A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados

Bibliographic Details
Main Author: Balhau, Joana Rita Costa
Publication Date: 2011
Other Authors: Cunha, Marina (Orientadora), Marques, Mariana (Coorientadora)
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277
Summary: Introdu??o: Uma rela??o de vincula??o segura implica a presen?a de um modelo representacional das figuras de vincula??o como ?dispon?veis? e capazes de proporcionar protec??o e que a qualidade dos cuidados parentais precoce ? fundamental a determinar a sa?de mental dos indiv?duos. Se esta rela??o assume um enorme relev?ncia para a sa?de mental de qualquer ser humano, a institucionaliza??o de crian?as/jovens, envolvendo amea?as em termos da disponibilidade das figuras de vincula??o constitui uma condi??o prop?cia para atrasos de desenvolvimento e aumento da probabilidade do desenvolvimento de sintomatologia psicopatol?gica. Os objectivos deste estudo passam, ent?o, por analisar as diferen?as na vincula??o, mas tamb?m na auto-estima, de jovens institucionalizados vs n?oinstitucionalizados. Metodologia: A nossa amostra ? constitu?da por 223 jovens n?oinstitucionalizados de duas escolas do Concelho de Coimbra (m?dia de idades M=15.3; desvio-padr?o, DP=1.97) e 47 jovens institucionalizados (M=15.5 DP=1.93). Tanto os jovens institucionalizados como n?o-institucionalizados preencheram um question?rio com quest?es s?ciodemogr?ficas, relacionais, escolares, de sa?de e bem-estar (com pequenas particularidades em algumas vari?veis conforme a sub-amostra), o Inventory of Parent Attachment (IPPA) e a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). A sub-amostra de jovens institucionalizados respondeu ainda a quest?es sobre a sua adapta??o/viv?ncia ao/no Lar. Resultados: Os rapazes da amostra n?o institucionalizada apresentam uma pontua??o m?dia mais elevada de auto-estima vs. raparigas. Nos jovens institucionalizados n?o foram encontradas diferen?as de g?nero a este n?vel. N?o existem diferen?as de g?nero, em ambas as sub-amostras, na pontua??o total do IPPA e suas dimens?es. Os rapazes n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados n?o divergem na pontua??o m?dia total de autoestima. O mesmo sucede com as raparigas. Ambas as sub-amostras n?o divergem na pontua??o m?dia total do IPPA e suas dimens?es. Na amostra n?o-institucionalizada quer nos rapazes, quer nas raparigas n?o existem diferen?as na pontua??o total m?dia na RSES, entre os jovens mais novos vs. mais velhos. Na amostra institucionalizada tamb?m n?o se verificam diferen?as na pontua??o total na RSES por idades. Nos jovens n?o institucionalizados foram encontradas diferen?as na pontua??o total m?dia no IPPA (e suas dimens?es, ? excep??o da Aliena??o), por idade, com os mais novos a apresentarem sempre valores m?dios mais elevados. Na amostra institucionalizada estas diferen?as n?o se verificaram. Nos rapazes e raparigas da amostra n?o-institucionalizada verificaram-se associa??es significativas entre a pontua??o na RSES e no IPPA e em todas as suas dimens?es. O mesmo se verificou na subamostra institucionalizada. N?o existe uma associa??o significativa entre a perten?a a dada sub-amostra e a perten?a ao grupo ?pouco seguro? vs. ?muito seguro?. Apesar de outras associa??es terem sido encontradas, importa refor?ar as associa??es significativas entre a pontua??o na auto-estima e na vincula??o total e suas dimens?es (quer nos rapazes e raparigas n?o-institucionalizados, como na amostra institucionalizada) e vari?veis como a sintomatologia depressiva, a sintomatologia ansiosa e algumas vari?veis relacionais. Discuss?o/Conclus?o: De um modo geral parecem n?o existir diferen?as entre jovens n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados em termos de vincula??o e de auto-estima. Por?m, a uma vincula??o insegura e uma menor auto-estima associam-se piores outcomes (e.g. sintomatologia depressiva) em ambas as amostras. Os profissionais trabalhando com adolescentes n?o-institucionalizados ou institucionalizados devem preocupar-se em avaliar a sua auto-estima e vincula??o, procurando, eventualmente, nelas intervir terapeuticamente. / Introduction: It is well kown that a secure attachment relation implies the presence of representational model of the attachment figures as being available and able to provide protection and that the quality of earlier parental care is crucial in determining subjects mental health and there developmental trajectories. If this relation assumes such a big relevance to the mental health of any human being, the institutionalization of children/adolescents, even when truly needed, involving threats in terms of the availability of attachment figures constitutes a condition that might lead to developmental delays and might increase the probability of psychopathological sintomatology developing. The aims of this study are, then, to analyze if there are attachment differences and, also, in self-esteem, between a sub-sample of non-institutionalized and institutionalized adolescents. Methodology: Our sample comprises 223 adolescents non-institutionalized from two schools of Coimbra Council (mean age, M=15.3; standard deviation, SD=1.97) and 47 institutionalized adolescents (M=15.5 SD=1.93). Both sub-samples filled in a questionnaire with sociodemographic, relational, about school, health and well-being questions (with small particularities in some variables, regarding each sub-sample), the Inventory of Parent Attachment (IPPA) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). Institutionalized adolescents also answered questions about the adaptation/life to/in the institution. Results: Boys from the non-institutionalized sub-sample present an higher self-esteem mean score vs. girls. We did not find significant gender differences in self-esteem mean score in the subsample of institutionalized adolescents. There are no gender differences, in both sub-samples, in IPPA (and all its dimensions) total score. Non-institutionalized boys vs. institutionalized boys do not differ in their self-esteem mean score. The same is valid for girls. Both subsamples do not differ in their IPPA (and all its dimensions) mean score. In the noninstitutionalized sample, either in boys, either in girls there are no differences regarding total RSES mean score, between younger (12-15 years old) and older (16-20 years old) adolescents. In the institutionalized sample there were also no differences regarding this score, by age groups. In the non-institutionalized sub-sample we found differences in IPPA total mean score (an in all its dimensions, with the exception of Alienation), by age, with younger adolescents presenting always higher mean scores. In the institutionalized sample there were no differences. Both in boys and girls from the non-institutionalized sample there were significant associations between RSES score and IPPA (and all its dimensions) score. The same result was found in the total institutionalized sample. Although other significant associations were found, we must reinforce the presence of significant associations between self-esteem score and IPPA total score (and of its dimensions) (either in boys and girls noninstitutionalized, either in the institutionalized sub-sample) and variables such as lifetime and depressive symptomatology in the last two weeks, anxious symptomatology in the last two weeks and some relational variables. Discussion/Conclusion: In general, we did not found significant differences between non-institutionalized vs. institutionalized adolescents in terms of attachment and self-esteem. However, a secure attachment and a lower self-esteem are associated with worst outcomes (e.g. depressive symptomatology) in both samples. Professionals working with adolescents, either or not institutionalized must assess their selfesteem and attachment and might, eventually, intervene on these aspects therapeutically.
id RCAP_c6ae24d7c8a8d0796f881d05d2440c56
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/277
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. InstitucionalizadosVincula??o - AttachmentAuto-estima - Self-esteemJovens institucionalizados - Institutionalized youthsJovens n?o-institucionalizados - Non-institutionalized youthsInvent?rio de Vincula??o aos Pais - Inventory of Parent AttachmentRosenberg Self-esteem Scale - Rosenberg Self-esteem ScaleIntrodu??o: Uma rela??o de vincula??o segura implica a presen?a de um modelo representacional das figuras de vincula??o como ?dispon?veis? e capazes de proporcionar protec??o e que a qualidade dos cuidados parentais precoce ? fundamental a determinar a sa?de mental dos indiv?duos. Se esta rela??o assume um enorme relev?ncia para a sa?de mental de qualquer ser humano, a institucionaliza??o de crian?as/jovens, envolvendo amea?as em termos da disponibilidade das figuras de vincula??o constitui uma condi??o prop?cia para atrasos de desenvolvimento e aumento da probabilidade do desenvolvimento de sintomatologia psicopatol?gica. Os objectivos deste estudo passam, ent?o, por analisar as diferen?as na vincula??o, mas tamb?m na auto-estima, de jovens institucionalizados vs n?oinstitucionalizados. Metodologia: A nossa amostra ? constitu?da por 223 jovens n?oinstitucionalizados de duas escolas do Concelho de Coimbra (m?dia de idades M=15.3; desvio-padr?o, DP=1.97) e 47 jovens institucionalizados (M=15.5 DP=1.93). Tanto os jovens institucionalizados como n?o-institucionalizados preencheram um question?rio com quest?es s?ciodemogr?ficas, relacionais, escolares, de sa?de e bem-estar (com pequenas particularidades em algumas vari?veis conforme a sub-amostra), o Inventory of Parent Attachment (IPPA) e a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). A sub-amostra de jovens institucionalizados respondeu ainda a quest?es sobre a sua adapta??o/viv?ncia ao/no Lar. Resultados: Os rapazes da amostra n?o institucionalizada apresentam uma pontua??o m?dia mais elevada de auto-estima vs. raparigas. Nos jovens institucionalizados n?o foram encontradas diferen?as de g?nero a este n?vel. N?o existem diferen?as de g?nero, em ambas as sub-amostras, na pontua??o total do IPPA e suas dimens?es. Os rapazes n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados n?o divergem na pontua??o m?dia total de autoestima. O mesmo sucede com as raparigas. Ambas as sub-amostras n?o divergem na pontua??o m?dia total do IPPA e suas dimens?es. Na amostra n?o-institucionalizada quer nos rapazes, quer nas raparigas n?o existem diferen?as na pontua??o total m?dia na RSES, entre os jovens mais novos vs. mais velhos. Na amostra institucionalizada tamb?m n?o se verificam diferen?as na pontua??o total na RSES por idades. Nos jovens n?o institucionalizados foram encontradas diferen?as na pontua??o total m?dia no IPPA (e suas dimens?es, ? excep??o da Aliena??o), por idade, com os mais novos a apresentarem sempre valores m?dios mais elevados. Na amostra institucionalizada estas diferen?as n?o se verificaram. Nos rapazes e raparigas da amostra n?o-institucionalizada verificaram-se associa??es significativas entre a pontua??o na RSES e no IPPA e em todas as suas dimens?es. O mesmo se verificou na subamostra institucionalizada. N?o existe uma associa??o significativa entre a perten?a a dada sub-amostra e a perten?a ao grupo ?pouco seguro? vs. ?muito seguro?. Apesar de outras associa??es terem sido encontradas, importa refor?ar as associa??es significativas entre a pontua??o na auto-estima e na vincula??o total e suas dimens?es (quer nos rapazes e raparigas n?o-institucionalizados, como na amostra institucionalizada) e vari?veis como a sintomatologia depressiva, a sintomatologia ansiosa e algumas vari?veis relacionais. Discuss?o/Conclus?o: De um modo geral parecem n?o existir diferen?as entre jovens n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados em termos de vincula??o e de auto-estima. Por?m, a uma vincula??o insegura e uma menor auto-estima associam-se piores outcomes (e.g. sintomatologia depressiva) em ambas as amostras. Os profissionais trabalhando com adolescentes n?o-institucionalizados ou institucionalizados devem preocupar-se em avaliar a sua auto-estima e vincula??o, procurando, eventualmente, nelas intervir terapeuticamente. / Introduction: It is well kown that a secure attachment relation implies the presence of representational model of the attachment figures as being available and able to provide protection and that the quality of earlier parental care is crucial in determining subjects mental health and there developmental trajectories. If this relation assumes such a big relevance to the mental health of any human being, the institutionalization of children/adolescents, even when truly needed, involving threats in terms of the availability of attachment figures constitutes a condition that might lead to developmental delays and might increase the probability of psychopathological sintomatology developing. The aims of this study are, then, to analyze if there are attachment differences and, also, in self-esteem, between a sub-sample of non-institutionalized and institutionalized adolescents. Methodology: Our sample comprises 223 adolescents non-institutionalized from two schools of Coimbra Council (mean age, M=15.3; standard deviation, SD=1.97) and 47 institutionalized adolescents (M=15.5 SD=1.93). Both sub-samples filled in a questionnaire with sociodemographic, relational, about school, health and well-being questions (with small particularities in some variables, regarding each sub-sample), the Inventory of Parent Attachment (IPPA) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). Institutionalized adolescents also answered questions about the adaptation/life to/in the institution. Results: Boys from the non-institutionalized sub-sample present an higher self-esteem mean score vs. girls. We did not find significant gender differences in self-esteem mean score in the subsample of institutionalized adolescents. There are no gender differences, in both sub-samples, in IPPA (and all its dimensions) total score. Non-institutionalized boys vs. institutionalized boys do not differ in their self-esteem mean score. The same is valid for girls. Both subsamples do not differ in their IPPA (and all its dimensions) mean score. In the noninstitutionalized sample, either in boys, either in girls there are no differences regarding total RSES mean score, between younger (12-15 years old) and older (16-20 years old) adolescents. In the institutionalized sample there were also no differences regarding this score, by age groups. In the non-institutionalized sub-sample we found differences in IPPA total mean score (an in all its dimensions, with the exception of Alienation), by age, with younger adolescents presenting always higher mean scores. In the institutionalized sample there were no differences. Both in boys and girls from the non-institutionalized sample there were significant associations between RSES score and IPPA (and all its dimensions) score. The same result was found in the total institutionalized sample. Although other significant associations were found, we must reinforce the presence of significant associations between self-esteem score and IPPA total score (and of its dimensions) (either in boys and girls noninstitutionalized, either in the institutionalized sub-sample) and variables such as lifetime and depressive symptomatology in the last two weeks, anxious symptomatology in the last two weeks and some relational variables. Discussion/Conclusion: In general, we did not found significant differences between non-institutionalized vs. institutionalized adolescents in terms of attachment and self-esteem. However, a secure attachment and a lower self-esteem are associated with worst outcomes (e.g. depressive symptomatology) in both samples. Professionals working with adolescents, either or not institutionalized must assess their selfesteem and attachment and might, eventually, intervene on these aspects therapeutically.ISMT2013-09-02T14:43:57Z2013-09-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277Balhau, Joana Rita CostaCunha, Marina (Orientadora)Marques, Mariana (Coorientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:35Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:10.408592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
title A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
spellingShingle A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
Balhau, Joana Rita Costa
Vincula??o - Attachment
Auto-estima - Self-esteem
Jovens institucionalizados - Institutionalized youths
Jovens n?o-institucionalizados - Non-institutionalized youths
Invent?rio de Vincula??o aos Pais - Inventory of Parent Attachment
Rosenberg Self-esteem Scale - Rosenberg Self-esteem Scale
title_short A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
title_full A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
title_fullStr A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
title_full_unstemmed A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
title_sort A Vincula??o e a Auto-Estima em Jovens N?o-Institucionalizados Vs. Institucionalizados
author Balhau, Joana Rita Costa
author_facet Balhau, Joana Rita Costa
Cunha, Marina (Orientadora)
Marques, Mariana (Coorientadora)
author_role author
author2 Cunha, Marina (Orientadora)
Marques, Mariana (Coorientadora)
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balhau, Joana Rita Costa
Cunha, Marina (Orientadora)
Marques, Mariana (Coorientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Vincula??o - Attachment
Auto-estima - Self-esteem
Jovens institucionalizados - Institutionalized youths
Jovens n?o-institucionalizados - Non-institutionalized youths
Invent?rio de Vincula??o aos Pais - Inventory of Parent Attachment
Rosenberg Self-esteem Scale - Rosenberg Self-esteem Scale
topic Vincula??o - Attachment
Auto-estima - Self-esteem
Jovens institucionalizados - Institutionalized youths
Jovens n?o-institucionalizados - Non-institutionalized youths
Invent?rio de Vincula??o aos Pais - Inventory of Parent Attachment
Rosenberg Self-esteem Scale - Rosenberg Self-esteem Scale
description Introdu??o: Uma rela??o de vincula??o segura implica a presen?a de um modelo representacional das figuras de vincula??o como ?dispon?veis? e capazes de proporcionar protec??o e que a qualidade dos cuidados parentais precoce ? fundamental a determinar a sa?de mental dos indiv?duos. Se esta rela??o assume um enorme relev?ncia para a sa?de mental de qualquer ser humano, a institucionaliza??o de crian?as/jovens, envolvendo amea?as em termos da disponibilidade das figuras de vincula??o constitui uma condi??o prop?cia para atrasos de desenvolvimento e aumento da probabilidade do desenvolvimento de sintomatologia psicopatol?gica. Os objectivos deste estudo passam, ent?o, por analisar as diferen?as na vincula??o, mas tamb?m na auto-estima, de jovens institucionalizados vs n?oinstitucionalizados. Metodologia: A nossa amostra ? constitu?da por 223 jovens n?oinstitucionalizados de duas escolas do Concelho de Coimbra (m?dia de idades M=15.3; desvio-padr?o, DP=1.97) e 47 jovens institucionalizados (M=15.5 DP=1.93). Tanto os jovens institucionalizados como n?o-institucionalizados preencheram um question?rio com quest?es s?ciodemogr?ficas, relacionais, escolares, de sa?de e bem-estar (com pequenas particularidades em algumas vari?veis conforme a sub-amostra), o Inventory of Parent Attachment (IPPA) e a Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). A sub-amostra de jovens institucionalizados respondeu ainda a quest?es sobre a sua adapta??o/viv?ncia ao/no Lar. Resultados: Os rapazes da amostra n?o institucionalizada apresentam uma pontua??o m?dia mais elevada de auto-estima vs. raparigas. Nos jovens institucionalizados n?o foram encontradas diferen?as de g?nero a este n?vel. N?o existem diferen?as de g?nero, em ambas as sub-amostras, na pontua??o total do IPPA e suas dimens?es. Os rapazes n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados n?o divergem na pontua??o m?dia total de autoestima. O mesmo sucede com as raparigas. Ambas as sub-amostras n?o divergem na pontua??o m?dia total do IPPA e suas dimens?es. Na amostra n?o-institucionalizada quer nos rapazes, quer nas raparigas n?o existem diferen?as na pontua??o total m?dia na RSES, entre os jovens mais novos vs. mais velhos. Na amostra institucionalizada tamb?m n?o se verificam diferen?as na pontua??o total na RSES por idades. Nos jovens n?o institucionalizados foram encontradas diferen?as na pontua??o total m?dia no IPPA (e suas dimens?es, ? excep??o da Aliena??o), por idade, com os mais novos a apresentarem sempre valores m?dios mais elevados. Na amostra institucionalizada estas diferen?as n?o se verificaram. Nos rapazes e raparigas da amostra n?o-institucionalizada verificaram-se associa??es significativas entre a pontua??o na RSES e no IPPA e em todas as suas dimens?es. O mesmo se verificou na subamostra institucionalizada. N?o existe uma associa??o significativa entre a perten?a a dada sub-amostra e a perten?a ao grupo ?pouco seguro? vs. ?muito seguro?. Apesar de outras associa??es terem sido encontradas, importa refor?ar as associa??es significativas entre a pontua??o na auto-estima e na vincula??o total e suas dimens?es (quer nos rapazes e raparigas n?o-institucionalizados, como na amostra institucionalizada) e vari?veis como a sintomatologia depressiva, a sintomatologia ansiosa e algumas vari?veis relacionais. Discuss?o/Conclus?o: De um modo geral parecem n?o existir diferen?as entre jovens n?oinstitucionalizados vs. institucionalizados em termos de vincula??o e de auto-estima. Por?m, a uma vincula??o insegura e uma menor auto-estima associam-se piores outcomes (e.g. sintomatologia depressiva) em ambas as amostras. Os profissionais trabalhando com adolescentes n?o-institucionalizados ou institucionalizados devem preocupar-se em avaliar a sua auto-estima e vincula??o, procurando, eventualmente, nelas intervir terapeuticamente. / Introduction: It is well kown that a secure attachment relation implies the presence of representational model of the attachment figures as being available and able to provide protection and that the quality of earlier parental care is crucial in determining subjects mental health and there developmental trajectories. If this relation assumes such a big relevance to the mental health of any human being, the institutionalization of children/adolescents, even when truly needed, involving threats in terms of the availability of attachment figures constitutes a condition that might lead to developmental delays and might increase the probability of psychopathological sintomatology developing. The aims of this study are, then, to analyze if there are attachment differences and, also, in self-esteem, between a sub-sample of non-institutionalized and institutionalized adolescents. Methodology: Our sample comprises 223 adolescents non-institutionalized from two schools of Coimbra Council (mean age, M=15.3; standard deviation, SD=1.97) and 47 institutionalized adolescents (M=15.5 SD=1.93). Both sub-samples filled in a questionnaire with sociodemographic, relational, about school, health and well-being questions (with small particularities in some variables, regarding each sub-sample), the Inventory of Parent Attachment (IPPA) and the Rosenberg Self-Esteem Scale (RSES). Institutionalized adolescents also answered questions about the adaptation/life to/in the institution. Results: Boys from the non-institutionalized sub-sample present an higher self-esteem mean score vs. girls. We did not find significant gender differences in self-esteem mean score in the subsample of institutionalized adolescents. There are no gender differences, in both sub-samples, in IPPA (and all its dimensions) total score. Non-institutionalized boys vs. institutionalized boys do not differ in their self-esteem mean score. The same is valid for girls. Both subsamples do not differ in their IPPA (and all its dimensions) mean score. In the noninstitutionalized sample, either in boys, either in girls there are no differences regarding total RSES mean score, between younger (12-15 years old) and older (16-20 years old) adolescents. In the institutionalized sample there were also no differences regarding this score, by age groups. In the non-institutionalized sub-sample we found differences in IPPA total mean score (an in all its dimensions, with the exception of Alienation), by age, with younger adolescents presenting always higher mean scores. In the institutionalized sample there were no differences. Both in boys and girls from the non-institutionalized sample there were significant associations between RSES score and IPPA (and all its dimensions) score. The same result was found in the total institutionalized sample. Although other significant associations were found, we must reinforce the presence of significant associations between self-esteem score and IPPA total score (and of its dimensions) (either in boys and girls noninstitutionalized, either in the institutionalized sub-sample) and variables such as lifetime and depressive symptomatology in the last two weeks, anxious symptomatology in the last two weeks and some relational variables. Discussion/Conclusion: In general, we did not found significant differences between non-institutionalized vs. institutionalized adolescents in terms of attachment and self-esteem. However, a secure attachment and a lower self-esteem are associated with worst outcomes (e.g. depressive symptomatology) in both samples. Professionals working with adolescents, either or not institutionalized must assess their selfesteem and attachment and might, eventually, intervene on these aspects therapeutically.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2013-09-02T14:43:57Z
2013-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136429477986304