concept, time of institutionalization and age emphasizing the importance of intervention and reinforcement of links with significant others from early ages. We would like to highlight the high number of disapprovals and their association with problems of behavior, alienation to friends and lack of energy, as central aspects of this work. The present investigation sought to contribute to the study of the bonding patterns of institutionalized children and young people, with the objective of evaluating the way in which they organize their internal experiences, their integration and meanings, and the behavioral strategies used, for a better understanding. |
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Estudo da Rela??o do Comportamento, Autoconceito e Vincula??o nas Crian?as e Jovens InstitucionalizadosComportamento - BehaviorAutoconceito - Self-conceptVincula??o - AttachmentCrian?as e jovens institucionalizados - Institutionalized children and adolescentsIntrodu??o: A institucionaliza??o pressup?e um corte, inexist?ncia ou disfuncionalidade da rela??o com as figuras parentais. A vincula??o aos pais constitui-se como um elemento essencial no desenvolvimento da sa?de mental dos indiv?duos e nos tipos de rela??es que v?o estabelecer posteriormente com outros significativos. A investiga??o aponta que baixoautoconceito e problemas comportamentais com impacto no desempenho escolar e relacionamento interpessoal surgem associados a padr?es de vincula??o n?o seguros. Objetivo: Avaliar a rela??o das vari?veis sociodemogr?ficas com o comportamento, autoconceito e vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados. Metodologia: Estudo explorat?rio conduzido numa amostra constitu?da por 32 jovens institucionalizados com idades entre os 9 e os 17 anos, (M = 14,56; DP = 2,21). Foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de recolha de dados sociodemogr?ficos; Escala de Autoconceito Piers-Harris -Concept Scale 2; Invent?rio sobre a Vincula??o na Adolesc?ncia e Invent?rio Child Behavior Checklist de Achenbach. Resultados: Verificou-se a exist?ncia de rela??es significativas entre a vari?vel anos de institucionaliza??o/figura materna aliena??o. Observou-se uma diferen?a no grau de comunica??o entre os jovens e as m?es em fun??o da idade (M (9-15) = 19,50; M (16-17) = 13,50). Foi encontrado um elevado n?mero de reprova??es que se relacionou com problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia. O autoconceito relacionou-se quer com a vincula??o materna quer com a vincula??o aos amigos. Por outro lado, concluiu-se que quanto mais populares as crian?as e jovens se sentiram, menor aliena??o aos amigos, mas tamb?m uma menor comunica??o. Conclus?o: A vincula??o associou-se ao autoconceito, ao tempo de institucionaliza??o e ? idade salientando a import?ncia da interven??o e refor?o de v?nculos com outros significativos desde idades precoces. Gostar?amos de real?ar o elevado n?mero de reprova??es e a sua associa??o aos problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia, como aspetos centrais deste trabalho. A presente investiga??o procurou oferecer um contributo para o estudo dos padr?es de vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados, com o objetivo de avaliar o modo como organizam as suas experi?ncias internas, a sua integra??o e significados e quais as estrat?gias comportamentais utilizadas, para uma melhor compreens?o. / Introduction: Institutionalization is a cut, absent or dysfunctionality of the relationship with the parental figures. Parenting is an essential element in the development of individuals' mental health and in the relationships they will establish later with significant others. Research indicates that low-self-concept and behavioral problems with impact on school performance and interpersonal relationship are associated with unsafe bonding patterns. Objective: To evaluate the link between sociodemographic variables and behavior, selfconcept and attachment of institutionalized children. Methodology: An exploratory study conducted in a sample of 32 institutionalized youths aged 9 to 17 years (M = 14.56, SD = 2.21). The following instruments were used: socio-demographic data collection form; Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 Self-Concept Scale; Inventory on Adolescent Bonding and Inventory Child Behavior Checklist from Achenbach. Results: There were significant relationships between the variable years of institutionalization- maternal figure - alienation. There was a difference in the degree of communication between the young and the mothers according to age (M (9-15) = 19.50, M (16-17) = 13.50). It was found a high number of disapprovals that was related to behavior problems, alienation to friends and lack of energy. Self-concept was related both to maternal attachment and to attachment to friends. On the other hand, it was concluded that the more popular the children and young people felt, the less alienation from friends, but also the less communication. Conclusion: Bonding was associated with self-concept, time of institutionalization and age emphasizing the importance of intervention and reinforcement of links with significant others from early ages. We would like to highlight the high number of disapprovals and their association with problems of behavior, alienation to friends and lack of energy, as central aspects of this work. 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Introdu??o: A institucionaliza??o pressup?e um corte, inexist?ncia ou disfuncionalidade da rela??o com as figuras parentais. A vincula??o aos pais constitui-se como um elemento essencial no desenvolvimento da sa?de mental dos indiv?duos e nos tipos de rela??es que v?o estabelecer posteriormente com outros significativos. A investiga??o aponta que baixoautoconceito e problemas comportamentais com impacto no desempenho escolar e relacionamento interpessoal surgem associados a padr?es de vincula??o n?o seguros. Objetivo: Avaliar a rela??o das vari?veis sociodemogr?ficas com o comportamento, autoconceito e vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados. Metodologia: Estudo explorat?rio conduzido numa amostra constitu?da por 32 jovens institucionalizados com idades entre os 9 e os 17 anos, (M = 14,56; DP = 2,21). Foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de recolha de dados sociodemogr?ficos; Escala de Autoconceito Piers-Harris -Concept Scale 2; Invent?rio sobre a Vincula??o na Adolesc?ncia e Invent?rio Child Behavior Checklist de Achenbach. Resultados: Verificou-se a exist?ncia de rela??es significativas entre a vari?vel anos de institucionaliza??o/figura materna aliena??o. Observou-se uma diferen?a no grau de comunica??o entre os jovens e as m?es em fun??o da idade (M (9-15) = 19,50; M (16-17) = 13,50). Foi encontrado um elevado n?mero de reprova??es que se relacionou com problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia. O autoconceito relacionou-se quer com a vincula??o materna quer com a vincula??o aos amigos. Por outro lado, concluiu-se que quanto mais populares as crian?as e jovens se sentiram, menor aliena??o aos amigos, mas tamb?m uma menor comunica??o. Conclus?o: A vincula??o associou-se ao autoconceito, ao tempo de institucionaliza??o e ? idade salientando a import?ncia da interven??o e refor?o de v?nculos com outros significativos desde idades precoces. Gostar?amos de real?ar o elevado n?mero de reprova??es e a sua associa??o aos problemas de comportamento, aliena??o aos amigos e falta de energia, como aspetos centrais deste trabalho. A presente investiga??o procurou oferecer um contributo para o estudo dos padr?es de vincula??o das crian?as e jovens institucionalizados, com o objetivo de avaliar o modo como organizam as suas experi?ncias internas, a sua integra??o e significados e quais as estrat?gias comportamentais utilizadas, para uma melhor compreens?o. / Introduction: Institutionalization is a cut, absent or dysfunctionality of the relationship with the parental figures. Parenting is an essential element in the development of individuals' mental health and in the relationships they will establish later with significant others. Research indicates that low-self-concept and behavioral problems with impact on school performance and interpersonal relationship are associated with unsafe bonding patterns. Objective: To evaluate the link between sociodemographic variables and behavior, selfconcept and attachment of institutionalized children. Methodology: An exploratory study conducted in a sample of 32 institutionalized youths aged 9 to 17 years (M = 14.56, SD = 2.21). The following instruments were used: socio-demographic data collection form; Piers-Harris Children's Self-Concept Scale 2 Self-Concept Scale; Inventory on Adolescent Bonding and Inventory Child Behavior Checklist from Achenbach. Results: There were significant relationships between the variable years of institutionalization- maternal figure - alienation. There was a difference in the degree of communication between the young and the mothers according to age (M (9-15) = 19.50, M (16-17) = 13.50). It was found a high number of disapprovals that was related to behavior problems, alienation to friends and lack of energy. Self-concept was related both to maternal attachment and to attachment to friends. On the other hand, it was concluded that the more popular the children and young people felt, the less alienation from friends, but also the less communication. Conclusion: Bonding was associated with self-concept, time of institutionalization and age emphasizing the importance of intervention and reinforcement of links with significant others from early ages. We would like to highlight the high number of disapprovals and their association with problems of behavior, alienation to friends and lack of energy, as central aspects of this work. The present investigation sought to contribute to the study of the bonding patterns of institutionalized children and young people, with the objective of evaluating the way in which they organize their internal experiences, their integration and meanings, and the behavioral strategies used, for a better understanding. |
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